Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
claudiosdr   Brasil - CE
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
mse   Novo Hamburgo

Portfólios Ver Mais

farcfox   Rio de Janeiro RJ - RJ
Nickolas07   São Paulo - SP
3DMais   Sorocaba - SP
hunterkoon   sao paulo - AC

Vray_Opacity_Render_Rapido

Por: Ricardo  

Em: 16/07/2014 11:30

Então véio, eu tava tentando fazer dessa maneira com forças, mas não vai ficar legal realmente e vai fazer pesar devido aos calculos das forças... Depois eu te passo esse bang aí.. Inclusive, depois te passo um script pra fazer um sistema planetário, com direito a cinturão de galáxia XD..


Mas, sobre as sombras excessivas e tal.. Vc tá usando a auto-iluminação no material da fumaça? No caso aí vc tem q usar uma auto-iluminação na fumaça, e então não vai sombrear no meio.. É uma coisa um tanto natural de imaginar que, uma vez que no meio da \'explosão\' lá vai ser o lugar onde vai ter mais elementos ao redor, ele vai estar mais sombreado naquele momento.. Então, é típico se usar um material com efeito de auto-iluminaçao, geralmente também usando particle age, pra se contornar esse problema de uma \'redoma geradora de sombra\' que parece estar sombreando o centro das explosões aí.. Caso vc não esteja usando um recurso de auto iluminação no material aí problemático, tenta usar :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Aê Fox!
Vou ver se o selfilumination ajuda,
mas tem o lance que quero que os asteroids q passem na frente da luz
gerem sombra na poeira então nao posso exagerar no self,
e tb usei um bumsin na poeira logo a tem q pegar um luz direta pro efects aparecer.

Pois é, se ficasse só escuro suave no meio até iaser legal, negocio que fica pe meio Defect , se você prestar atenção vai ver.
e o escuro nesse caso apareceu no meio de onde tem mais facingscom opacity,
mas sendo o problema o transparence levels, pode aparecer em quase qualquer canto que osfacing estiverem em grande quantidade uns atras dos outros,
coisa queprovavelmente vai acontecer quando eu tirar desse sample de volumetria teste e pôr na volumetria do Cinturao.
Por enquanto to só dminuindo a quantidade de facings pra ve se gerao efeito legal e nao surgem essas \" manchas \" escuras.


Po, Brigado, nao entendi exatamente como c fez só com script tudo isso,
mas se num tiver galho pra tu, quando tiver pronto manda aê!

Braço rapá,
bração pessoal.
E qualquer outra ideia. Fala aê.


Ps.:Ah, só lembrando, se alguem souber mudar de jeito facil o pivot do operator \"Spin\" em dado \"age\" 1 dos pedaços grandes do asteoids que ta pro centro do asteroid e quero que gira no centro Do pedaço. ...

Esse último video ficou foda ric!
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Valeu Alvaro! : ]

Aê, to testando os varios problemas e tentando corrigir em scanline mesmo,
é muito detalhe e bug do próprio pflow pra ficar testando com vray.

Diminui a quantidade de pedras pequenas e de facings dos rastros de poeira das pedras pós quebra, e o Defeito de Transparence Levels que Não descobri como ajeitar no scan sumiu,.. tomara que deste jeito mesmo como cinturão todo ele aguente sem esse defect.

O tamanho final do Cinturão de Asteroids ,
estou pensando em algo como esta nas imagens acima,
de vera seria muuito maior, mas acho que ficariainviavel,
e desse tamanho penso que ja da pra enganar legal em quase qualquer take.
As imagens acima foram em V-ray, a animação abaixo em Scan.


Ainda todo em scan,
de varios angulos pra ver como ta se comportando a luz na poeira,
..pra quem quiser ver mais de perto, ta em 1080p:


Acho q consegui um resultado até bacana pra poeira.


Fora o problema do Transparence levels,
os problemas que ainda restam são:

1 - Algumas vezes quando gero o Cache de HD, e boto pra render, quando ele chega num frame la na frente, ele troca os facings da fumaça por geometrias iguais as dos pedaços grandes, aí ÔOOsso pra saber se é algum vacilo meu no Flow que criei, ou algum bug do Pflow em si, com algum erro de memoria... queria muito de ter alguém pra me dizer : /

2 - Se você Olhar pras sombras(shadow map) dos asteroids geradas nas Poeiras, elas ficam meio que flicando.

