Ah sim, valeu, esse video é interessante e já ví algumas vezes e tal..
Separar essas coisas é uma atitude de bastante bom senso e tal.. Pra fazer essa animaçãozinha do video com o tracejantezinho, eu procedí de uma maneira conceitualmente similar (eu renderizei umas partes separadamente.. por exemplo o material brilhante foi renderizado separado, senão ele não iria ter o \'recorte\' mais apropriado, etc..)..
Mas acho q com o \'particle flow\', e com texturas \'de efeitos especiais\' (materiais não-realisticos) do Scanline ou Vray, e talvez usando algo como um \'blobmesh\' gerado por uma logistica de particulas, acho q dê pra fazer esse efeito \'com volume mesmo\' e tal.. Ví umas cenas com esse tipo de efeito (q a luz \'pinta\' onde passa e tal) e reparei que a camera nunca se move.. Isso é pq o efeito foi feito na pos (ex:AE) e está \'na camera\' e não \'na cena\' 3d mesmo.. Já, se eu articulasse um \'blobmesh\' de particulas, essa \'mancha\' luminosa seria 3d mesmo e poderiamos animar a camera numa cena com esse tipo de efeito =D (o efeito estaria num volume e não \'na lente da câmera\', etc.. algo como um \'vazamento radioativo\', etc..) xd...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..