Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
chrisrezende: oi chrisrezende!! tudo bem?? Gostaria de te parabenizar pelas suas belas palavras e por contribuir maravilhosamente bem com o site 3d1.
Sempre gostei dos seus comentários, pois são muito lógicos, coerentes e muito prudentes. As pessoas ( no Brasil ) de modo geral, acham que gostar de outra pessoa é falar tudo o que ela quer ouvir.
E na verdade não é bem isso. Gostar de uma pessoa ( estou falando no sentido geral ) é falar a verdade ( obviamente com educação e respeito ), mas falar sendo sincero, bastante honesto e realista.
Realmente há anos atrás quando a internet era praticamente discada, realmente havia uma dificuldade muito grande em pesquisar e estudar 3d.
A não ser que você comprasse um livro sobre Computação Gráfica e o estudasse de cabo a rabo, treinando e treinando.
** Realmente é preciso tomar muito cuidado em pegar serviços pelos quais você não tem ainda a capacidade técnica, habilidade e muito menos o conhecimento técnico \"ainda\" em fazer tal coisa.
Nesse caso se a pessoa aceitasse esse tipo de serviço pra fazê-lo sem \"saber\", \"dominar\" como se faz, uma das alternativas seria \"terceirizar\" este tipo de serviço.
Se você ainda não sabe modelar formas orgânicas, rigar e animar a topologia facial, \"sandesigner\", é melhor você terceirizar com outra empresa de Computação Gráfica este tipo de serviço ou dizer que você não faz esse tipo de trabalho ainda.
No futuro quando você estudar mais, treinar na mão mesmo, no braço, na raça mesmo modelagem de formas orgânicas a mão livre, ai você pode se aventurar neste tipo de serviço.
Realmente modelar um rosto desse topologicamente correto, com todas as \"edges loops\" certinhas, depois rigar e animar um rosto desse, não é tarefa de se conseguir em um dia não.
A menos que você seja um expert ou modele super rápido mesmo e com todas as \"edges loops\" certinhas, e para que isso ocorra, você vai ter que estudar e \"praticar\" modelagem 3d e muito mesmo, para aumentar sua velocidade de produção gradativamente.
Nos seus tempos livres, eu de vez em quando faço isso, você poderia abrir o google images e \"tentar\" modelar o mais fiel possível que você conseguir, qualquer imagem que ver no \"google images\".
Se você usa o Z-Brush ou Mudbox, facilitaria e muito o seu trabalho, pois você modelava mesmo esse rosto em \"high poly\" no Z-Brush ou Mudbox e depois fazia a retopologia da malha 3d, ou mesmo usando o Z-Brush, Mudbox, 3ds Max, Maya, TopoGun, Silo, Blender 3d, Cinema 4D, Luxology Modo ( que é agora da The Foundry )..etc.
Para adquirir esse conhecimento hábil para fazer um trabalho bem feito, vai levar um certo tempo ( que com certeza será mais de uma semana e muito ), porém esse fator de aprendizagem, essa curva de aprendizagem, vai depender único e exclusivamente dos seus estudos, dedicação, bastante exercício de modelagem e bastante treino mesmo de modelagem orgânica.
Se o seu cliente, \"sandesigner\", quer esse tipo de trabalho em pouco tempo, é melhor você terceirizar este tipo de serviço ou dizer que você ainda ( no presente momento ) não está apto por enquanto a fazer esse tipo de serviço.
Agora, se o prazo de entrega de um trabalho desse for a longo prazo ( questão de 1 mês ou um pouco mais ), faça um curso ( daqueles mini cursos de curta duração e bem práticos ) de animação facial, que certamente você irá obter êxito em conseguir fazer tal serviço, tudo bem??
Boa sorte, \"sandesigner\".
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...