Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

exagero   São Paulo - Brasil - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Rother   SãoPaulo - AC

Portfólios Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
picsimstudio   Portugal - AC
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP

Problema para suavizar \"buracos\".

Por: tK  

Em: 31/03/2014 07:25

Bom dia galera, estou fazendo um Ipad para colocar em uma cena de aprendizado e me deparei com um problema que tenho a tempos. Quando faço uma extrusão ou utilizo um bevel negativamente, ou um chamfer, sempre que tento suavizar acontece um erro assim ou parecido, como podem ver nas imagens:

Desconfiado que o erro ocorre devido à ausência de edges de suporte na parte \"de fora\", tentei selecionar os polígonos e aplicar um inset, porém o \"estrago\" só aumenta. Se puderem me ajudar com este problema ficarei muito grato !

Abraços,

// Tukith
Faz assim q eu acho q vai dar..

Primeiramente vc vai fazer isso na versão low, sem turbosmooth ou subdivisão..

-Selecione todas as faces, e desce o menu da direita do \'edit poly\' até chegar em Smoothing Groups.. Clica \'Clear All\'.
-Seleciona as faces de cima (as que ficam mais altas quando vc extrude o meio pra dentro) e aplica um smoothing group..
-Seleciona as faces q estão na vertical, e põe em outro smoothing group.
-Seleciona a face do meio e põe em outro smoothing group.
-Aplica o Turbosmooth (ou meshsmooth), desce um pouco o menu de qualquer um dos dois e tica pra ele respeitar smoothing groups.

Se vc não se importa muito com contagem alta e precisa de cantos um pouco suaves, vc pode por exemplo usar um turbosmooth com 1 iteration respeitando smoothing groups e mais outro turbosmooth em cima sem usar smoothing groups.. Dessa maneira vc vai ter cantos \'quadrados suaves\' e bem certinhos mesmo.. Dá pra fazer isso com 1 só aplicação de SM e turbosmooth também mas aí c teria q ter uma pratica melhor com Smoothing Groups.. Por exemplo, quando um poly pertence a 2 SM ao mesmo tempo ele gera uma area de transição quando se usa o Turbosmooth, com um seam bastante interessante..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Muito obrigado ScreamingFox ! Tentarei fazer isso. Alguém mais tem alguma sugestão ? Seria um erro na malha na hora de fazer o buraco ?

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Olá Tukith, tudo bem?

Pelo que percebi na malha, faltam edges de contenção , para segurar as quinas. Prefira sempre fazer as ligações de todas edges, sem deixar vértices soltos, formando preferencialmente polígonos de quatro lados.
Imagino que a base tenha sido feito com shapes e transformado em poly certo? Essa borda arredondada, terá que ser corrigida, fazendo a ligação de todos os vértices em algum ponto, pois senão, vc terá ainda mais problemas com essa malha.

Corrigi fazendo as ligações dos vértices e aplica edges para conter os cantos e vai postando os resultados.

Modelei um iPad um tempo atrás, não ficou grande coisa, mas ta aí o link:
http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-variadas/83858/1.html#704171

Abraços!
Tukith,,
Da uma olhada num exemplo de amarraçao como disse o Helio, ve se consegue igual se nao conseguir me avisa que eu faço imagens mostrando os passos.
A malha nao fica uma lindeza mas da um bom resultado.
Muito obrigado pelas respostas ! Imaginei que fosse a falta de edges, ou seja, elas não acompanharem o modelo inteiro e sim apenas uma parte, que estaria acarretando no erro.

JoaoFreitas, entendi sim, muito obrigado ! Pensei em conectar tudo e fazer como você fez, mas acho que tentei inventar na hora.

Sobre o modelo, fiz um box com 0,08 cm, em seguida fiz uma extrusão com 0,8 cm e apliquei chamfers de 1 cm nas devidas áreas para formar as curvas, em seguida para criar a área da tela, selecionei apenas as edges frontais, como podem ver, então imagino que aí esteja o problema. Tentarei arrumar esse problema hoje e postarei o resultado aqui.

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Resolvi refazer o objeto do 0, e após uns pequenos arranjos, aqui está:

Não deixei os vértices do chamfer da lateral soltos, conectei eles nos vértices da área da tela ( feita antes ), apliquei um weld e fui arrumando a partir daí.

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Galera, falta um pequeno detalhe para terminar o modelo, mas um erro parecido me acontece. Como eu não pensei nos buracos na hora que fiz a base do modelo, estou tendo problemas agora. Mas é bom para aprender.

Preciso fazer saídas de ar na base inferior do modelo, e já tentei com chamfer em vértices, com círculos de referência e utilizar o cut, e etc, e até agora este foi o melhor resultado que consegui:

Tentei remover alguns vértices soltos nas extremidades, fazer alguns ajustes, mas realmente não consego resolver. Existe algum modo de corrigir os problemas ou talvez de fazer estas saídas de outro modo ?

Aqui está uma imagem de referência:

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Olá Tukith,

A idéia aí é a mesma, sobre vértices soltos, sem ligacao. Nesse caso aí, terá que adicionar várias edges ( o mesmo número de edges que compõem os furos) na vertical, dando a volta no modelo e ligar com essas onde estão os furos, tanto na parte de cima dos furos como na parte de baixo. O mesmo deve ser feito com as edges na horizontal, dando a volta no modelo e ligando ums as outras.
Neste caso, vc também não precisa colocar as edges de contenção como esse retângulo aí, pois não há desnível nessa parte do iPad, apenas os furos.
Da uma olhada como fica a malha.

Voce pode tambem fazer os furos, usando um truque com mapa CutOut, ai não precisaria modelar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138069

Últimos membros registrados: machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless.

Usuário(s) on-line na última hora: 785, sendo 24 membro(s) e 761 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Geraldo Nunes, Duda, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Celso Borttoloto, Antonio, Victor Mendonça, Felipe Duarte, gago, renaz, Luis Antonio, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, Thiago, machadowr, Eng Damasceno, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.