Novato com dúvidas.

Por: SegundoMAX  

Em: 24/03/2005 13:24

E ae pessoal, blza? Sou novato aqui no forum, bem como na área de CG, estou aprendendo a mexer no 3DS MAX 6 há uns 4 meses mais ou menos. Tenho acompanhado há um certo os trabalhos postados aqui e saum d impressionar a grande maioria deles. Antes d mais nada, queria parabenizar o pessoal q faz parte do forum tanto pela iniciativa d ajudar os novatos com os tutoriais disponibilizados no site, quanto pela oportunidade q eh nos dada para tirar dúvidas e tal. Deixando a lenga-lenga d lado, queria tirar umas dúvidas bem bestas, por favor tenham paciência comigo! :lol: 1. Estive lendo os tutoriais do site e percebi q existem vários "renders" fora o render padrão do MAX. O FinalRender, V-Ray, MentalRay e HDRI são exemplos de render, neh isso? 2. Onde posso baixar uma versão beta/demo do FinalRender e do V-Ray? Num consegui axar. Eh isso! Abraço a todos! :brinde:
E ai parceiria, seja bem vindo o pessoal aqui é mt legal. Primeiro desfazendo uma confusão Hdri não tem nada a ver com renderizadores, Hdri é um tipo de arquivo imagem panoramica onde se póde armazenar varias informações sobre a imagem, tipo iluminação, saturação, etc.. e normalmente são imagens de 180° ou 360°, e são muito utilizadas como invairoment para se ambientar uma cena ou caracterizar reflexo do ambiente em objetos na renderização. No mais os que vc citou são renders. Se vc quiser pode baixar um demo do Vray em: www.vrayrender.com ou www.chaosgroup.com E apartir do Max 7 vem encorporado o MetalRay que é muito mais simples de configurar e da bons resultados.
Cara, valeu pelos links! Consegui baixar o demo do V-Ray. Agora só uma dúvida, c disse q o mentalray soh tav apresente no 3DS 7, mas a minha versao eh a 6 e ele tah lah. Mera coincidencia? Mais uma vez, valeu pelos tokes! 8)
o mental ray foi integrado primeiro no max6 mesmo!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
C3PO28 tem como agente mesmo criar uma hdri?? onde axo essas hdris??
Pessoal acima ja deu uma explicação show de bola! Realmente o HDRI não é um render. Render é um conjunto lógico que tenta tornar mais real possivel sua cena. O 3D Studio max, faz o trabalho "simples" na verdade os objetos 3D (todos) são formado por triÂngulos. Até um quadrado é formado por 2 triângulos (por mais que não pareça a maioria das vezes), e um cubo é formado por 12 triângulos e asism vai. Ou seja. Utilizar o 3D Studio max é simplesmente ter o seu objeto final. Com as posições X,Y e Z no plano cartesiano de cada vértice, e ter cada face dizendo quais 3 vértices utiliza, a cor da face, o material (shaders, cores etc) e animações, como se comporta os movimentos (os ossos). Mas quem faz o trabalho "pesado" de formar a imagem são os renders. Normalmente eles apenas mostram as faces nas suas posições, desenhando pixel por pixel, tornando mais claro os pixels que possuem luzes por perto no angulo em relação as luzes, oque cria as sombras e cria objetos mais escuros longe das luzes. Falando bem basicamente é isso que eles fazem. Por padrão, o Render do 3D Studio max é o normalzão. Chamado de ScanLine. Têm esse nome pois ele desenha os pixels como eu falei, linha por linha. Apartir do Max 6 o Mental Ray que já existia bem antes mas como algo separado, foi incorporado ao Max, vêm jutno com ele, mas quem fez essa lógica de renderização foi outra empresa. Ele possue G.I. GI significa iluminação Global. Ela lança Photon.. Que traduzindo é luz.. vários feixes de luz.. bate numa parede ele rebate o feixe de volta, dependendo do material da parede ele rebate esse feixe de maneira diferente. Somando sempre um valor "X" para (R,G,B) que são as cores. Aumentando as 3 ao mesmo tempo, vc obtem cores mais claras, subtraindo as 3 mais escuras. No final ele "contabiliza" o quanto de "toque" de photons cada pixel recebeu e desenha. Foi bem primária minha explicação pois tem vários fatores, como a cor.. Se ele rebater vermelho, o photon adiciona (1*X,0*X,0*X) ao próximo elemento que o photon rebater. Normalmente o númeor de photons nos renderizadores G.I. (Que são praticamente todos os renders trabalham dessa maneira) por uma configuraçao chamada "samples".. Vc tambem pode definir o tamanho do photon.. se forem muito pequenos as cenas são granuladas.. e dá todos os problemas que da pra imaginar só conhecendo o funcionamento. O Vray que você sitou, na minha opiniao é um dos melhores, mas nunca é utilizado para animações, nem pra cenas externas, é mais pra cenas dentro de quartos e lugares fechados, e dá um resultado surpreendente. O Mental ray é forte pela maneira como ele calcula o "toque" dos photons em cada material. E possue vários materiais próprios muito bons. É bom pra animaçoes e muito rapido. O Brazil RS render, foi utilizado no filme "Os Incriveis" é muito bom pra tudo. Existem outros, na verdade com o ScanLine você pode modelar uma foto se aprender bem, ou seja, nao se preocupe com qual Render vc irá trabalhar no futuro. O aprendizado necessita um render rapido pra vc notar a diferença no que tais testando bem rapido, então eu diria que por varios meses você utiliza somente o ScanLine pra aprendizado. Os demais vc precisa dedicar muito tempo aprendendo eles, no q deveria tar aprendendo a modelar, iluminar e outras coisas mais importantes. Valeu
