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Walk Cycle > Atribute Holder

Por: Alvaro  

Em: 03/05/2014 20:32

Então.. O q eu gravei tem uma musica que foi reconhecida pelo youtube.. Um tal de \'IODA\' reclama, caso houver uma musica \'patenteada\' por ele, sendo tocada no youtube como trilha sonora de qualquer coisa...

(..to pegando raiva do Yoda por causa disso... os Jedi são mal-educados, ignorantes e malignos XD...)

Por causa disso vou ter q deletar o video q eu fiz.. e fazer outro..

Pra esse novo vou fazer uma versão resumida.. Aí esse fim de semana vou fazer um rig resumido disso aí pra fazer um video aproveitavel na questão de conteúdo.. vou fazer em portugues e com legenda em inglês.. Aí se quiser mostrar pode expor isso pra qualquer um :)..


Vou por como musica de fundo algum mantra ou hino do Rig-Veda.. Eu aprendí o Rig ouvindo esses mantras do Rig-Veda.. Então, é bem digno da minha parte que eu use um hino ou mantra do Rig-Veda pra ensinar esse conceito de rig :)..

(até hoje acho extremamente engraçado/excitante eu ter aprendido Rigging, sozinho, ouvindo os bramanas cantarem o Rig-Veda (\"brahmana\" ou \"brahmin\" é aquele que ama a Deus acima de todas as coisas, e que canta algum dos nomes de Deus pelo menos 2 vezes ao dia.. à esse tipo de pessoa é possivel chamar de \'brahmana\', etc..) =DDD.. eu tenho um conhecimento rudimentar sobre rigging devido a ter um conhecimento rudimentar sobre o Rig-Veda.. (obs: \"Veda\" quer dizer, ou, significa, a \'Verdade\' ou \'Conhecimento Revelado\'.., e é também uma das 4 literaturas \'canônicas\' (\"canônico\" é um termo religioso Católico, etc..) do Hinduísmo.... Quando eu souber mais do Rig-Veda, certamente vou ser capaz de fazer um rig o qual uma criança de 6 anos vai ser capaz de criar as mais hollywoodianas animações =DDD)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Bastards!

Legal Fox. Também vou, provavelmente, gravar meu tuto nesse final de semana mas vou uppar ele só na semana que vem. Então eu comento sobre o seu video, digo que tá em português mas tem legenda em inglês e que o link tá na descrição.

Acho que se você só acelerar as partes repetidas, tipo rig da outra perna, já da uma resumida forte.

Abração

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
To dando uma estudada pra fazer mais rapido e tal.. To fazendo um texto (\'colinha\') também pra eu seguir, descrevendo as coisas e tal..

Acho q vou dar uma ensaiada antes com um reloginho pra tentar fazer o rig todo em menos de meia hora, e usar mais uns 20 minutos pra implementar o MIDI ao rig.. Aí tbm fica mais informativo e denso..

Nesse vão ser usadas as formulas realmente, eu vou tentar explicar as formulas de maneira rápida.. Mas aí é questão de depois vc olhar as formulas com atenção e tal..

Exemplo de formula das q eu to falando:
(((sin(360*Giro*Ritmo))*Flutuar)+((abs(sin(360*(Giro/2)*Ritmo)))*Quicar)+Pos)
-Essa formula vai fazer o controlador da cintura \'flutuar\' ou \'quicar\' com relação à altura (em Z) (naquele do video lá ele flutuava unica e exclusivamente).. \'Flutuar\',\'Quicar\', e \'Pos\' são definidos nos parametros do Attribute Holder.. Com essa formula dá pra fazer ele andar pulando, por exemplo, e se animando os parametros dá pra ele fazer um pulo q nem aqueles cara lá q faz corrida-de-obstaculo..


Lembra q eu tinha dito lá q tem situações onde vai ser melhor pelo tempo, e situações onde vai ser melhor pelo espaço percorrido? Então, aprendí a por essas duas coisas no mesmo rig, de maneira aq vc vai poder usar ou o tempo, ou o espaço, ou algo entre os dois, ou nenhum dos dois :).. (média ponderada XD)

Aprendí também um jeito de controlar os parâmetros do Attribute Holder com um controlador MIDI (MIDI motion-capture (hardware)) =D (normalmente não dá, pq não aparece nos transforms..no Curve Editor daria pra por direto o MIDI nos parametros, só q não faz nada..). Com o controlador MIDI a performance pra animação, especialmente de máquinas, fica extremamente facilitada (ainda mais se levando em consideração que controla parametros de um rig mais complexo, etc..)..

Vou ver essa questão mais a fundo e dar uma treinadinha aí depois faço o video..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara, vai ficar sensacional se você mostrar como controlar por MIDI! Sempre quis fazer algo do genero mas me parecer muito além da minha imaginação.

