Pra reduzir a imagem, com o comando de tamanho de imagem do PS, vc vai poder escolher o método/algoritmo (tem uns métodos pra vc escolher, e até diz quais seriam melhores pra redução, etc..)..
Pra ampliar a imagem, sempre vai haver distorção e perda perceptível de qualidade.. Uma vez q vc vai realmente apenas esticar a imagem.. Aquele negócio q tem em alguns filmes de ação, quando o cara manda \'ampliar e limpar\' a imagem, é coisa de conto de fadas realmente (quando a cara do antagonista do filme lá tá embaçada numa filmagem de camera de segurança, a cara do sujeito são uns 5 pixels q são só cor, e com um tipo de comando mágico \'o computador\' transforma isso numa imagem perfeita, etc, dando pra ver de quem era o rosto, etc.. hehe).. Uma vez que a imagem tá pronta naquela resolução, ampliando demais vai pixelar, etc.. Aí pra tirar um pouco dessa impressão vc vai poder usar recortes de arestas ou coisas do tipo, mas não vai trazer mais detalhes (como se a imagem fosse grande), e sim corrigir pixelamento, etc..
No som, antigamente se falava da \'primeira lei da equalização\' xd.. Que é, uma vez que algo foi perdido, foi realmente perdido pra sempre.. No som, quer dizer que, caso vc tenha eliminado completamente uma frequencia num equalizador, não vai haver nada possivel de, nos equipamentos depois dele, recuperar essa frequencia.. Vc poderia trabalhar visando encobrir essa qustão, de uma maneira artistica, ou por outra coisa parecida no lugar.. Mas aquilo que foi eliminado, foi eliminado pra sempre.. Levando essa analogia à imagem, é relativa ao tamanho original de um render.. Da cena (3d) pro render, só vai ser passada a imagem renderizada, e, se a imagem renderizada for pequena, muito vai ser perdido, e esse muito, nesse processo do render de uma imagem pequena, foi literalmente jogado fora, e não vai dar pra ampliar a imagem pra corrigir isso.. Mas dá pra ampliar e corrigir maneiras artisticas, etc...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..