É q antigamente chamavam isso aí (vc por pontos de luz num cara e usar um studio escurecido e tal, ou pegar um cara filmado de lado num movimento e tal, o q é a mesma coisa (com as luzes só é graficamente mais limpo e tal)) de \'poorman motion capture\' XD..
Veja bem q, pelo menos pra mim, isso aí n é motion capture, é uma gravação de um lugar escuro com pontos de luz.. Pra mim, ou pra uma máquina, isso não vai querer dizer muita coisa, entende.. A ideia na verdade é gerir realmente, e não corrigir.. Um sensor de giro (ou até um exoesqueleto bizarro onde teriam potenciometros escondidos nas articulações) vai controlar uma rotação realmente, aí vc trabalhando as grandezas (q nem eu mexo ali nas grandezas do Atribute Holder ou Motion Capture), pondo os sensores nos lugares mais adequados, \'é um só play\' (ia gravar direto no 3ds, instantaneamente)..
O que eu quis dizer com \'pra mim ou pra uma máquina\' é q, tem q se usar a lógica pra reduzir a matemática, e a matemática pra complementar a lógica.. Se usar um Kinect, ou pontos brilhantes é quase a mesma coisa (o Kinect consegue ser pior), é algo como \'se forçar a matemática\' pra consertar uma questão que é \'lógica\'.. Mas, pelo menos do jeito q é concebido o Kinect (é o mesmo sistema q o Leap Motion) \"não tem matemática que corrija\".. Isso a meu ver ocorre pq o sistema lá ta pegando um monte de coisa q não deveria e tal..
Ou seja, esse tipo de sistema baseado em imagens (infra, de alto-contraste (o esquema dos pontinhos numa roupa preta, etc..) vc vai estar fazendo o \'capture\', mas se eu \'capturar um país inteiro\' eu não vou poder dizer q estou \'capturando determinado cidadão\'.. É aí q a logica tá errada percebe.. Pra mim, pra ser o motion capture tem q ter essas 2 coisas aí (\'motion\' e \'capture\'), \'motion\' é movimento realmente, e não geração de imagens, é capturar \'aquilo\' mesmo (no caso, um comando gerado por um sensor, que é traduzido pra um comando MIDI), que no caso se traduz por \'movimento\'.. É movimento no \'ator\' e no \'model\', com apenas a lógica intercambiando.. Isso, na minha opinião, é o q simplifica realmente.. É uma questão tecnologica e de conceito tambem e tal..
O Kinect e o Leap Motion são bem legais como coisas pra se usar num sentido de diversão.. Por exemplo, pra usar em games q recebem grandes (com possibilidade de imprecisão) gestos com a mão ou corpo (corpo no caso do Kinect) esse sistema \'via imagem\' funciona até q bem e tal.. Mas pra se fazer um motion capture mesmo, é meio \'terrivel\' mesmo hehe.. Tem um esquema de vc usar o Kinect pra Motion Capture nuns programas aí (tem no Youtube eu acho).. Mas.. véio.. Vou te falar q qualquer 1 faz uma andada (a andada é um exemplo, q é uma animação bastante \'classica\', etc..) melhor e mais rapido (MUITO mais rapido) naquele esqueminha do rig lá q eu passei (esses \"\"motion capture\"\" (image capture-content translate) ficam todos tremidos, com movimentos inexistentes q vc tem q limpar nos keys, etc.. Ou seja, no q c faz lá, põe a camera num lugar certo, cria o espaço e tal, anda 10 vezes lá na frente do kinect, espera o programa processar as informações... etc, etc, etc.. C já fez o char até copular de maneira parametrica e já tá nascendo os filhinhos do seu personagem... (e o pior é q nessa limpeza de keys, necessariamente serão perdidos componentes/nuances corretas do movimento também D=..)
Eu liguei pra um camarada q manja de lidar com esses ardruino da vida aí, pra engedrar uma maquina MIDI de Hollywood.. mas ele n tava em casa :z.. Se eu fizer aí faço um tópico sobre isso =D.. (mas primeiramente tem q fazer em 3D XDDDD heuhueuh)..
É, eu vou até dar uma explorada melhor no Blender antes de pensar nisso e tal, q no 3ds mesmo o Motion Capture e a questão do MIDI ficam meio escondidas mesmo.. Descobri por exploração mesmo e tal quando comecei a ler o Rig-Veda (\'Rig Veda\' mwahaheuheuh XD)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..