Seguinte, eu já gravei o tuto mas ainda vou gravar uma a parte separada com um agradecimento especial ao ScreamingFox, aí se você já tiver com o tuto gravado eu abro o seu canal aqui e mostro o video, explico do que se trata e digo que o link ta na descrição.
Se rolar fazer a legenda em inglês, perfeito. ;)

Abração cara

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Nada cara.. o MIDI é extremamente clássico mesmo :).. É bem facinho e é a partir do rig de MIDI q o pessoal faz varios tipos de motion capture.. No caso eu to fazendo com o aparelho lá (o \'Trigger Finger\'), mas dá pra fazer vários tipos de equipamento emitirem os comandos MIDI e tal.. Um amigo disse que é bem facil com um \'ardruino\', fazer um controlador MIDI custom, aí eu ia fazer uma mesa de faders (um monte (tipo 30) de faders =D) e tal :)..

Segundo um amigo que é especialista em \'realidade aumentada\', daria pra passar os valores da captura do icone lá da realidade aumentada e transferir isso como se fossem comandos MIDI, o que seria uma idéia de um Motion Capture extremamente barato e eficaz =D (a ideia seria fazer a animação movendo o ícone lá, na frente de uma camera, e o esqueminha de \'realidade aumentada\' reconhece giro e (obviamente) movimento.. então daria pra controlar movimento e rotação, com um \'ícone\' desse =D))

Pessoal desenvolve uns scripts também pros rigs de MIDI mas isso é meio hollywoodiano e não é coisa muito comentada (os rigs de MIDI)..


O primeiro personagem mesmo q eu riguei de MIDI foi um dragão q eu tinha feito, mas ele não tinha esse rig de andar então eu teria q ser um semideus da deztreza manual pra fazer ele andar lá com o rig de MIDI (dava pra mexer as partes dele com os comandos MIDI, mas controlar unica e exclusivamente de maneira direta não vai dar o rig mais eficaz aí.. no caso tem q controlar de maneira direta e de maneira indireta (ex:controlando os parametros) também.. então dá pra fazer uma performance bem legal =D).. Apesar da questão do andar não ter dado certa, tinha coisas q ficam bem faceis de se fazer como um braço se movendo, mão abrindo e fechando..

Coisas muito facinhas e vantajosas de fazer com o MIDI são coisas como olho piscando e \'fonemas\' (vc faz 16 morphs de \'fonemas\', e usa os botões (eles tem sentibilidade pra velocidade e pressão, então o quão mais forte vc aperta, maior é a expressão daquele target..) ao invés dos faders ou knobs..) controlando apertando o botão.. Ah, uma \'mordida\' com a abertura da boca sendo controlada por botão também fica bem legal XD..


Alem de que personagens rigados de MIDI são ridículamente fáceis de se animar.. Principalmente máquinas, até pq, pelo menos pra mim, é extremamente divertido mexer no hardware e com isso controlar (e o MIDI é um dos tipos mais leves de comandos que existem, então é bastante \'instantâneo\') imediatamente o personagem na tela..


Olha um video no qual eu to fazendo um rig pra um teclado, de maneira a q se vc usar um teclado MIDI, vc conseguiria fazer a animação das teclas (e sendo um pouco criativo, até das mãos do personagem, pq não né XD) pura e simplesmente tocando o teclado MIDI.. é um coisa extremamente simples e tal :)..
https://www.youtube.com/watch?v=TA7Gx3R4rmo

Nesse meu eu to usando os botões e os faders ou knobs..

Vê esses aqui.. Nesses o cara tá usando um rig mais \'cru\' de MIDI, o rig MIDI do meu dragão era bastante similar (só usava a questão dos IK e tal, etc..).. O que eu tô fazendo agora c vai poder tanto controlar dessa maneira, quanto usar o controlador MIDI pra controlar os parametros, aí dá pra mandar o bixo andar e tal XD..

https://www.youtube.com/watch?v=F-ov6ATtx5U
https://www.youtube.com/watch?v=SnDHjY5aD5c
(obs: Pra esse tipo de coisa, não compensa usar os faders motorizados (ex: é melhor usar um sequenciador, apesar de ser bonitinho de se ver..etc..))


Ah.. e, q nem tá no video lá.. No 3dsMax mesmo, desde umas versões mais antigas, uma das vantagens do rig usando Motion Capture é q vc pode usar varios equipamentos ao mesmo tempo.. Por exemplo pode usar mais de 1 controlador MIDI, pode usar um controlador MIDI + 1 Joystick, poderia estar usando 3 controladores MIDI (com uma pessoa controlando cada 1) e 2 Joysticks (com 1 cara controlando cada Joystick) e isso tudo de uma vez, então c faz determinadas animações bastante rapido com esse tipo de \'performance\' (por exemplo, poderia ficar 1 cara controlando só a questão do andar, outro cara controlando os braços, outro o rosto, e ainda por cima depois gravar por cima a trilha dos morphs faciais ou coisas menores, etc..).. etc... Resumindo é uma ferramente poderosa, pra se fazer animações :)..



