Walk Cycle > Atribute Holder

Por: Alvaro  

Em: 03/05/2014 20:32

É eu vi isso aí.. Meio bizarro né.. coisa de key mesmo, coisa estranha.. Não sei pq aconteceu isso aí que não faz muito sentido mesmo..

(mas pode muito bem se a questão de q eu fiz isso direto num IK solver, acho q isso pode ser problematico pra varias coisas.. fiz pra ser facil mesmo mas é altamente não-recomendável, aplicar esse tipo de coisa direto num end de IK ou outras coisas de questão lógica.. o ideal é aplicar esse tipo de coisa em objetos \'vazios\' como helpers..)

Fui conferir com o da raposa lá só q abri o diretório e não tinha nada dentro D=..

Mas sei q se vc puser um outro parametro pra expressão do comportamento (q vai ser a força do constraint (por exemplo, se o path constraint tiver pouca força, vai diminuir também a velocidade e tal..se o path constraint não tiver força nenhuma, vai parar também..)..

Ah, alias, de fato, era extinguindo o comportamento (reduzindo a potencia desse path constraint pra Zero), e não simplesmente reduzindo a velocidade pra Zero, que eu parava a raposa lá... até porque, veja bem, se eu simplesmente reduzir a velocidade pra zero, iria ficar como se fosse alguem correndo \'congelado\'.. E em contraste se eu tirar a expressão do path constraint, ele de fato reduz, e quando para, fica com a pose normal e não congelado numa \'pose\' de correr/andar..

Mas tem alguma coisa errada aí.. Q lembro q na da raposa lá lembro q dava pra fazer mudanças bruscas sem problema nenhum (ele tá dando meio q um \'bezier\' na animação por isso tá fazendo esse efeito q vc comentou..

Mas olha aqui esse.. Com essa correção conceitual aí.. Tem um parametro de \'expressão\'.. que é exatamente a força aí desse path constraint.. Fiz uma animaçãozinha de exemplo, mas tenta vc também fazer uma com os parametros q aí a gente tira um pouco a duvida também.. Se vai fazer ele parar extinguindo a expressão do comportamento de andar =D..

Tenta esse agora, dá play q vc vai ver q ele para q nem gente e tal :)..

https://www.mediafire.com/?jkbsihr7b9edl57

No caso, fiz o Wire do parametro \"Expressão\" controlando o peso (\'weight\') do path constraint.. Pros 2 ao mesmo tempo.. num rig completão essa questão ia ser feita separada um pé do outro, pra dar pra fazer facil coisas como um pé mancando e etc..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Valeu Fox, vou dar um tempinho agora mas hoje mesmo dou uma olhada.

Abraço
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Arrasta o ultimo key pro frame 350, que fica até parecendo aquelas animação mais \'caprichadinha\'.. Agora tá parando certinho mesmo e tal :)..

Mas lembrei também q, no caso da raposa lá, tinha varios outros controles pro spline e outras coisas.. sendo q tinha no minimo umas 5 maneiras diferentes de \'fazer parar\' ou reduzir a velocidade e tal.. Isso aí a partir desse rig basico dá pra aprofundar e tal..
Perfeito Fox, é isso aí mesmo. Inclusive muito mais avançado do que eu imaginava. A questão de parar na posição inicial, ao invés de congelar onde estava, ficou perfeita.

Ainda não tenho certeza se entendi onde foram feitas as alterações mas assim que tiver mais tempo darei uma estudada com mais calma. Brigadão pela ajuda cara.

Abraço
O que eu mudei, em mim, foi ficar \'#!@%*#\' quando lí a mensagem e pensei ter feito alguma coisa errada =D.. Então desloquei-me de um estado de \'calma\' pra um estado de \'não-calma\'..(em inglês, \"restlessness\")... XD mwaheuheu..

E no caso do max lá.. O que eu fiz foi fazer o Parameter Wiring entre o \'Peso\' (weight.. o quão forte seria a influencia de um constraint, etc..) do IK ao Path Constraint, obedecendo a Ordem-De-Grandeza do parâmetro \"expressão\" (pus esse nome por ser \'a expressão daquele comportamento\')..

(ó, tem edit automático pra \'palavrinhas\' na 3d1, parabens aos programadores =D)

@edit: Uma gata amiga apareceu aqui pra ouvir Jorge Ben no vinil.. É uma gata (o animal mesmo) que vem aqui as vezes.. sempre me dá um susto quando aparece e amistosamente mia anunciando a chegada =D..(@edit: A Gata fica me olhando enquanto eu canto \"Mulher Brasileira\" ou \"Vou de Samba com Você\".. numa musica do Sinatra ela fica de frente ao falante.. Uma Gata bastante culta mesmo XDD, como diriam os animais, \'tolero a presença dela\' XD.. (sei q é femea por ter 3 cores e tal.. \'calico\', isso é sinal que o felino é feminino XDD)..