3 - Nas colisões que os asteroids nao quebram, mesmo assim eles soltam alguns poucos estilhaços, q aparecem na média da posição dos asteroids que colidiram. Processo que foi feito pelo Alvaro aqui do forum, sério mesmo, Valeu a força Alvaro o/ : ].
Em boa parte dos casos até que engana legal, mas como os asteroids nao são sphericos totais, muitas vezes eles aparecem em um ponto no meio do nada entre os dois asteroids q colidiram.

4 - Pós colisão , os pedaços grandes dos asteroids, giram em torno do eixo Centro do antigo Asteroid, quando são pra girar em torno do centro do pedaço. Consigo por facil pra girar em torno do centro do pedaço, mas daí na hora da quebra ele usa esse mesmo eixo pra posicionar os pedaços puxando todos pro centro do asteroids quebrado, e de perto você nota que nao fica tão convicente a quebra, to vendo um meio que quebrar como está, e antesde começar a girar, jogar pra outro evento que use o centro Do pedaço, em vez do centro do asteroid.


E acho que é isso, de resto vai ser refazer os asteoids valendocom um definição de polys e texturas melhores e maiores.
Tentar por pelo menos Dois modelos de asteroids e conseguir manter a quebra certinha.
Separar as cenas em duas, vray pra cenageral e scan só pras poeiras, e ver a pipeline certinha de gerar o Cache HD na cena vray e usar o mesmo pra duas cenas pra bater exato a composição das poeiras com a pedras.
E tocer pra ficar viavel quando for render a animação do volume de asteroids no Cinturão Completo.


No mais são detalhes mais faceis de resolver.

Alguém tiver alguma idéia sobre qualquer um dos tópicos ainda pendentes,
ou qualquer crítica sobre o como está agora, por favor...


Ps.:
- As vezes tenho a impressão que sou a única criatura que tenta esse tipo de cena sem krakatoa ou semelhante, e desta maneira.

- Não sei se deu pra notar o piscar das estrelhas e galaxias no BG, mas eu q fiz num 360 bem bolado de procedurais da Via Lactea em outro projeto. : ]]




Abraço!!
Ricmage


Aêw pessoal,...
penso que achei dua saídas pra acertar o Spin no eixo certo.


1 - Após a quebra, Animar o mesh \" element \" dos pedaços do asteroid
em sua posição pro centro do pivot,
e pôr \"animated shape\" e pôr por \"particle age\" la no \"Shape instance\" no novo evento.

2 - Após a quebra jogar os pedaços dentro do MPWorld denovo, Alvaro que deu idéia.
Ele tava dando uns defeitos de jogar muito rápido os pedaços pra longe, mas pode ser por q quando começa a simulação alguns estao dentro de outros, apesar do MPShape
Não mudar o shape colisão de um evento pro outro( oquô é chato ), mas vou ver se
aumentando a tolerancia de penetração entre as particulas resolve.
Nessa cena simples deu certo:


..vou testar na valendo.



Alguém souber se tem como jogar pro MPworld,..
Mas desabilitar a Colisão entre as particulas no MPworld,
da u toque!



Braço!
Ricmage
Tentei de novo e tal, na verdade tá dando o render aqui :b..

Consegui fazer com um efeito bem legal no scanline mesmo... Mas aí tá levando 1 minuto por frame nessa resolução, e quase 3 por frame em 1600.. To renderizando aqui aí deixo o video pra baixar (o youtube degrada o video então não daria pra ver determinadas questões..)..

(e isso pq tá meio pobre ainda.. Sem as colisões das partículas, vai muito mais rapido mesmo, talvez eu esteja fazendo algo de errado tbm..)

(mas, mesmo assim, já é bem mais rapido do q se fosse com o V-ray..)
(.. e sem o \'granulado\' típico de efeito atmosferico no Vray...E tirar esse granulado do VEF deixa o render muito mais custoso no q se refere ao tempo.. No V-Ray fica maravilhoso mesmo.. Eu faria idealmente no V-ray, só q numa renderfarm hehee.. Mas pra fazer um anel de planeta provavel q eu ia usar esse macettes... hehe.. vou testar pra um planeta depois..)