To upando o primeiro lá.. Mas talvez eu faça um mais bonitinho nessa semana.. Aí vamo ver né.. Quando tiver terminado de upar posto aqui..(devia ter terminado já..)









A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Muito bom cara. O esquema da realidade aumentada então, não tenho nem o que falar.

Você já viu o leap motion? Com um desses também deve da pra fazer maravilhas.

Muito bom o tuto de midi cara, pena que não tenho nenhum controlador aqui pra testar.

Dei uma olhada meio por cima no tuto do robô e parece ótimo. Amanhã vou gravar o \'parenteses\' apontando pro seu canal e assim que tiver com o video online te aviso ;)
Na verdade acho que vou deixar pra postar ele só na semana que vem. Nessa vou postar a parte 3 de um tuto sobre bolhas de café e aí posto esse na semana que vem. Isso me da mais tempo pra criar mais algum pra outra semana e assim não fico muito tempo sem pubblicar nada.

link pro leap:
https://www.google.com.br/search?q=leap&oq=leap&aqs=chrome..69i57j69i60l3j69i59l2.583j0j7&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8

Abraço

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Pô véio, bem legal esse Leap Motion :).. Ví varios videos dele aqui.. Uma coisa estranha é q teria q ser feito alguma extensão no 3ds pra ele reconhecer a profundidade :z..

Mas então.. ele NÃO reconhecendo a profundidade (ví q ele usa a questão da \'profundidade\' pra \"clicar\" com o Leap Motion) ia ficar quase igual ao Motion-Capture com mouse :)... Talvez com mouse seja ainda melhor, q c vai tar com o braço descansando na mesa e tal XD.. Se vc nunca fez nenhum motion capture, põe o fim de um rig (tipo o fim do rig de um braço ou perna (q nem eu pus lá no video, aquele lá (\"o verde\")) de Motion Capture com o mouse pra testar, talvez um braço mecanico seja legal de controlar com Motion Capture de mouse (cada controlador (pra motion capture) tem determinadas vantagens ou desvantagens, o Mouse por exemplo c sempre vai estar mexendo em 2 parametros (pq o mouse tá de X e Y no movimento dele), com Teclado (o proprio teclado do pc) vc vai poder fazer acumulações de movimentos (envelope ASDR q nem num synth, etc..), com Joystick tem umas questões do mouse e umas questões do teclado, com vantagem de poder por varios ao mesmo tempo, e o MIDI vai se restringir pela tecnologia mesmo e tal (geralmente em controladores MIDI tem só faders, outros tem só botões e poucos faders.. O q eu to usando (q é de produção musical) tem mais ou menos a mesma quantidade de faders e botões.. botões tem varias vantagens específicas e tal, etc.. e faders são legais pq o fader fisico vai casar direitinho com o parametro ou questão lá do model.. e botões por sua vez, principalmente com sensibilidade de velocidade e pressão, são ótimos pq tem a característica de ir-e-voltar, então por exemplo, pra piscar um olho, dar um soco, um pulo, varias coisas, fica bastante vantajoso esse tipo de botão..) :)..



Mas a questão do uso lá da realidade aumentada, vou ver bem e dar uma pesquisada no MaxScript, pra ver se eu acho a questão do MIDI e tal.. Pra implementar MIDI a partir de outro programa ao invés de diretamente pelo aparelho.. Q aí essa questão fica bastante exclusiva do software (só ia precisar ter qualquer camera).. Imagina q c faria uma \'varinha mágica\' com um cubo (q é o icone da realidade aumentada la) na ponta, e com isso c ia fazer um motion capture em 3d e tal.. ou até usar a \'varinha magica\' como mouse, etc.. :).. É q é legal q é uma coisa q fica bem barata mesmo e talvez bastante eficaz..





@edit: Esse Leap Motion ia ser muito ruim pra Motion Capture mesmo.. É coisa legalzinha pra games e tal, mas é extremamente impreciso, etc.. Não daria pra usar em animação de uma maneira proveitosa.. (como eu tinha falado e tal, seria melhor usar um mouse mesmo XD)

Olha um video de teste dele:
https://www.youtube.com/watch?v=ZK5FRPwIWVE
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Verdade cara, ele é extremamente impreciso. Eu tinha ouvido falar nele há um bom tempo atrás e eles tinham um video de apresentação sensacional. Parecia que a parada tinha infinitas possibilidade mas, agora nesse ultimo video, da pra ver que é muito fraco.

Uma vez assisti um tutorial de como fazer o motion capture com o mouse. Era bem facinho mas acabei nunca uitilizando e acabei esquecendo da existencia.

