Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
EvandroGP   Paraná - PR
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Andre   brazil
Licarion   João Pessoa - PB, Brasil
vandeko1987   São Caetano do sul
donato   Rio de Janeiro - RJ

Walk Cycle > Atribute Holder

Por: Alvaro  

Em: 03/05/2014 20:32

Mas é claaaro, agora faz todo sentido [:)]

Consegui, ela para gradualmente. Só mais um detalhezinho. Ela está parando na posição errada (que era onde o ik ficou assim que dei o constraint com a spline). Tem jeito de ajustar isso sem ter que refazer tudo?

VAleu [;)]
Abs

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
É né.. tem umas questões \'lógicas\' q só vendo e pensando todas as variaveis dá pra se entender de maneira imediata..

Dá pra ensinar uma criança/adolescente sobre questões de fisica bem facil, usando os expression controllers XD (e teve uma vez que ensinei o meu irmãozinho de 6 anos sobre simetria, sobre a questão dos eixos e dimensões e tal xd..), q as formulas lá funcionam de uma maneira bastante visual e tal.. Aí dá pra vc \'ver a formula de uma outra maneira\'.. evidentemente que, exercendo só o que eu sei de matemática q é quase nada, eu jamais iria conceber umas coisas q eu faço lá.. Mas em vc fazendo o controller depois editando a formula e ir subsequentemente vendo os resultados no movimento, o \'mecanismo\' escondido nas formulas dota essa \'matemática\' de cores mais tangiveis..

(é \'q nem\' por exemplo quando vc pensa \"oh, se um carro está a 40 por hora, e um está a 120 por hora, e outro está a 45 por hora, quantas voltas no mundo o mais rapido daria antes de todos se alinharem no mesmo determinado lugar?\".. Então.. numa dessa aí c faz um controller desse e vê, literalmente.. hehehe..).

Alinhei e hierarquizei direitinho as peças do robô aqui, de maneira a q as peças são similares a bones no que tange à logica.. To fazendo os 3 niveis de controle na perna, aí vou dar uma saidinha pra comprar uma janta, cozinhar essa janta e aí e depois fazer esse video.. Eu tava pensando em fazer do \'rig\' todo mas ia ficar muito grande.. é basicamente a mesma coisa q no max, só q numa versão mais bonitinha.. Pq model de groboto tem essa estetica mesmo hehe..

@edit:(teve uma vez q eu tinha falado do astrolabio, é, então o 3ds nesse sentido pode ser usado como \'astrolábio\' até XD)

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Hey, astrolábio. Nunca tinha ouvido falar. Achei sensacional.

Mas o fato de você conseguir desenvolver as equações é ótimo. Você já deu uma olhada no Khan Academy?

Você vai fazer o tuto no groboto ou no max?
O sistema de modelagem dele é tão bom quanto parece?
Então véio.. Ví uma maneira q vai ser bem melhor de se fazer :)..

Dessa maneira com os segundos, pelo que eu pensei e tal, é bom pra se fazer um \'laboratório de animação\' pra uma \'andada\' ou \'corrida\' ou até \'cópula\' (vide o tópico da raposa XD) e então se fazer um \'bake\' da animação resultante, pra se por em sequencias de jogos ou coisa do tipo.. Mas dessa maneira aí q eu concebi agora fica bem mais pratico pra uma animação em cena..

Apesar de que dessa maneira q a gente tá fazendo até agora é proveitosa também pra uma animação em cena.. Mas, desse jeito agora q eu to demonstrando no video (q é a mesma coisa só trocando (excluindo) o \'Segundo\' (o tempo) das variaveis), o personagem vai andar de acordo com o movimento do personagem (ex: se vc for com o rig pra frente, o personagem vai andar pra frente, se vc for com o rig pra tras, vai andar pra tras (agora q eu pensei nisso, mas se girando as splines dá pra fazer andar pro lado tbm (fiz isso com a raposa.. aquele rig fazia \'de tudo com essa spline\' XDD)..

