Oi,
Resposta do André abaixo.
Att, Elis
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Oi, tudo bem?
Veja só, apesar de ser possível preservar a transparência, se colocar o fundo no Photoshop não haverá a refração dele através do objeto transparente, caso seja um objeto curvo, em vidros planos iguais os usados em janelas este efeito não é percebido, portando, o ideal é colocar o fundo no 3ds max, seja no Environment ou num Plane.
De qualquer forma, para salvar a transparência não precisa de nenhum Pass, ela já é criada automaticamente na renderização porque o fundo preto do Max é considerado transparente no canal Alpha, então, é só deixar sem fundo no Max e salvar a imagem renderizada em algum formato que grave também o canal Alpha, pode ser TGA ou TIF por exemplo, no caso de TGA, você pode selecionar a opção Split Alpha na janela que aparece quando escolhe o formato TGA para salvar, essa opção separa o canal Alpha em uma imagem à parte, sem ela habilitada o canal Alpha fica dentro da imagem colorida, mas para isso precisa escolher a opção 32 bits color, sugiro que também desligue o Compress e o Pre-Multiplied Alpha, desativando essa última opção a transparência fica perfeita, sem as comuns bordas escuras quando colocar outra coisa atrás.
No Photoshop você encontra essa imagem do canal Alpha na aba Channels, é só clicar nela com o CTRL apertado para criar a seleção se quiser e poderá voltar na aba Layers para colar coisas dentro da seleção, mover, aplicar efeitos, então, com certos efeitos do Photoshop você consegue simular a refração do objeto curvo no fundo, como o Plastic Wrap, mas certamente é mais fácil e realista simplesmente colocando o fundo no Max, também tem o reflexo, no caso de vidros curvos é muito importante criar o efeito de Caustics, por tudo isso que sempre falo que é melhor tirar a cena o mais realista possível direto do 3ds max para apenas fazer pequenos ajustes e adicionar alguns detalhes no Photoshop.
Abraços e tudo de bom.
André Vieira