Walk Cycle > Atribute Holder

Por: Alvaro  

Em: 03/05/2014 20:32

(imagem: Parece até q tem coisa se esticando né XD.. Mas são pistõezinhos articulados, tudo rigido aí :).. (link-position/lookAt-lookAt/position-link =D)..)

Deve ser os livros que eu lí ou as experiências como mestre de RPG xd... Tento escrever de uma maneira bonitinha as vezes.. mas só as vezes mesmo XD..

Bom.. O bipede e o quadrupede são ambos mais tradicionais, mas aí um dia desses me veio à atenção o caso de uma cobra ou verme, e o caso de um animal como o urso, que usa movimento bipede e quadrupede..

Aí também inspirado num model lá do \'David3d\', que seria um verme-da-areia, só que robótico (\"sandworm\" é um monstro bem típico de jogos e fantasias ambientadas em desertos ou lugares áridos, na verdade é um monstro bom pra varios ambientes.. é um verme-da-areia gigantesco e tal.. com certeza vcs devem lembrar de alguns exemplos de filmes tanto de fantasia quanto sci-fi..) tava elaborando esse aqui (imagem)..

Ele é todo sólido mesmo e essas escotilhas se abrem e se viram pra cima, sendo q o conjunto exterior (toroide verde-claro, com as escotilhas, no caso abertas, etc..) gira :).. A parte de abrir a escotilha já fiz pra todos, fiz mais facil com Motion Capture.. Aí a parte do giro vou controlar com aquele esquema do giro controlável + Motion Capture..

Aí a cobra/verme é interessante q ou eu vou ter q deslocar o eixo do \'pai\' do rig pra tras e pra frente, ou eu vou ter q usar uma formula bastante \'engraçadinha\' pra casar e tal... Outra questão é q ela vai ter q poder se levantar enquanto anda.. então, depois da \'cintura\' da cobra, q seria o superior hierarquico das peças, as peças teriam q ter 2 controllers com alternancia controlada entre um e outro (conceitualmente semelhante à parada lá das duas estrelas no rig lá..), sendo q num a máquina vai estar com o \'torso\' (\"\'\" pq é tudo igual e tal..) no chão rastejando ou levantado, etc..

Fiz com esses pistões articulados também pra tentar fazer o movimento similar à uma taturana por exemplo, q como meio q uma \'onda de compressão\' vai passando pela taturana e vai fazendo ela andar (no caso desse model, um conjunto de pistões seria comprimido depois o outro e tal, fazendo \'ondinhas\' disso conforme o tempo ou andar do personagem lá..(ou fazer um movimento circular, q ai o \'rabo\' ia fazer meio q uma espiral, etc.. xd) q nem no outro rig, etc..

O manuseio geral vai ser similar ao de uma cobra poly com skin/physique passado, aí depois faço um video com um movimento parametrico pra cobra.. Mas acho qvou fazer um do andar parametrico normal melhor e por no Vimeo =D..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Car%$#o
Rola um vid disso?
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
(imagem: na thumbnail parece um parasita do mal e tal XD)..

Fiz uma cabeça pra essa máquina e tal, aí fiz um rig bem simples pro corpo, esse aí seria como a \'estrela amarela\' (pra controlar na mão ou motion capture (sem ser parametrico)) aí estou pensando bem ainda em como seria feita a questão dos parametros.. Principalmente a questão de rastejar.. Mas tenho q fazer alguns ajustes como limitar o angulo de giro das peças pra que os pistões não se soltem xd.. E ainda fazer a parte externa girar e tal...

Aí depois q eu conseguir esse certinho faço um video de andar com pernas e com rastejantes, q já percebí q algumas questões logisticas do rastejamento teriam impacto bastante sensível em se aplicando na logica lá do andar com pernas..

(a primeira é mais acustica ou crua, a segunda é mais \'studio\'.. duas versões legais..)