Aí essa tecnica abre uma possibilidade nova (pra mim e tal XD), q é ter esses dois tipos de rig de \'comportamento ciclico\', sendo baseado ou não no tempo.. Por exemplo, um \'blaster\' (atirador de \'raios\', etc.. xd) ia ter um \'tremilique\' de acordo com o tempo, e isso é o mais correto, mas a andada, numa questão de gerenciamento de cena, é muito mais proveitosa de se manusear de maneira vinculada com o movimento do proprio personagem :).. etc..

Fiz o video lá e to upando no youtube.. O audio tá muito ruim q foi pelo \'microfone\' do laptop e tal.. Mas pela imagem já dá pra entender eu acho :)..

...Tá upando o video, quando tiver upado eu edito aqui...

@edit: Hah! eu não tinha visto e tal.. No decurso de q vc mandou a mensagem eu tava escrevendo a minha.. Inclusive duas funcionalidades boas aí pra se por nesse forum são os recursos de ver \'os 10 ultimos topicos respondidos\'(num canto da pagina) e, caso enquanto vc esteja digitando uma resposta, outra for postada, quando vc clica em \'postar\' ele avisa pra vc ler essas mensagens ... =D)..

É, mas o Astrolábio é um equipamento espetacular mesmo, é o conceito mais puro de computador mecânico.. É um dos instrumentos mais perfeitos já concebidos pra se fazer um calculo.. Imagine que se um ábaco proveitoso é pra uma criança pueril, um astrolábio é proveitoso pra um Mago-Rei.. =D.. tem astrolabios mais simples ou complexos, pequenos e muito grandes também.. Alquimistas estudaram a força das formas (coisa meio exótica na alquimia, mas muita coisa na alquimia é exotica, como outras coisas (por exemplo o estudo de como a luz afeta a água (foi com esses estudos que se começou a entender o fenomeno de refração.. mas na verdade o estudioso lá queria ver outros efeitos da luz na água, e quais luzes davam quais efeitos (fisicos e quimicos, duradouros ou não) na água.. etc..).. bom enfim.. é um equipamento a cuja propria lógica o dota de estetica extremamente interessante..

Legal cara :)

Eu consegui reposicionar a posição final da perna. Só acrescentar +0.valor do % Along Path.

Nope, na verdade comentei precipitadamente. Assim que eu baixo o weight pra 0 a perna vai pro 0% do along path.
Sabe como eu poderia controlar isso?
Não é muito um tutorial q eu dei uma \'titubeada\' ali na parte das pesagens XD.. é uma \'demonstração\' mesmo.. Até pq se uma pessoa nunca ouviu falar do conceito vai ser meio estranho de se entender..

A questão das pesagens na verdade teria q ter um controle de peso pra cada, dessa maneira daria pra fazer \'outros rigs de comportamento\' pras pernas.. Por exemplo teria \'expressão\' pra andar/correr/etc, uma pra \'dancinha\' (um spline editavel q faz passos de dança, etc.. xd).. Numa dessa dá pra fazer uma spline de ida e volta pra ele dar um chute tbm, etc.. No caso só pus 2, mas no video só pus o controle pro peso de 1.. No caso, o ideal seria um controle pro peso de cada, aí ia ficar perfeito, alem de dar pra por varios outros \'comportamentos\' no mesmo rig, e \'fazer blend\' entre um \'comportamento\' e outro, sem a necessidade de se fazer \'layers de animação\' ou coisa do tipo :)..