(ela gosta do comecinho da musica \'Misty\' cantada pelo Frank Sinatra XDDD)

(e lembro que ela vai embora caso haja mais do que 2 exatas sentenças proferidas em tom agressivo, então alem de educada, tem comportamento bastante respeitoso e \'regal\' (essa palavra vai aparecer no dicionario pt pq eu to fazendo pressão pra aparecer e tal XDDD (\'regal\' é algo que é digno da Realeza)..

@edit2: A gata foi embora, depois de um tempinho voltou, e dormiu quase do meu lado.. Fui abençoado, pela opinião dessa gata, pois nenhum gato dorme do lado de quem não tem plena confiança =D..

@edit3: A gata também \'tolera\' (numa linguagem animalesca, equivale a dizer que \'gosta\') de \"somewhere over the rainbow\" cantada pelo Israel Kamakawiwaole (é um \'gorrrdãao\' do hawaii, q nos deixou a pouco tempo atrás..).. =D (bom.. vou deixar a gata confortável e tal.. só vou cobrir os discos (vinil) q não tão guardados, q essa gata apesar de ser bastante educadinha (não conheço quem se diz \'dona\' dela, mas já ví e olho e tal..) as vezes é também bastante \'exploradora\'..

@edit(final dessa madrulga): E tô \'de pé\' até agora, e com essa briza de ingles e tal q eu to fazendo tradução aqui XD.. aliás tava, q já acabei :).. Meu sonho nesse sentido é traduzir um manualzinho de 3ds =D..

@edit: AHA! puseram \'regal\' no dicionario kahahwahweuwheuhe XDD =DDD
http://www.priberam.pt/dlpo/regal

By ScreamingFox =D
Me lembra uma gata do Kafka a Beira Mar (Haruki Murakami) que tinha um gosto musical bem refinado.

Uma vez vi um vídeo em que colocaram uma camera na coleira do gato pra ver por onde ele andava. Gatos são demais.

Quanto ao walk cycle, consegui diminuir a intensidade do caminhar mas ele ainda dá os passos pra trás.
Acredito que não vou ter tempo de olhar essa cena pelo menos até depois de amanhã, mas vou fazer um videozinho mostrando os passos de como estou criando e, se possível, gostaria que você apontasse onde estou errando.

Valeu Fox,

Abs
Eu fiz um robozinho pra brincar de Groboto aqui e tal, aí vou ver se eu faço um video criando esse sistema aí pra ele andar.. Talvez vc esteja chamando uma coisa de outra (nos parametros e tal)..

E esse tipo de rig é meio \'exótico\' realmente, aprendí sozinho mesmo e não ví ninguem fazendo dessa maneira XD..
Você deveria gravar um tutorial sim cara, é uma ideia ótima e não existe nada igual online.

Você tem conta no vimeo, youtube, fb?

Abs
Fox, quando puder da uma olhada. Só confere se até aí tá certo e, se possível, me diz o que eu faço pra evitar que vá ao contrário.
Nesse exemplo não apliquei o shift e nem o peso do wiring por que acredito que eles tavam funcionando direito.

https://www.youtube.com/watch?v=D55l-TMyovw&feature=youtu.be

Abs

Alvaro
É, então, com aquela questão da \'expressão\' q vc iria fazer ele parar, sem ele andar pra tras..

Ele andar pra tras na verdade está certo.. A diminuição da \'velocidade\' do percorrer do caminho da spline em sí não é o que fica o melhor, pra se diminuir a velocidade do andar.. O \'ritmo\' em sí não muda muito, o que vai mudar são as proporções da spline que define o \'estudo\' do movimento do andar lá..

Vou fazer um videozinho tentando essa andada com aquele robô lá, aí posto o video lá no youtube..

Mas já te digo que é a questão da pesagem mesmo e tal.. Com ela c vai parar ele direitinho.. Veja bem, ele está andando pra tras devido a haver uma curva com viés negativo na formula com o Segundo, então, diminuir bruscamente a velocidade ali equivaleria a \'voltar no tempo\' com a spline.. Hehe.. lembrei agora também que, na verdade andar pra tras não é inverter a velocidade e sim inverter a spline :)..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 627, sendo 24 membro(s) e 603 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Renatto, TadeuB79, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.