Concordo com o New.. Mas é q as vezes por uma questão de \'produção mais comercial\' de imagens mesmo, não dá pra se dar ao luxo de modelar boa parte das coisas.. Mas, realmente, pelo menos pra mim, o model vale muito, mas muito mais mesmo, sem questões de opacidade simulando furos... Pra mim, opacidade simulando furos é coisa de games, pra se fazer cercadinhos.. como no Duke3d (XDD).. Certamente que, se usando por exemplo uma textura vetorial (depois do max 2013 e 14) na opacidade, esse problema vai ser minimizado... O calculo da distancia nos bounces vai ser muito logisticamente prejudicado com \'furos\' na opacidade, e isso é plenamente compreensível e até \'correto\'... Realmente, usar mapas de opacidade como se fosse num game, parece uma solução viavel, mas, conceitualmente, é incompatível com uma técnica realistica.. E isso é uma coisa bastante lógica de fato.. O plane com opacidade é uma técnica não-realistica, e o GI é uma técnica realistica.. E casar as técnicas realisticas e não realisticas é sempre laborioso, quando não pra nós mesmos, pro processamento, na hora de renderizar..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..