Ah.. E esse aí c pode ter certeza q eu vou passar pro MIDI e brincar muito de correr, pular e etc heuhuehue XDD (no ultimo q eu riguei de MIDI (o \'Örm\' (do topico \'Dragão Malvado\')) eu riguei de MIDI direto nos transforms dos controladores (um fader (são faders fisicos, numa mesinha de controle (hardware)) pra x outro pra y outro pra z de cada pata.. hehehe.. c teria q ser o deus da destreza manual pra fazer uma andada assim.. embora c possa fazer o Overdub de cada tranform, com um rig de MIDI.. \'mas o negócio é \'performance\' né.. levantar um fader e fazer o bixo correr, apertar um botão e fazer o bixo pular =DD..).. dessa vez vou ligar nos parametros desses attribute holders, então vai ficar como se fosse videogame XD =DDD).. Vou refazer tudo de novo pra poder fazer isso com uma \'performance\' (é né.. pra falar a verdade, ia dar muito mais \'moral\' se eu tivesse treinado loucamente antes pra depois fazer (Sabe quando o cara treina loucamente até decorar as coisas aí depois faz como se fosse muito facil? então.. por ser uma coisa que não é tão simples, embora seja possivel de se fazer em menos de 1 hora (mas, pra um personagem \'bom\'(\"de grande release\" resumidamente) eu não me sentiria confortavel com menos de 1 dia inteiro só pra essa questão do \'movimento geral das pernas\'..

Ei.. tá upando mais rapido do que eu imaginava :).. Com sorte daqui 1 hora já tá on :)..

@edit (sobre o post acima): É heuhueuhe eu dei essa titubeada também (nesse video, pior q ele peladão daquele Max lá não tive esse problema hehehe.. Mas \'tudo q é mais simples é mais simples realmente\', isso é uma percepção muito sábia heheheheh XDD) =D.. É assim, c seleciona um constraint (no painel \'Motion\') e abaixo dele lá c tem q selecionar um dos \'mestres\' do constraint dele.. E aí mais abaixo tem o % dele, c deixa esse % em zero e dá o Wire q ele vai pegar certinho :).. É meio esquisito mesmo (tipo o Constraint é um só, e cada \'mestre\' tem um peso nesse Constraint..).. parece meio \'escondida\' essas coisas.. Mas é q n mexi muito.. uma questãozinha de prática mesmo (é a segunda vez q faço um rig desse tipo (a terceira contando o peladão))... Mas bom q c vai ver eu errando q nem c deve ter errado aí e corrigindo esse erro tbm :), é um \'wabisabi\' tradicional dos meus videos, heuhueuheuheuuhe XDD =D

@edit: Aliás, uma maneira muito carinhosa de me falar q um trampo meu \'tá ruim\' é dizer que o trampo \"tem um wabisabi FORTE\" heuheuhueuhueuhueuheuh XDDD

@edit2: Fui conferir o \'wabisabi\' no Wikipedia PT, e tá curtinho, curtinho.. tá meio \'wabisabi\' hehehehe.. Achei bom até, mas meio sucinto demais.. O conceito tá melhor descrito no Wikipedia EN.. Mas dá pra entender.. Já fui ver imaginando q não tinha e eu ia ter q fazer.. Aliás ia ter q fazer 2.. Fiz o do Narasimha (na verdade expandí as 4 linhas q tinha lá pra um texto bem grande e mais detalhado XD) e ainda tenho q fazer um artigo sobre a Princesa Savitri :)..

Ah enfim.. Pra quem ler o tópico e não entender essa questão, é assim, \'Wabisabi\' ou \'wabi-sabi\', de uma maneira toscamente resumida, é a beleza típica de algo incompleto ou imperfeito.. Em cerimônias de chá muito auspiciosas, se oferece ao dignatário um copo de acabamento bastante \'infantil\', as vezes feito realmente por uma criança, as vezes um velhinho oferece ao dignatário o primeiro copo pra chá q fez na vida a 100 anos atrás, e tomar chá nesse copo imperfeito e tosco, feito por aquele velhinho quando ainda era criança, deve ser entendido como uma grande honra para o dignatário.. =D..

