Notícia: Final Render Stage 2 em produção!

Por: malucow  

Em: 24/03/2005 21:50

Cebas pública no site do Final render que está em produção a nova versão do famoso renderizador Final Render, sendo denominado de "Stage 2", que terá agora integração com o software Maya da Alias, confira no link abaixo: http://www.finalrender.com/products/products.php?UD=10-7888-35-788&PID=52 fonte da notícia: eu (uhahue)
www.greenlamp3d.com
Pô maneiro.. parecem q tão caprichando.. Pelo q eu vi e sei o Maya sempre foi problemático pra renderizar.. Mas pelo site ali parece q vai demorá um pouquim pra fica pronto, mas é doido as seçoes desse link q vc postou, uma ali o cara renderizou uma cena 21000 por 21000 pixels, oloko! hehehe
pods crer, massa mesmo, o Final render eh um ótimo render, mto bom mesmo, pra conferir o q pode ser feito nele eh soh entrar em www.finalrender.com e ir na galeria dele, pena q ele seja um render tão difamado... Sobre o lançamento dele, eu me cadastrei no forum deles, e parece q a versão pro Maya vai vir no fim desse ano e a pro Max soh ano q vem :(:( mas blz, "nóis espera" hehe
www.greenlamp3d.com
Oi Malucow, tudo bem? Eu discordo totalmente, o Final Render é muito ruim, é cheio de bugs, tem problemas graves com animação, é um pau ambulante. A Chaos Group do V-Ray chegou a falar publicamente uma vez que, só lançaria uma nova versão do V-Ray quando estivesse bom, porque seus clientes não eram Beta-testers como outras empresas achavam que eram, porque vendiam renders cheios de bug. E estavam se referindo ao Final Render S1. Como todos sabem, eu não mudo de soft facilmente, se acho um que me identifico, vou a fundo só nele, e fiquei babando quando saiu o Final Render, me dediquei muito nele e fiquei conhecendo muito bem, tanto que a maioria dos artigos sobre estes recursos modernos de iluminação aqui na Três D1, falam do Final Render, pois escrevi a maioria quando estava usando ele. E tudo funcionava perfeitamente até o dia que resolvi animar, o render é uma porcaria em animação, depois saiu uma correção que continha uma opção só para renderizar animação, isso ainda no S0, também não funcionava legal, em objetos que se deformam então, fica horrível, dando flickers de GI. Depois de muita enrrolação, a Cebas lançou o Final Render S1, ai eu achei que estava sossegado, que poderia usar tudo que aprendi nele e animar numa boa. Simplesmente inventaram um novo sistema de animação com GI, chamado Hypper GI, que é uma grande porcaria, ai fui testar os outros efeitos que funcionavam bem no S0, para minha surpresa, dava um monte de pau. Saiu os Service Packs, e por incrível que pareça, em vez de melhorar, só criavam mais paus. Então não é uma questão de ser um render difamado, a própria Cebas fodeu com o renderizador, sacaneando todo mundo, no início ele era super comentado em tudo que é lugar, agora, nem aparece mais, porque perdeu a credibilidade. Foi quando passei para o Brazil Render, este sim um ótimo renderizador, tem seus problemas, mas não chega nem perto dos problemas do Final Render, e anima numa boa sem flickers, tanto que tenho diversas animações feitas nele. Depois disso, de tanto os meus amigos Sandro Medeiros e Antônio Carotini me falarem do V-Ray, eu resolvi testar, e desacreditei, é outro renderizador maravilhoso, usei por bastante tempo também, ele tem vários problemas com animação, mais do que o Brazil Render, mas dá para animar legal, com um certo tempo de render, mas dá, tanto que também tenho diversas animações feitas no V-Ray aqui para provar. O Mental Ray não entra neste assunto porque está em outro patamar. Agora a Cebas vai enganar os usuários de Maya, porque está tão desacreditada no Max, que todos os usuários metem a boca, então vão fazer o S2 para o Maya primeiro, para quando chegar no Max estar melhor e tentar recuperar o imenso terreno perdido. Porque o Final Render foi o primeiro renderizador dessa nova geração, poderia ser uma lenda, mas a Cebas teve uma péssima estratégia e queimou o nome dele, deveriam até trocar de nome, porque esse está queimado mesmo, por mérito exclusivo da própria Cebas. E sem falar que o Final Render é um FrankStain montado juntando os plugins que a Cebas já tinha para render. Eu conheço os plugins da Cebas desde a versão 1, quem usou o Pro Optic Suite, o Luma Object, entre outros, sabe do que eu estou falando, são os plugins que criaram o Final Render. Abraços