"Amon-Ra" disse: Foi bem primária minha explicação
:00: :00: :00: :00: :00: O kra manja p/ garaio!
olha, meus parabens!! pq vc nao faz uma materia sobre isso la na cgart?? so ressaltando: o brazil é terrivel pra internas, acho q ninguem usa pra isso, terrivel, mto lento e tosco, ja pra externas e principalmente carros, ele sobressai, ja q tem materiais apropriados e etc... vc pode pegar o brazil rio aki www.splutterfish.com, é completo, so q so renderiza até 512x384..... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Oi gente, tudo bem? SegundoMax> Seja bem vindo ao nosso fórum. Esqueça o Final Render que ele é uma porcaria, sai prometendo muito, foi o primeiro, mas se enrroscaram e estragaram o renderizador. O V-Ray e o Brazil Render que sairam depois são muito melhores, mais confiáveis, mais robustos e não tem nem um oitavo dos paus e bugs que o Final Render tem. Os artigos que eu escrevi para o site, mostrando alguns efeitos destes novos renderizadores, foram todos criados com o Final Render, por isso falo tanto dele nas matérias. Mas ele tinha acabado de sair e eu queria já mostrar os recursos para os nossos leitores, só depois que começei a perceber os problemas que ele apresentava, levou alguns meses para eu perceber que ele simplesmente não animava corretamente com GI, gerava Flickers, e foi um dos principais motivos que esse render foi desacreditado no mundo inteiro. A Cebas tentou fazer um novo algorítimo, ainda no S0, mas não melhorou muito não, na segunda versão do render, que é a pior de todas, o S1, eles inventaram um outro algorítimo, misturando GI e Radiosity, ficou um lixo, só funciona em cenas super simples. Agora eles estão fazendo o S2 para o Maya, acho que de tanto que o pessoal de Max meteu a boca, agora vão sacanear os usuários de Maya, é uma pena. Agora tanto o V-Ray como o Brazil Render, também apresentam alguns problemas, mas isso é normal em renderizadores tão novos, pois ainda estão evoluindo, o FR deu tão errado porque é um frankstain montado juntando plugins que a Cebas oferecia antigamente, como o Pro Optic Suite e o Luma Object, por exemplo. Já o Mental Ray, é um renderizador bem antigo, portanto, ele é perfeito e robusto, já resolveram os problemas nele, apresenta novos quanto é adicionado um novo recurso, mas só acontece neste novo recurso, até a próxima versão, quando é corrigido, e assim vai evoluindo também. Agora se é novato no 3ds max, não é boa idéia partir para nenhum destes renderizadores, vai estar indo pelo caminho mais longo, vai apanhar de qualquer um deles, e isso não vale a pena, porque perde tempo, e já leva anos para dominar o Max, não é bom perder tempo apanhando de renderizador. Se estudar bem a iluminação padrão do Max, as técnicas de iluminação, a criação e composição de materiais, quando escolher um destes renderizadores, vai ter muito mais facilidade para aprender, e não vai ficar apanhando neles. Aeduardob> Você só pode fazer imagem HDRI de cenas 3D, porque para ter imagens reais em HDRI precisa da Spheron HDR, uma câmera fotográfica especial que custa uma nota. O HDRI (High Dynamic Range Image) guarda todas as cores RGB e ainda a intensidade luminosa de cada pixel, assim pode ser usada para gerar reflexos realistas, onde há o estouro do ponto specular, o que não acontece com RGB, e também pode ser usada para iluminar uma cena de acordo com o ambiente que foi capturado no HDRI. Veja um exemplo simples para entender o que é HDRI. Se titar foto de uma parede branca bem iluminada e importar no PhotoShop, quando clicar com o conta gotas na parede, vai ver que a cor é branca pura, ou seja (255, 255, 255). Se tirar foto de uma luz de 60 velas, quando importar no PhotoShop e clicar com o conta gotas na parte mais clara da luz, vai ve que é também branco puro (255, 255, 255). E se tirar uma foto do sol, também vai ser no máximo branco puro, (255, 255, 255). Mas a intensidade luminado é muito diferente entre estes brancos, mas RGB só consegue guardar no máximo branco, não tem nada acima disso, porque não tem a intensidade da luz que gerou aquele branco. em HDRI essa intensidade é guardada, então o branco da foto do sol pode ser algo do tipo (530.000.000, 530.000.000, 530.000.000), e o branco da luz poderia ser (50.000, 50.000, 50.000), enquanto que o branco da parede seria do tipo (800, 800, 800). Entende? O espéctro de cor em HDRI é bilhares de vezes mais amplo. Se renderizar uma imagem em 3D e salvar em HDRI, vai guardar a intensidade do mesmo jeito, para imagens reais precisa de câmeras especiais, ou pode fazer gambiarras que não ficam muito boas. Por fim, gostei muito também da explicação do Amon-Ra, só queria dizer que o V-Ray é bom tanto para internas como para externas, gera as duas com a mesma qualidade e facilidade, o mesmo acontece com o Brazil Render, ruim mesmo é só o Final Render. Abraços
vlw pela explicaçao mt boa como sempre

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 390

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.