Não é muito um tutorial q eu dei uma \'titubeada\' ali na parte das pesagens XD.. é uma \'demonstração\' mesmo.. Até pq se uma pessoa nunca ouviu falar do conceito vai ser meio estranho de se entender..
A questão das pesagens na verdade teria q ter um controle de peso pra cada, dessa maneira daria pra fazer \'outros rigs de comportamento\' pras pernas.. Por exemplo teria \'expressão\' pra andar/correr/etc, uma pra \'dancinha\' (um spline editavel q faz passos de dança, etc.. xd).. Numa dessa dá pra fazer uma spline de ida e volta pra ele dar um chute tbm, etc.. No caso só pus 2, mas no video só pus o controle pro peso de 1.. No caso, o ideal seria um controle pro peso de cada, aí ia ficar perfeito, alem de dar pra por varios outros \'comportamentos\' no mesmo rig, e \'fazer blend\' entre um \'comportamento\' e outro, sem a necessidade de se fazer \'layers de animação\' ou coisa do tipo :)..
Ah.. E esse aí c pode ter certeza q eu vou passar pro MIDI e brincar muito de correr, pular e etc heuhuehue XDD (no ultimo q eu riguei de MIDI (o \'Örm\' (do topico \'Dragão Malvado\')) eu riguei de MIDI direto nos transforms dos controladores (um fader (são faders fisicos, numa mesinha de controle (hardware)) pra x outro pra y outro pra z de cada pata.. hehehe.. c teria q ser o deus da destreza manual pra fazer uma andada assim.. embora c possa fazer o Overdub de cada tranform, com um rig de MIDI.. \'mas o negócio é \'performance\' né.. levantar um fader e fazer o bixo correr, apertar um botão e fazer o bixo pular =DD..).. dessa vez vou ligar nos parametros desses attribute holders, então vai ficar como se fosse videogame XD =DDD).. Vou refazer tudo de novo pra poder fazer isso com uma \'performance\' (é né.. pra falar a verdade, ia dar muito mais \'moral\' se eu tivesse treinado loucamente antes pra depois fazer (Sabe quando o cara treina loucamente até decorar as coisas aí depois faz como se fosse muito facil? então.. por ser uma coisa que não é tão simples, embora seja possivel de se fazer em menos de 1 hora (mas, pra um personagem \'bom\'(\"de grande release\" resumidamente) eu não me sentiria confortavel com menos de 1 dia inteiro só pra essa questão do \'movimento geral das pernas\'..
Ei.. tá upando mais rapido do que eu imaginava :).. Com sorte daqui 1 hora já tá on :)..
@edit (sobre o post acima): É heuhueuhe eu dei essa titubeada também (nesse video, pior q ele peladão daquele Max lá não tive esse problema hehehe.. Mas \'tudo q é mais simples é mais simples realmente\', isso é uma percepção muito sábia heheheheh XDD) =D.. É assim, c seleciona um constraint (no painel \'Motion\') e abaixo dele lá c tem q selecionar um dos \'mestres\' do constraint dele.. E aí mais abaixo tem o % dele, c deixa esse % em zero e dá o Wire q ele vai pegar certinho :).. É meio esquisito mesmo (tipo o Constraint é um só, e cada \'mestre\' tem um peso nesse Constraint..).. parece meio \'escondida\' essas coisas.. Mas é q n mexi muito.. uma questãozinha de prática mesmo (é a segunda vez q faço um rig desse tipo (a terceira contando o peladão))... Mas bom q c vai ver eu errando q nem c deve ter errado aí e corrigindo esse erro tbm :), é um \'wabisabi\' tradicional dos meus videos, heuhueuheuheuuhe XDD =D
@edit: Aliás, uma maneira muito carinhosa de me falar q um trampo meu \'tá ruim\' é dizer que o trampo \"tem um wabisabi FORTE\" heuheuhueuhueuhueuheuh XDDD
@edit2: Fui conferir o \'wabisabi\' no Wikipedia PT, e tá curtinho, curtinho.. tá meio \'wabisabi\' hehehehe.. Achei bom até, mas meio sucinto demais.. O conceito tá melhor descrito no Wikipedia EN.. Mas dá pra entender.. Já fui ver imaginando q não tinha e eu ia ter q fazer.. Aliás ia ter q fazer 2.. Fiz o do Narasimha (na verdade expandí as 4 linhas q tinha lá pra um texto bem grande e mais detalhado XD) e ainda tenho q fazer um artigo sobre a Princesa Savitri :)..
Ah enfim.. Pra quem ler o tópico e não entender essa questão, é assim, \'Wabisabi\' ou \'wabi-sabi\', de uma maneira toscamente resumida, é a beleza típica de algo incompleto ou imperfeito.. Em cerimônias de chá muito auspiciosas, se oferece ao dignatário um copo de acabamento bastante \'infantil\', as vezes feito realmente por uma criança, as vezes um velhinho oferece ao dignatário o primeiro copo pra chá q fez na vida a 100 anos atrás, e tomar chá nesse copo imperfeito e tosco, feito por aquele velhinho quando ainda era criança, deve ser entendido como uma grande honra para o dignatário.. =D..
(Ôple! 10 minutos aí pra vc não entender nada q eu falar XDD (pro video ficar on, segundo previsão do YT)
@edit: Ah, e, sobre o Groboto.. Ele é \'de modelagem\' mesmo, n faz nada relacionado a Rigging.. O Groboto é um programa bastante \'sui generis\' mesmo, é, resumidamente e como o proprio desenvolvedor diz, um programa de modelagem em booleanos.. Foi desenvolvido a partir de antigos programas 3d voltados pra crianças.. Vc vai modelar exclusivamente por booleanos no Groboto, e ele faz a topologia pra vc no final =D (e umas topologia bowa véi :**, questão de se configurar.. é q nem uma imagem e um render..).. Muito bom pra concepts e pra imaginar coisas do zerinho.. Pra robôs e peças de máquinas futuristicas o Groboto é excepcional :).. No caso eu modelei apenas as peças no Groboto.. Toda a parte lógica aí é 3ds mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..