Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leochung   Londrina PR - PR
Torquato   Florianópolis - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
dami   João Pessoa pb - AC
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

BarrosSouza   Rio de Janeiro
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
flavioprojetos   Goiânia - AC
Leonardo   Goiânia-Go - GO

Modelar Rosto Personagem

Por: sandesigner  

Em: 24/04/2014 20:47

Boa noite
amigo do 3d1 estou com uma missao de modelar esse rosto no 3dstudio para futuros movimentos faciais...mas nao sei nem por onde comecar , ja pesquisei um monte...nao sei se comeco com linha ou com plane ou com esfera....procurei tutoriais videos tudo...alguma luz pro meu problema...se tiver algum video tutorial pago que posso estar comprando....agradeco muito...
Sandro Luiz Projetista www.sandesigner.net.br
Dá pra vc modelar a partir de um plane, de um box, de um cilindro, de uma extrusão do corpo de um personagem.. Aí é questão de \'modelagem pura\' e teriam varias maneiras a se prosseguir a cada passo..

Veja tutoriais de modelagem de rosto pra qualquer programa q vão servir como base lógica pra vc usar em qualquer programa de modelagem.. Pro geral eu gosto de começar com um box, e exclusivamente pra rosto gosto de começar com um plane dando cuts q fica muito facil mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
valeu mas onde acho alguns videos sobre o assunto?
Sandro Luiz Projetista www.sandesigner.net.br
Procura \'face modeling\' no youtube q imagino q vc já ache videos sobre o assunto..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá sandesigner,

Não entendi bem o que você quer. Mas vamos lá tentar ajudá-lo.

Se você quer indicações de tutoriais e video-aulas pagas, não podemos te ajudar. Aqui no forum é proibido indicar material comercial, pois o site 3D1 vende os seus próprios produtos (veja a seção Loja) e essa é uma das poucas fontes de recurso para manter o site no ar e atualizado. Por outro lado, com a ajuda do Youtube e principalmente do Google é muito fácil achar tutoriais pagos e também gratuitos na Internet. E nem é necessário se esforçar tanto. Na época em que eu comecei nessa área a conexão ainda era discada e não era nada fácil achar esse tipo de material. (isso me faz pensar em como as pessoas estão preguiçosas atualmente para pesquisar)

Uma outra observação que eu gostaria de fazer aqui (dessa vez para contribuir de fato com esse tópico) é que assim como qualquer forma de arte, tradicional ou digital, a modelagem digital (aka. modelagem 3d) é uma habilidade. Em outras palavras, se você nunca modelou uma forma orgânica (ex. um rosto), não vai ser na madrugada de um dia pro outro que você vai fazer isso. Pelo menos não de forma correta. Assim como qualquer habilidade, é necessário pesquisar, estudar e principalmente praticar. Talvez um tutorial ensine a modelar um rosto, mas com uma topologia fraca. Aí você vai precisar de um outro tutorial sobre topologia facial. E por aí vai. E mais, só assistir tutoriais não é suficiente. É necessário meter a mão na massa. Só praticando bastante você vai ver onde está errando e vai conseguir corrigir seus erros.

Que fique claro que não é minha intenção te desencorajar. Mas quando vejo alguém dizendo \"caros amigos, estou com uma missão de modelar...\" já prevejo alguns problemas no caminho. Fica parecendo que esse alguém nunca modelou nada, ou modelou muito pouco, e quer aprender modelagem em uma noite para poder entregar um determinado projeto. Não estou dizendo que esse é o seu caso, até porque não sei qual é o seu nível de conhecimento em modelagem. Mas vou deixar aqui um dica que eu gostaria que tivessem me dado há uns 7 ou 8 anos atrás: se você precisa entregar pro cliente algo que você não sabe fazer e não tem tempo suficiente para aprender e fazer bem feito, então não faça. Fazer um nome no mercado de trabalho é algo que leva tempo e experiência, mas para se queimar basta só um projeto ruim.

Boa sorte, boas escolhas e bons estudos.
Prezado Chrisrezende
Concordo plenamente com você.
Modelar um rosto adequadamente não é nada fácil. Exige muito tempo, talento e persistência.
Com apreço
Roberlane
Não se aprende a modelar um rosto da noite para o dia como já falaram.
Eu gostava de modelar no mas personagens, usando a técnica de boxmodeling.
Pois eu já ia vendo o volume na hora.
Nunca me acostumei com poly by poly.
Agora faço tudo no zbrush e depois faço a retopologia.
Recomendo pesquisar sobre essas técnicas e v qual vc se adapta melhor.
Pesquise também sobre edges loops, já q vai ser animado.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

chrisrezende: oi chrisrezende!! tudo bem?? Gostaria de te parabenizar pelas suas belas palavras e por contribuir maravilhosamente bem com o site 3d1.

