Essa sua duvida teve a caracteristica de ser colorida pelas tonalidades da providência, pra mim...
Fazia muito tempo que eu não mexia no 3d, e tava meio q voltando, nessa época q inicialmente fiz esse rig da raposa e tal (evocado dois anos mais tarde, quando pensei na sua duvida inicial..)... E então na epoca acreditei piamente que \'qualquer um que faça 3d faz algo muito mais perfeito, elaborado e elegante\'.. quanto ao rig e tal... Mas acabou que não ví realmente, e esse rig q vc aprendeu é bastante \'sui generis\' =D..
Pensei que o que eu tinha feito era extremamente comum pq é uma articulação relativamente simples entre um position constraint, um path constraint e uma cadeia de IKs (inclusive, a spline que determina o caminho do pé ao andar, poderia ser descrita como uma \'cinemática invertida\', etc..(é o resumo de uma \'engenharia reversa\' do comportamento de andar..).. Mas acabou de esse rig ser realmente \'exótico\'.. E é extremamente versátil... Talvez seja o conceito de \'comportamento cíclico\' que não haviam pensado muito ainda XD.. Esse conceito de pesagem com position e path constraints, à uma spline fechada, vai ser capaz de \'explicar\' os comportamentos cíclicos.. e tal.. Tanto o é que conseguimos vincular a largura do passo à velocidade relativa do andar :)..
Depois então de ter feito o andar pelo tempo, e o andar pelo espaço, agora percebí a \'realidade\' que é o andar pelo proprio comportamento de andar (que é também relativo ao tempo e espaço).. A esse nível de precisão do rig, não vai mais ser possível adaptar os personagens como partículas.. Mas com os 2 metodos anteriores ou adaptações (o % de uma spline ao invés da posição em Y por exemplo..) é possivel fazer as mágicas q vc faz com as partículas =D..(num Rig pra Rig mesmo (não pra particulas e tal) o giro daquele \'Behavior Control\' vai ser dado pelo proprio script..)..
E agora que eu \'desvendei os mistérios\', que comentei numas dezenas de posts, de controlar o personagem como se fosse num game (inclusive, de maneira muito mais eficaz e precisa do que seria possivel num game, etc..), percebí que essa maneira que eu te passei tem a aplicabilidade imediata e mais aceitável o possível pra o que vc tava querendo aplicar realmente =D.. Pra um rig de alto nível é mandatório o scripting realmente.. Vai ter uma série de coisas no rigging que não vão ser possíveis de serem obtidas pelo rig puro (sem scripts) e tal...
Os proximos \'desafios\' dos comportamentos cíclicos que eu vejo como possíveis de serem \'resumidos num rig\' são a dança e movimentos de luta =D.. Quanto à disciplina de \'Animação\', meu sonho sempre foi aprender sobre Rigging com \'austeridades meditativas\' e então chegar na animação atravez do Rig, uma vez que a Animação tem natureza feminina (tange à ludicidade e ao \'poder\' do movimento em sí), e o Rigging (que tange à logistica de como o movimento seria produzido) tem a natureza masculina.. Certa vez eu Jurei que iria ser capaz de animar alguma coisa da maneira aceitável, somente depois que eu conseguisse fazer a Mamãe Kali dançando.. Entre o que era a sua dúvida e o que eu pude preencher, propelí-me a mais proximo da Terrivel Kali, dançando.. :)..
Seduzir essa Deusa da Animação, com os meus \'macetes\' das logisticas do movimento (a Verdade do Rig).. Essa \'Animação\' é uma senhora Terrível de todas as coisas que existem, e que estão num estado diferente de um \'momento\' anterior... É a personificação do evento da \'passagem de um key à outro\' na Realidade.. Os \'langoliers\' são uma expressão de uma das muitas terríveis facetas dessa Gloriosa Mãe Durga, Kali... exigente quanto aos presentes que recebe.. Espero que essa poesia que tento fazer atravez da lógica me torne mais aceitavel aos Infinitos Olhos dessa terrível senhora =D.. Que as Nove Carruagens de Fogo sejam para sempre o símbolo dessa Grande Mãe, à flanquear todas as nossas misérias! =D
Danças de Kali:
(Kali numa \'forma terrível\', matando os demônios =D)
(com \"108 devótas\")
(outra que eu gosto =D)
Pense no que não existe, e no que quer que exista, e no que existe entre estes dois primeiros.. Que essa ofuscante luz, que ao mesmo tempo é terrivel sombra, esse terrível conhecimento que é \'virgem\', nos guie.. Que essa Grande Mãe nos guie... =D...
@edit: Só pra finalizar com uma musica mais \'fofinha\'.. Sou como o velho do riacho.. =D.. Sigo rolando.. Rolando..
@edit: Ah, a e a \'musica dos amigos\' né... Até pq vc pode ser um primo meu e tal.. hehehe... Essa musica é meio \'piégas\' mas gosto dela e cumprirei com o que é dito em sua letra.. =D:
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..