Tem meio q um \'residual de volumetria\' pra dentro, mas imagino q aumentando o toróide (deixando por exemplo na proporção do seu) não haveria esse problema aí..


Aí então fui fazendo as orbitas e tal, e os objetos q seguem orbitas e tal.. E então, novamente (q nem naquela primeira vez..) me dei conta q, realmente, não existe a possibilidade de ocorrencia de muitas colisões não.. Na verdade, os objetos celestes estão fazendo aquele \'circulo\' justamente pq eles tem questões de velocidade muito similares.. De fato, é ilógico pensar em muitas colisões num cinturão de asteoides..


Sei q, por aí no vácuo do universo, um pouco mais longe do que a minha mão alcança, mas ainda assim aquém do alcance da nossa intelectualidade, existem também \'campos\' de asteroides.. Nos campos de asteroides (eles ficam entre varias gravidades diferentes, por isso tem formas não muito definidas e forças mais variaveis entre elementos (entre um asteroide e outro, ao contrário do q ocorre numa orbita, onde as velocidades são extremamente similares, em compatibilidade com a própria Orbita em sí..)



É.. Imagino q dê pra aproveitar pra um cinturão de asteróides.. mas essa técnica aí da imagem fica muito chique e facil pra se fazer um \'anel\' (q nem os \'anéis de Saturno\' e tal.. xd..)








Certo q me \"dá coceira\" esperar render.. UH!







@edit: Mm, se pusesse aquele terrível Sol q vc tinha feito uma vez já ia ficar chique heim =D..

@edit2: Talvez com uns recursos do render padrão do Blender ficasse até mais facil.. O Blender Render (recente) tem opção de \'luz negativa\' e \'sombra volumetrica\' (ao invés de luz), o q seria um grande facilitador aí.. xd..





@edit3: Pior q uma vez aí, acho q na penultima ou ultima resposta q eu tinha dado nesse tópico mesmo, depois fui fazer o script lá, pra aplicar o Motion de orbita (transform Rotation e Move (e talvez o Scale, pra ficar confortável de controlar o tamanho do objeto celeste, etc..).. Só q, por incrível q pareça, pra por um attribute holder e os parametros custom por script é muito mais dificil q no rig comum mesmo.. Eu ia fazer um botão com uma user interface pra vc selecionar um objeto, e apertar o botão e ele ia ter os parametros de orbita e o movimento.. Mas isso acaba sendo um pouco chato.. xd.. mas vou ver um jeito mais simples enquanto n aprendo isso aí.. talvez dar merge num helper com a orbita aplicada, etc.. aí facilita, etc.. vou ver isso aí no fim de semana :)..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Aêeee Fox!
Massa po, Quando render o video pôe aí pra gente vê!

É num cinturão com apenas uma força maior central ha de se imaginar que nao era pra haver muitas colisões,
Aqui no meu só colidem poque além do vortex usei tb um gravity , então além de girar ao redor do \" Sol \" os asteroids tb sobem e descem como se ainda estivessem se alinhando afaixa do anel.

mas segundo os cientistas rsrrs dizem q os planetas de nosso sistema se formaram dessas colisões, mas Belezz.

Rapaz, esse problema com o volume light no scanline, dele deixar um vestigio de Volume no centro, mesmo cortandop com o far e near atenuation, no Meu também Teve.
rsrsr Foi com volume light q tu fez né?

Poxa mas tava querendo muito voltar pro scan,
minha versao Vray do Campo de asteroid custa bemmm mais,
só troquei pro Vray, por causa desse problema com o centro do volume light.
E porque to só com 6gb Ram, daê pra fazer o Fakeosity e as sombras com Shadowmap direitin pra todo o cinturão de asteroid fica travando, ou fica com muito pouca definição as sombras.


Novidades, posta por aqui!