Sempre gostei dos seus comentários, pois são muito lógicos, coerentes e muito prudentes. As pessoas ( no Brasil ) de modo geral, acham que gostar de outra pessoa é falar tudo o que ela quer ouvir.

E na verdade não é bem isso. Gostar de uma pessoa ( estou falando no sentido geral ) é falar a verdade ( obviamente com educação e respeito ), mas falar sendo sincero, bastante honesto e realista.

Realmente há anos atrás quando a internet era praticamente discada, realmente havia uma dificuldade muito grande em pesquisar e estudar 3d.

A não ser que você comprasse um livro sobre Computação Gráfica e o estudasse de cabo a rabo, treinando e treinando.

** Realmente é preciso tomar muito cuidado em pegar serviços pelos quais você não tem ainda a capacidade técnica, habilidade e muito menos o conhecimento técnico \"ainda\" em fazer tal coisa.

Nesse caso se a pessoa aceitasse esse tipo de serviço pra fazê-lo sem \"saber\", \"dominar\" como se faz, uma das alternativas seria \"terceirizar\" este tipo de serviço.

Se você ainda não sabe modelar formas orgânicas, rigar e animar a topologia facial, \"sandesigner\", é melhor você terceirizar com outra empresa de Computação Gráfica este tipo de serviço ou dizer que você não faz esse tipo de trabalho ainda.

No futuro quando você estudar mais, treinar na mão mesmo, no braço, na raça mesmo modelagem de formas orgânicas a mão livre, ai você pode se aventurar neste tipo de serviço.

Realmente modelar um rosto desse topologicamente correto, com todas as \"edges loops\" certinhas, depois rigar e animar um rosto desse, não é tarefa de se conseguir em um dia não.

A menos que você seja um expert ou modele super rápido mesmo e com todas as \"edges loops\" certinhas, e para que isso ocorra, você vai ter que estudar e \"praticar\" modelagem 3d e muito mesmo, para aumentar sua velocidade de produção gradativamente.

Nos seus tempos livres, eu de vez em quando faço isso, você poderia abrir o google images e \"tentar\" modelar o mais fiel possível que você conseguir, qualquer imagem que ver no \"google images\".

Se você usa o Z-Brush ou Mudbox, facilitaria e muito o seu trabalho, pois você modelava mesmo esse rosto em \"high poly\" no Z-Brush ou Mudbox e depois fazia a retopologia da malha 3d, ou mesmo usando o Z-Brush, Mudbox, 3ds Max, Maya, TopoGun, Silo, Blender 3d, Cinema 4D, Luxology Modo ( que é agora da The Foundry )..etc.

Para adquirir esse conhecimento hábil para fazer um trabalho bem feito, vai levar um certo tempo ( que com certeza será mais de uma semana e muito ), porém esse fator de aprendizagem, essa curva de aprendizagem, vai depender único e exclusivamente dos seus estudos, dedicação, bastante exercício de modelagem e bastante treino mesmo de modelagem orgânica.

Se o seu cliente, \"sandesigner\", quer esse tipo de trabalho em pouco tempo, é melhor você terceirizar este tipo de serviço ou dizer que você ainda ( no presente momento ) não está apto por enquanto a fazer esse tipo de serviço.

Agora, se o prazo de entrega de um trabalho desse for a longo prazo ( questão de 1 mês ou um pouco mais ), faça um curso ( daqueles mini cursos de curta duração e bem práticos ) de animação facial, que certamente você irá obter êxito em conseguir fazer tal serviço, tudo bem??

Boa sorte, \"sandesigner\".

Abraços e sucesso.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 714, sendo 24 membro(s) e 690 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, rafa.carvalho, cavalcantesuetam, Danielreis, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Eduardo Ramos, Antonio, Sergio1987, renaz, Luis Antonio, Lucas Reis, Duda, mastermax, Renatto, TadeuB79, Daniel Monteiro, Esdras, claro_lima, Rodrigo, Eng Damasceno, Thiago, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.