Valeu, to sem joystick aqui, q se eu fosse gravar uma coisa dessa já ia mostrar todos q dão lá no 3dsMax.. Vou ver com um amigo q tem um joystick aí qualquer coisa gravo na casa dele..
Dei uma estudadinha a mais no assunto do MIDI e ví q hoje em dia, com o \'Ardruino\' realmente fica bem facil fazer um controlador MIDI custom (se eu tivesse uma grana boua, todo personagem q eu criasse eu ia criar um hardware junto pra controlar animação dele heuhueuhe xd) :)..
Eu tava dando uma abordada no Blender.. E, infelizmente, até onde eu ví, não tem nenhum esquema de motion-capture pra Blender :( (to falando fazer o motion capture realmente, pra mim, transladar layers de animação gravados de um arquivo pra outro não tem nada a ver com motion capture e sim com \'load de animação\' simplesmente) .. Nem nada de controle com MIDI, achei um tanto estranho e francamente algo que beira o absurdo.. Vou ter q mandar um PDF pra uma comunidade de Blender, explicando o q é MIDI e tal, etc.. (pessoal tem uma visão de que o MIDI é igual a \'instrumento musical\', quando na verdade é uma \'interface\'.. até pq um monte de faders não é um instrumento musical, etc, etc.. vc vai poder usar a interface na produção musical, mas se usa pra tudo.. Toda vez q vc vê um box de faders numa radio, num studio de cinema ou de som (exceto no caso de uma mesa de som =D) é um controlador MIDI... Os controladores MIDI são como \'joysticks\' pra Samplers, Mixers, programas de computador, etc.. E como neles só tem a parte de controle (o MIDI) eles podem ser bem fininhos e \'elegantes\' e aí um leigo que vê acha q o equipamento inteiro é aquele controlador MIDI, e então tem uma percepção do equipamento ser \'ultra-sci-fi\', mas na verdade é uma tecnologia de interface/controle da decada de 80...).. Por exemplo, da mesma maneira q vc pode usar um fader pra controlar o volume numa musica, vc pode usar o mesmo fader pra controlar a saturação num material, de maneira animada, etc.. ou a altura de um objeto, etc.. qualquer coisa..
Inclusive, sobre o Motion Capture, n sei se eu tive um pensamento meio \'triste\' ou se o pessoal q faz esse tipo de coisa é meio empobrecido aí numa questão de praticidade ou até criatividade ou pro-atividade, numa questão tecnologica e tal... Ví ontem lá um video de uns caras fazendo Motion Capture.. eles deviam ser meio q \'profissionais top\' e tal, de cinema (são caras q fazem cinema) e tal.. Aí eis que (no começo do video)) ví os caras lá prendendo lantejoulas com leds no corpo de um cara.. imediatamente lembrei daqueles videos de \'poorman Motion Capture\' (q o sujeito grava um video de um \'ator\' com pontos luminosos presos no corpo e numa sala escura, e então usa esse video como \"blueprint\" pra animação), aí pensei \'naah, nãovão fazer isso, tal.. nun-num-nahh-nahh-não...\', mas foi exatamente o que fizeram.. Puts grila véio, e tiveram q passar nuns 3 programas pra limpar a bagunça lá (o conceito filosófico dessa captura de movimentos é extremamente similar ao do Leap Motion lá.. ou do Kinetc, etc..)..
Bom, enfim.. Acho q hoje em dia existem sensores de giro bem pequenininhos e eficazes.. Esses sensores podem ser usados como \'encoders\', pro q vc quiser e tal.. A minha ideia é usar esse tipo de sensor, fazendo o encoding pra MIDI, e sendo recebido por um aparelho, que por sua vez mandaria esses comandos MIDI (via USB) pro 3ds.. Aí ia ser questão de mapear os bones e aplicar o Motion Capture de MIDI.. E isso não teria viés quase nenhum, alem de ser instantâneo e tal (e muito mais barato.. apesar de ter q se contratar um cara de Eletronica, pra montar a maquina e tal =D)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..