(Ôple! 10 minutos aí pra vc não entender nada q eu falar XDD (pro video ficar on, segundo previsão do YT)

@edit: Ah, e, sobre o Groboto.. Ele é \'de modelagem\' mesmo, n faz nada relacionado a Rigging.. O Groboto é um programa bastante \'sui generis\' mesmo, é, resumidamente e como o proprio desenvolvedor diz, um programa de modelagem em booleanos.. Foi desenvolvido a partir de antigos programas 3d voltados pra crianças.. Vc vai modelar exclusivamente por booleanos no Groboto, e ele faz a topologia pra vc no final =D (e umas topologia bowa véi :**, questão de se configurar.. é q nem uma imagem e um render..).. Muito bom pra concepts e pra imaginar coisas do zerinho.. Pra robôs e peças de máquinas futuristicas o Groboto é excepcional :).. No caso eu modelei apenas as peças no Groboto.. Toda a parte lógica aí é 3ds mesmo..
O video lá.. Já falei bem sobre ele nos posts anteriores :).. Vou ver tbm pra conferir se tá assistível XDD

https://www.youtube.com/watch?v=S2JTApU2HDk

@edit: É.. Pior q o video ficou até melhor do q eu esperava hehe.. XD.. As vezes dá até pra entender o q eu falo.. Esse mic \'nativo\' do notebook é horripilante.. Pior q quando eu tava com o desktop legalzinho com entrada e saída de audio (aí eu usava um mic do meu \'studio\', o q deixava o audio realmente muito bom (eu fazia \'loop\' entre a minha mesa de som e o micro, sendo que na mesa tinha o meu mic =D)) eu tava usando um programa que tinha uma framerate horripilante.. XDD.. Eu tinha até feito outro video sobre isso, q eu também fazia uma só perna hehe.. Só q nesse eu fazia todas as paradinhas lá de edição da spline, era a spline inclinando pros eixos, era a spline com bend, a spline com taper, a spline com scale em Z (fica mais \'alta\'), com scale pra ficar mais largo o passo, etc.. tudo isso dá pra vc por lá nos parametros do attribute holder, pra incrementar.. Eu imagino q vc tenha percebido q eu só mudei uma variavel mesmo aí com esse método, q foi tirar o S (\'segundo\') e por o \"Giro\" (que por sua vez é controlado pelo movimento do \'pai-do-rig\') =D, de resto é exatamente a mesma coisa, e inclusive dá pra \'mesclar\' um metodo com o outro...

Um bom resumo, pra finalizar lá a questão tanto do \'Ritmo\' quanto da \'Velocidade\', é q, por exemplo vc vai deixar pra poder mudar mais pra poder re-escalar (ex:\'dar Scale\' n)o Rig inteiro
e então, re-escalando o rig inteiro, vc iria ter q mudar o ritmo ou velocidade.. Percebo isso de uma maneira meio \'intuitiva\', mas n sei explicar isso diretamente por enquanto XDD.. Quer dizer c viu aquela curva bizarra lá q ele faz andando pra trás? Tem umas flexão da lógica q geram umas funções matemáticas realmente difíceis de se entender de maneira imediata.. XD..

É eu ia escrever mais mas to com sono agora :zz =D.. Aí depois c respondendo e testando esse metodo, q imagino ter vantagens numa questão de gerenciamento de cena, aí a gente desenvolve mais esse conceito aí.. :)..

Olha as sugestões de video pra ver depois do meu (imagem) heuhueuhehuehueuhueuhe... ahahhehehuuauheh XDD (imagem).. (não entendo nada daquilo XDD (quem q anda vendo meus videos kakwaheuhue XD.. ai ai.. agora passou a dor de cabeça.. =d).. Vou ver o q é \'derivada\' e a razão da \'função da reta\' só pra rachar um bico =>.. XD
Ah, e uma coisa MUITO importante de se mencionar, é que a spline lá, numa situação mais \'polida\' e tal, deve ser feita com base em estudos de movimento.. Mas uma vez q é um robô e eu q decido como ele vai se mover, isso n importa muito.. Mas se fosse um ser humano ou animal, o estudo dessa curva tem muitos estudos que são extremamente enriquecedores pra se conceber esse tipo de rig..