Você deveria fazer tutoriais sobre o assunto. Eu particularmente não vejo muito coisa do tipo por aí. Vi por alguns videos que o teu inglês é muito bom. Eu se fosse você criava uma conta no vímeo e começava a publicar lá eventualmente. Existe uma comunidade de vfx muito grande lá, todos os melhores profissionais publicam e acessam conteúdo o dia inteiro e o mais legal é que você consegue trocar uma ideia com todos bem de boa!
Pense a respeito!

Gravei o Special Thanks e coloquei no meio do video, logo que eu termino o rig. Ficou legal ;)
Abs

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Valeu, to sem joystick aqui, q se eu fosse gravar uma coisa dessa já ia mostrar todos q dão lá no 3dsMax.. Vou ver com um amigo q tem um joystick aí qualquer coisa gravo na casa dele..


Dei uma estudadinha a mais no assunto do MIDI e ví q hoje em dia, com o \'Ardruino\' realmente fica bem facil fazer um controlador MIDI custom (se eu tivesse uma grana boua, todo personagem q eu criasse eu ia criar um hardware junto pra controlar animação dele heuhueuhe xd) :)..

Eu tava dando uma abordada no Blender.. E, infelizmente, até onde eu ví, não tem nenhum esquema de motion-capture pra Blender :( (to falando fazer o motion capture realmente, pra mim, transladar layers de animação gravados de um arquivo pra outro não tem nada a ver com motion capture e sim com \'load de animação\' simplesmente) .. Nem nada de controle com MIDI, achei um tanto estranho e francamente algo que beira o absurdo.. Vou ter q mandar um PDF pra uma comunidade de Blender, explicando o q é MIDI e tal, etc.. (pessoal tem uma visão de que o MIDI é igual a \'instrumento musical\', quando na verdade é uma \'interface\'.. até pq um monte de faders não é um instrumento musical, etc, etc.. vc vai poder usar a interface na produção musical, mas se usa pra tudo.. Toda vez q vc vê um box de faders numa radio, num studio de cinema ou de som (exceto no caso de uma mesa de som =D) é um controlador MIDI... Os controladores MIDI são como \'joysticks\' pra Samplers, Mixers, programas de computador, etc.. E como neles só tem a parte de controle (o MIDI) eles podem ser bem fininhos e \'elegantes\' e aí um leigo que vê acha q o equipamento inteiro é aquele controlador MIDI, e então tem uma percepção do equipamento ser \'ultra-sci-fi\', mas na verdade é uma tecnologia de interface/controle da decada de 80...).. Por exemplo, da mesma maneira q vc pode usar um fader pra controlar o volume numa musica, vc pode usar o mesmo fader pra controlar a saturação num material, de maneira animada, etc.. ou a altura de um objeto, etc.. qualquer coisa..

Inclusive, sobre o Motion Capture, n sei se eu tive um pensamento meio \'triste\' ou se o pessoal q faz esse tipo de coisa é meio empobrecido aí numa questão de praticidade ou até criatividade ou pro-atividade, numa questão tecnologica e tal... Ví ontem lá um video de uns caras fazendo Motion Capture.. eles deviam ser meio q \'profissionais top\' e tal, de cinema (são caras q fazem cinema) e tal.. Aí eis que (no começo do video)) ví os caras lá prendendo lantejoulas com leds no corpo de um cara.. imediatamente lembrei daqueles videos de \'poorman Motion Capture\' (q o sujeito grava um video de um \'ator\' com pontos luminosos presos no corpo e numa sala escura, e então usa esse video como \"blueprint\" pra animação), aí pensei \'naah, nãovão fazer isso, tal.. nun-num-nahh-nahh-não...\', mas foi exatamente o que fizeram.. Puts grila véio, e tiveram q passar nuns 3 programas pra limpar a bagunça lá (o conceito filosófico dessa captura de movimentos é extremamente similar ao do Leap Motion lá.. ou do Kinetc, etc..)..

Bom, enfim.. Acho q hoje em dia existem sensores de giro bem pequenininhos e eficazes.. Esses sensores podem ser usados como \'encoders\', pro q vc quiser e tal.. A minha ideia é usar esse tipo de sensor, fazendo o encoding pra MIDI, e sendo recebido por um aparelho, que por sua vez mandaria esses comandos MIDI (via USB) pro 3ds.. Aí ia ser questão de mapear os bones e aplicar o Motion Capture de MIDI.. E isso não teria viés quase nenhum, alem de ser instantâneo e tal (e muito mais barato.. apesar de ter q se contratar um cara de Eletronica, pra montar a maquina e tal =D)..



A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Poorman Motion Capture auhauhauahuahuha

Certeza e, com essas tecnologias estilo Kinect, motion capture vai ser bem comum no futuro.

Quanto ao esquema do Blender, manda e-mail pros cara sim!
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com

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