(\'Hay hombres que lucham un dia
Y son buenos..
Hay otros que lucham un año
Y son mejores...
Hay quelles que lucham muchos años,
Y son muy buenos..
Pero hay los que lucham toda la vida..
Estos,
Son los Imprescindibles...)

(*(APUD - Bertold Brecht)*)

(nôn manjo mútcho echpanõll entônces pode estar errado XDD)

(ah é, e a segunda tem o Milton, o que engorda e emagrece sucessivamente, ele sempre tem uma performance \'carregada\' que eu acho bem legal =D)

Enquanto fui comprar as minhas comidinhas noturnas, enquanto cozinhava a janta,e agora, enquanto a minha ceia cozinha, estive pensando na questão do movimento das cobras e dos seres rastejantes..

Já percebí uma coisa bastante crucial.. na verdade o caminho que, por exemplo, uma cobra segue, não é curvado, é reto ou \'reto apontando pra \"normal\"\' assim como o movimento de qualquer ser q tenha a cabeça \'no fim do corpo\'.. A questão é que as vertebras da cobra são rigidas, então, é necessário esse movimento que a cobra faz.. então, \"onde está mais curvado, o corpo se levanta\" (e, evidentemente que, tanto pra conservar energia quanto pra otimizar o movimento com esse potencial energético excedente, a cobra levanta o minimo o possivel, então ocorre essa \'ilusão\' de \"waving\" na trajetória do caminho da cobra... etc.. =D) e com isso, somado ao movimento \'pra frente\' (com relação \'à normal\' ou seja, \"o pra frente \'Local\'\") ele anda... Já pra uma tatarana/taturana ou verme, existe uma compressão nas partes (\"vertebras\")

Inclusive, lembrei daquela duvida lá meio q pendente do RicMage.. Lembrei q algumas vezes pensei q essa questão de se aplicar um ente rigado como particula, como vc fez no exemplo das pernas andando (muito chique por sinal =D), talvez seja \'a resposta\' pra questão do RicMage lá, da questão dos asteroides.. Se um asteroide emitido por essa lógica, num pflow, colidir com outro asteroide, só que no caso um de rig e não emitido por particulas, o primeiro sentiria o efeito né?.. Pensei nisso algumas vezes mas como não sei aplicar ainda não pude aferir a veracidade disso :)..

@edit: Mas, a Merceces Sosa poderia ter perfeitamente completadas (\"completado as\".. )isso é questão de horario heuhue.. xd..)) as Quinze Toneladas, que não seria capaz de obter sozinha, nessa musica, o Peso obtenível por sua associação com o Milton, nessa musica.. Um performer que é capaz de ganhar e perder peso assim... Certamente que o Milton atribuiria à essa musica muito mais que as Quinze Toneladas típicas de um \"hit\".. XD..

Primeiro teste, faltam alguns parametros e alguns movimentos também :)

Outro teste, agora falta algo como um flex pra dar pra andar de fato com ela, pra ela poder virar e continuar andando, etc..
To vendo maneiras de conseguir fazer um \'wrap up final\' desse tipo de rig, esse wrap-up vai poder ser usado pra qualquer rig desse tipo..

Esse \'wrap-up\' vai ser pra controlar a locomoção do personagem a partir do teclado (vc aperta pra frente e o personagem anda pra frente, aperta pros lados pra mudar a direção, e pra tras pro personagem andar pra tras..

É uma parte meio \'nebulosa\' pq com o Float Motion Capture ele só ta movendo pelo \'mundo\' e não pelo \'local\' (como deveria ser (como mostrei lá naquele primeiro video do robô, dando pra mover pra qualquer direção e tal), e como é, controlando por Bezier Float (o controle normal)) não dá nem a pau pra mover pelo \'local\' com Motion Capture (diretamente)..

