Há algum problema em deixar a malha com triângulos ou maiores que 4?

Por: Senjaxus  

Em: 25/09/2014 19:44

Olá, pessoal!

Estou com esta dúvida, pois vejo em vários lugares as pessoas falando para deixar a malha totalmente Quad, mas num curso o instrutor disse que se a face triangular não interferir ma suavidade não há problemas, já que o turboSmooth deixa tudo Quad.

Caso eu queira mandar a malha para outro Software, como Mudbox ou ZBrush, há algum problema?

Obrigado!
A malha precisa ser em quads por causa da suavização mesmo, para que o turbo smooth aplique o asuavisação corretamente, senão vc vai acabar tendo alguns problemas.

Mas as vezes acaba sendo impossivel ou muito dificil deixar o modelo todo quad, então acaba acontecendo de te algum poligono ou outro com 3 lados ou com mais de 4 lados. Mas alguns assim não é problema desde que esteja em areas que não vai interfiir na suavização como disse seu professor, áreas planas pro exemplo ou em lugares do modelo que não vai parecer como atras da orelha de um personagem pro exemplo.

Outra situaçao que não precisa se preocupar com quads é quando não vai se usar suavização como modelagem low poly pra jogos ou modelar algum mobiliario sem usar turbo smooth.
Triangulo não vai ter problema caso não seja propicio que ele se deforme, numa animação..

Já enígonos (n-gons) vão ser mais problemáticos, e são, certamente, um sinal de uma modelagem pobre ou equivocada do model..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Obrigado, galera!

Tiraram minhas dúvidas!
Um abraço à todos! ^^
No Caso de animação, se for pra deixar tris e ngons, que deixe ele em partes q não serão deformadas, como atras da orelha e topo da cabeça.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710603.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 730, sendo 7 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, CNC, mandrade, Deems, pedroluiz, Carlos E. Nogueira, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.