Então, mas se for assim, cria também um outro objeto pra controlar o pé, tipo um \'shape controller\' com o formato de uma pata (fiz assim com a raposa lá daquele topico), e um dos primeiros parametros do \'comportamento\' de andar é a questão de se vai \'emitir\' o comportamento ou não e a \'força\' dele (se não emitir a força é Zero, se o comportamento pra um lado tá forte e do outro lado tá fraco é como se aquele lado estivesse \'dormente\', etc..).. Aí então vc vai por outro constraint no helper final do rig basico do \'pé\', e o parametro vai dizer quanto % de cada um o helper do pé (o fim do ik do pé, etc..) vai seguir, por exemplo, se ele está andando vai ser influenciado quase completamente pelo comportamento lá rigado, e caso não, vc pode mexer com o shape controller do pé.. Aliás, desse jeito (é a mesma coisa) dá pra vc fazer ele andar e em cima disso também corrigir ou complementar com um movimento com outro controlador, etc.. Dá pra aprofundar esse tipo de rig de varias maneiras..
Aí se aprofundando bastante um sistema desse, pela logistica, fica até melhor fazer um pequeno script proprio dele, com a janelinha e tal.. Pq iam acabar ficando muito parametros mesmo.. No caso da raposa lá já eram uns 40 parametros lá no attribute holder, e dá realmente pra fazer praticamente qualquer andar e tal.. E bem melhor de fazer e testar a animação na hora e tal.. C vê q fazer essas splines aí e esse rigzinho foi uma coisa bem rapida.. Com certeza fiz mais rapido q eu mesmo faria uma animação de andar na mão, e também, se eu fizesse na mão (via simples keying) eu teria q refazer a animação caso quisesse que o andar fosse diferente (por exemplo nesse aí q eu deixei já dá pra fazer ele dar pulinhos e tal, mexendo no \'shift\' (eu acho q chamei assim), etc.. então é algo que traz outro nivel de possibilidades, no que tange a um aspecto pratico, em comparação com a animação direta mesmo.. E por isso é essencial deixar essa possibilidade (de poder mexer \'na mão\' por cima desses constraints), até pra vc agregar essa tecnica às tecnicas mais tradicionais de animação..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..