Eita que estranho véio, já usei o mesher varias vezes e não perdeu material n...
Mas pra facilitar por exemplo, digamos q seria o caso de vc selecionar todos os grãos e aplicar um material.. Antes de usar eles como particulas, cria um material do tipo multi-sub, esse material multi-sub vai ter 6 materiais, no caso um pra cada material de grão.. Aí vc define todos os polys de cada grão pro material ID correspondente com o submaterial em específico daquele grão.. Então vc usando o mesher, mesmo se ele remover o material, seria o caso apenas de vc selecionar tudo e aplicar de novo o material..
Mas tenta, por exemplo, pra não ter q simular grãos caindo até formar uma montanha (isso realmente iria demorar e tal..) pega essa montanha aí q vc já fez, e, se vc gostou do formato dela, cria um mesh por cima dela (alias, um pouco pra baixo) com o formatão geral quase identico (tipo o formato da montanha casando com os dos grãos q caíram), esse mesh é liso mesmo sem nada de especial, só tem q ter um formato geral casando o mais certo possivel com o do seu monte de café (essa vai ser a \'montanha de poly\').. Aí então vc projeta essa montaha de café (do mesher) como normal pra montanha de poly, aí então vc cria um material legalzinho pra montanha e usa a projeção como normal bump no bump do material... Aí então vc vai precisar de muito menos particulas pra obter praticamente o mesmo efeito final no render..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..