Eu me lembrei agora, q a raposa lá rinha na verdade 2 splines nesse rig de andar, uma \'pequena\' e a outra \'grande\' (as vezes eu falo spline no masculino, as vezes no feminino, estranho né XD).. lembro q isso dava uma diferença bastante dramática na questão da simplicidade da concepção da logistica de controle.. Mas ainda não lembro exatamente :x..
Acho q um amigo ainda tem essa raposa-ligeira aí num hd externo dele.. Vou ver se eu pego de novo q ali eu fiz um estudo bastante aprofundado desse tipo de coisa.. Inclusive na epoca não dei muita importancia.. pensei q \'ahh.. todo mundo já sabe disso\' e tal.. Mas estranho q nunca ví pessoal fazer o rig assim (geralmente usam combinações de poses, layers de animações, coisa q a meu ver parece \'bagunçado\' (as vezes por falta de pratica minha com esse paradigma e tal.. etc.. questão de \'jeitos\' e tal.. =d).. Mas dizem que a flexão do não-saber, atravéz das maneiras do saber, gera o saber diferenciado (na verdade eu q disse isso, dessa maneira exata, agora.. mas é um resumo-elegante de conceitos mais \'elevados\' XDD).. De uma maneira similar versa o décimo primeiro verso do Isopanishad :)..

vidyam cavidyam ca yas
tad vedobhayam saha
avidyaya mrityum tirtva
vidyayamritam asnute

(tradução \'foxie\' ;b):
\"
(\'Sobre\')O Conhecimento Real, e o não-conhecimento (\":\")
Uma pessoa que entende ambos simultaneamente
À transcender \'repetidas mortes\' do (pela/atravez da/do) não conhecimento, atravez da cultura do Conhecimento
Desfruta da imortalidade..
\"

@Aliás: \"Para-Tudo\" e tal.. Então.. calma aí.. Lembrei agora e tal.. Então vc vai meio q replicar esse rig inumeras vezes, sendo q cada rig (\'o-rig+personagem-em-toda-sua-glória\') vai andar lá, de acordo com os parametros do PFlow? Uma miríade (\'miríade=Dez Mil\' hehe adoro falar isso XDD) de personagens, sendo gerídos como se fossem partículas? No caso, um formigueiro-de-formigas e tal? Isso é genial véio :)

@edit: Sobre os fantasticos videos de matemática Bhaskariana lá q tão como sugestões pra ver depois do meu.. nem vou ver agora.. Vou fantasiar com os conceitos um tempinho, pra depois me decepcionar ou não, isso vai ser mais divertido heheheehehe ;b

@edit: Logo depois da \'ceia\' (q é logo antes do banho q eu tomo antes de ir dormir e tal :) (apesar q tá \'ruço\' o negócio aqui em SP e talvez nem vá dar pra tomar banho.. vamos ver..)) lembrei q, \'vish\'.. na verdade, o correto não é nem o path constraint do primeiro (o \'verde\' do video), o que eu tinha feito na raposa lá é q o \'deferente\' lá (o \'verde\') tinha a posição que era a média ponderada entre uma spline e outra, e o \'peso\' das variaveis da media ponderada eram geridas pelos parametros lá no attribute holder.. é.. é.. é um rig q dá margem a coisas \'bastante interessantes\' (o q é muito mais simples mwaheaheuhue.. vou ter q refazer o rig e tal XD).. :)
E aí Fox, vou assistir o vid agora.
Já deu pra ver que, pelo menos nesses trabalhos, não existe nada de wabisabi!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 578, sendo 23 membro(s) e 555 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.