Braço!!
Ricmage
Aê! o problema do Spin dos pedaços dos asteroids resolvidos poranimação do Element do mesh:


Botei animado em 30 frames, apartir da quebra você aind anota eles girando no eixo errado mas depois a mesh vai indo pro centro do pivot e fica certin.

Queria ter certeza, mas tenho impressão que assim fica mais rapido e leve do que jogando pro MPWorld. Vou fazer essa solução no arquivo valendo dos Asteroids.

Só nao vo ter as colisões, mas ja tinha abstraido as colisoes dos pedaços mesmo,
e no MP World como ele Nao muda a Mesh de colisao de um evento pra outro além de mais lento ia ficar errado mesmo... paciência. mas se alguém Souber aí, Por favor..o/

Braço!
Ricmage
Ps.:
Fox, luz negativa no max se vc por valores negativos acho q ele faz.

Quele Sol po, pra render tudo junto talvez seja meimei de juntar as duas cenas
tem muita particula e efeito, mas da e qualquer coisa também só render separado e se bota com alpha no centro.
Tinha posto no turbosquid po: http://www.turbosquid.com/3d-models/star-solar-3d-max/827541?referral=Ricmage

Mas quando tiver com tua cena prontinha e quiser messmo, fala comigo inbox, que vejo um jeito de te mandar, nem que seja as sequencias p tua camera : ]

faz um Facebook aê rapá


Braço!
Ricmage
Ahn véio... Foi burrice minha.. Quando eu li essa mensagem q pensei um pouco e lembrei disso aí.. xd..

Então.. É a \'atenuação\'.. xd.. Eu tinha q ter deixado em 80 pro final.. Dessa maneira esse \'residual\' some e fica um toroide perfeito praticamente..

É a atenuação nos parametros da Volume Light.. xd.. Ele vai remover esse \'residual\' aí.. Eu tinha q ter posto ele em mais ou menos 80%.. Esquecí..

Mas com o vídeo vou deixar também o arquivo.. Aí vc dá uma olhada tbm e tal..




Como eu n fiz o script ainda, vc pode já usar os \'planetas\' e adaptar os parametros deles (salva um planeta só (de preferencia o planeta q tem luas, pra vc poder escolher mergar também uma \'lua\' (uma \'lua\' tem uma formula \'composta\' (ela gira em torno do planeta, assim como o planeta gira em torno do sol, etc, etc..))..


(Se for salvar o planeta com lua pra usar ele pra outras coisas, salva o Planeta, a Lua e a \'Singularidade\' (a \'Singularidade\' é o centro do giro (o lugar do Sol ou de um Buraco-Negro, etc..))


Esses planetinhas aí rigados facilitam bastante pra criar esse tipo de coisa.. por isso q pensei em fazer um script pra por de uma só vez esse rig em qualquer objeto apertando um botão e tal.. (daria pra fazer muito rapidamente um \'átomo\', ou um \'sistema solar\', etc.. coisas desse tipo)..


Aí, como tô sem o script pra facilitar, o q eu fiz foi mergar um planeta com lua e só fui clonando o planeta e linkei o \'meteoro\' e dei uns scales pra diferenciar e dei hide no planeta pra dar o render..(poxa.. veja bem, usando o script bonitinho com uma user interface legal, vc ia só determinar quantos asteroides teriam e apertar o botão, e ele ia criar o cinturão pra vc e tal.. etc.. etc.. já dando um \'scale random\' e variações nos parametros de orbita..).



Renderizando aqui ainda :z.. Já ví umas \'equivocadas\' (pra não dizer umas \'murder\') mas vou deixar q já foi 1/3.. xd..



A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707673.

Total de membros registrados: 135274

Últimos membros registrados: j3ff3rson, fernando mourao, raven3ds, Rex12345, MKSW, Patrícia Filipa , gsleit123, NicollyC.

Usuário(s) on-line na última hora: 510, sendo 21 membro(s) e 489 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Andrezão de Paula, Roberto Movanni, Le_Andro, Vladis, marcelo de moraes, jotasoares, Ronaldo Junior, Juarez, mauriciovrc, Rodrigosouza3D, Baldo, Pedro Juliato, Leonardo, Augusto Peixoto, Jorge Henrique, magster, marcola, Reinaldo Silva, nandao, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.