Esse \'wrap up\' vai ser um pouco diferente, mas bastante similar pra bipedes, quadrupedes e rastejantes.. Pra bipede haverá um \'delay\' no giro da spline que determina o passo, sendo que o giro ocorrerá ao contrario da rotação do rig e apenas na perna do lado oposto ao sentido do giro (ex: ele gira o pé de apoio e então dá o proximo passo).. Pra quadrupedes e rastejantes, ou um controle de giro, ou uma splineIK com Flex pra compensar o giro..

Dessa maneira não será necessária spline pra controlar um só personagem :)..

Pensei um pouco sobre isso e me veio à mente a palavra \"quaternion\" como resposta.. Mas não sei ainda o que significa e me parece excessivamente dificil de entender.. Vou ver se consigo aplicar algo congenere...
u cara é um Louco! rsrsheuheu, Tá maaassa Fox!! Keep On

Braço!
Ricmage
É.. essa partezinha final tá meio dificultosa mesmo.. E tbm to fazendo uns negocínhos pra umas empresas de moveis planejados então aí é \'ôsso\'.. Ontem tive dificuldades de dormir pensando numas coisas relacionadas direta ou indiretamente a isso..

Mas uma coisa bastante legal q pude ver com isso foi ver um pouco, novamente, sobre o grande Bhaskaracharya (o Bhaskara II da India (a quem se atribui a formula pra equação do segundo grau)).. Tive que investigar umas questõezinhas sobre conceitos trigonométricos, e preferí buscar referencias com o Bhaskara..

Aí ví uns textos traduzidos e tal, e fui no Wikipedia e tal pra ver uns conceitos tbm q lá tem uns desenhos bem descritivos dessas funções.. Fiquei feliz ou aliviado quando lí o artigo sobre o Bhaskara, quando li que ele tinha a mesma opinião que eu sobre a divisão por Zero... E também eu tava um pouco descrente acerca de planejamentos de máquinas circulares de movimento perpétuo (a máquina vai girar \'pra sempre\' (na verdade, por muito tempo, depois do cara que construiu morrer, a máquina estará girando.. porém não é perfeitamente \'perpétuo\' de fato, etc.. Mas daria pra economizar bastante com luz XD).. Engraçado que a divisão por Zero é similar em realidade a outras operações matemáticas comuns(é tão \'impossível\' quanto somar 2 numeros, etc..=D), e se tem um entendimento estranho sobre isso parece.. hehe.. Ah.. e também na questão do movimento perpétuo, segundo o Wikipedia, esse excelente Bhaskara foi o primeiro a descrever e desenvolver uma máquina circular de \'movimento perpétuo\'.. =D..

Vou dar uma pesquisada pra ver onde se acham os livros de Bhaskara. Os livros Lilavati, Bijaganita, Grahaganita e Goladyaya... \'Graha\' significa \'planeta\', esse livro Grahaganita descreve os movimentos dos planetas e estrelas, entre outras questões.. Se eu obtivesse esse livro seria muito mais facilitado o processo todo de criar corpos planetários e animar eles com propriedade e tal..

@edit: Do jeito q tá esse esquema de rig, já dá pra animar ele num caminho, sendo com uma spline, sendo girado e movido sucessivamente, etc (ex: Similar a um CAT só q com possibilidades de controle a mais, como por exemplo o motion capture direto ou indireto).. A questão, essa parte é meio \'birra\' mesmo e tal, apesar de ser extremamente útil.. Aí eu citaria o \'Sid do Nordeste\', \"é porque é, porque é mesmo\" e é isso aí né hehhehe... vamos ver se eu consigo controlar a locomoção de um personagem atravez do teclado.. xd..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138069

Últimos membros registrados: machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless.

Usuário(s) on-line na última hora: 621, sendo 24 membro(s) e 597 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Geraldo Nunes, Duda, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Celso Borttoloto, Antonio, Sergio1987, Felipe Duarte, gago, renaz, Luis Antonio, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, claro_lima, Thiago, machadowr, Eng Damasceno, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.