Personalizar Glosiness Reflects and BRDFs

Por: testa  

Em: 18/11/2014 12:03

Saudações galera!!!

Estou enfrentando alguns problemas em posicionar exatamente aonde eu quero o reflexo glossiness, gostaria de saber quais as técnicas que vocês utilizam para gerar reflexo glossiness exato em uma posição especifica no 3DS MAX? estou utilizando Vray mtl.

Tentei ja adicionar um fallof no material glossiness e editar as curvas por angulo mas estou com dificuldades de gerar somente no ponto que eu quero sem afetar algumas regiões do material que não quero.

Obrigado a todos
Fabiano
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/
Também tenho essa duvida :)
Também vou acompanhar o topico...
Ué posicionando as luzes uai
Opa prata tudo blz? as luzes estao posicionadas corretamente aonde precisa para gerar os reflexos, porem os reflexos sao diferentes para cada angulo de visualizacao no qual estou tentando controlar pelo mapa fallof em reflexos e alterando a curva para somente ter reflexo em determinado angulo. Mas acaba afetando locais que nao quero.

Uma duvida que queria tirar eh saber mesmo com as luzes corretas o melhor lugar para alterar a localizacao do reflexo glossiness naquele angulo seria por mapa fallof no reflexo e alterando as curvas? ou talves ha outra maneira personalizada de mover esse reflexo?

Por exemplo mesmo criando uma esfera que gere iluminacao e reflexo ao produto, isso eh iluminacao vindo por todos os angulos e mesmo assim nao consigo fazer o reflexo glossiness aparecer em determinado ponto do produto, por isso a duvida em saber o workflow e outras maneiras de manipular isso.

Abs,
Fabiano

O reflexo ser diferente para cada angulo o fresnel já faz isso.

A telas são de outro software mas o conceito é o mesmo.

Obrigado Prata, realmente acho que estou equivocado querendo fazer algo que fisicamente nao de..rsrs por exemplo nesse seu exemplo nesta mesma luz que pega o ombro e parte do peito da camisa, voce conseguiria deixando a luz aonde esta e fazer com que ilumine somente no ombro sem descer para o peito? vi aquele seu video sobre fresnel IOF no Modo no youtube que voce edita a curva wavefront, acho que aplicando o mesmo principio no max conseguiria eliminar a luz nessa regiao do peito? talves eu esteja querendo muito contra a lei mas estou querendo entender ateh aonde consigo customizar um reflexo..

ou talves a luz que esta do lado esquerdo mantendo o mesmo reflexo, teria talves alguma maneira de isolar o reflexo de pegar no braco dele?
Pra eu deixar o reflexo apenas no ombro e não no peito da camisa apenas reposicionando a luz..

Essa intensidade do reflexo de acordo com o angulo que eu disse que o IOR faz da pra fazer manualmente tb com o falloff como vc tava fazendo, alias pelo falloff vc faz a cor difusa tb variar de acordo com o angulo ou outro aspecto que queira tb.

Mas oq vc precisa entender é que isso é em relação ao angulo que a superficie esta da camera e no meu exemplo o busto é um objeto um pouco complexo com a superficie dele em diversos algulos, então não daria pra deixar reflexo so no ombro com a luz ma mesma posição, mesmo usando fallofs ou algo assim. Pq mesmo que eu configure o falloff apenas pra ter reflexos perto do 90 graus, ali no peito tem areas com diferentes angulos como a quina da gola da blusa por exemplo ou as proprias irregularidades da blusa dele.

Se fosse uma simples esfera, configurando o falloff eu poderia fazer com que o reflexo ficasse apenas ao redor da espera onde o angulo em relação a camera vai chegando aos 90 graus. Nesses novos exemplo eu deixei a esfera totalemtne reflexiva na primeira imagem e na segunda usei um gradiente (equivalente ao falloff do max) pra ter reflexo só peto dos 90 graus.
entendi Prata, otimo a explicacao. Estava com meus conceitos um pouco errado em relacao e esses reflexos e estava forcando algo por onde nao entra, bom ter essas experiencias com outros usuarios acho que intendi como isso funciona vou fazer alguns testes no max aplicando esse conceito para melhor intender na pratica tbm...

Obrigado pela ajuda
grande abraco
Fabiano

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710602.

Total de membros registrados: 138065

Últimos membros registrados: bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto.

Usuário(s) on-line na última hora: 753, sendo 2 membro(s) e 751 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mandrade, bodybloom.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.