eu concordo parcialmente com o andre, naum querendo caçar briga mas pra mim o final render, mesmo com seus paus, eh um otimo renderizador e com o melhor tempo de render. eu naum conheço o mental ray o suficiente pra falar aki mas o final render eh o q tem mais recursos, e eu acho q ele eh o melhor em raytracing. e sobe a animaçao, eu uso sempre o hyperGI nas minhas animacoes e nunca deu problema, mas uma vez usei o micro triangle displacement, q a proposito o displacement do v-ray dah d mil, numa animacao e deu akele aplication error do max e naum renderizou a animaçao d jeito nenhum. mas mesmo assim eu gosto dele... flw
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Poizé, tb concordo parcialmente com o André, ele tem erros, eh claro, como qq renderizador possui erros, um exemplo de erro classico do FR eh o Volume Caustics com um Volume Fog, acho q a cebas nunca vai conseguir arrumar isso, mas fora isso, no que eu testei ele ateh agora em Still, ele se saiu mto bem, bem mesmo, tem ótimos shaders, com SSS, Dispersão e tudo mais, não testei animação com ele, mas vou procurar testar pra ver se ele eh ruim assim, vamos ver... Mas aí André, vc jah testou o FR com o SP2d?
www.greenlamp3d.com
Oi gente, tudo bem? Eu também acho que exagerei em chamar ele de uma grande porcaria, não chega a tanto. Mas me decepcionei muito com ele, porque logo que saiu, eu babei e adorava, mas conforme fui me aprofundando nele, fui percebendo os problemas. Veja que, se não ficar trabalhando direto com um render por pelo menos um ano, não vai conhecer o renderizador, apenas superficialmente. Uma das coisas que me fez largar também, foi a demora em sair o S1, eu já estava usando o Brazil Render, depois de tanta enrrolação da Cebas, não sei se vocês lembram, nem havia o V-Ray ainda, e o Brasil tinha acabado de sair. Foi quando vi que o Brasil não tinha tantos problemas quanto o FRS0. Mesmo assim, fui louco testar o S1, e tinha muitos problemas, mais que o S0, eu sei que lançaram um monte de SP, já testei o SP2, não sei se era o D, é isso que é bravo. Imagine, você trabalha com o render, precisa dele para certas coisas e não pode fazer porque está dando pau, ai fica esperando SP e quando sai arruma aquilo que você queria, mas estraga outra coisa que estava boa. Ai fica difícil. E isso acontece com o Final Render. Lembram a putaria que foi quando saiu o max 5, o plugin do 4 era o único que não funcionava no Max 5, e lançaram trocentos SPs para corrigir o problema no Max5. Se fosse um troço sério, para uma empresa, teria perdido o cliente, ainda bem que era só estudo pessoal meu. Tenho uma animação aqui que alguns amigos já viram, falta metade dela, porque começei e não terminei, iniciei na época do Max 4, e queria fazer com o Final Render, começei com ele e vi que não teria jeito, pois tinha um personagem que era um Mesh deformável e dava flikers de GI, desisti da animação e só voltei a mexer mais de um ano depois, quando estava testando o V-Ray. Se for para fazer fly logo no FR, não vai dar problema mesmo, mas num ambiente complexo e com mesh deformáveis, esse é o maior problema, mesh deformável, vai gerar flicker de GI. Para fazer uma animação com qualidade de televisão, putz, não vai ser rápido nunca, tem que setar altas configurações para não dar flicker de GI. Mas isso não é problema exclusivo do Final Render, todos os renderizadores da geração dele tem este problema, porque estes novos algorítimos de GI tem este problema, e estão fazendo de tudo para resolver, cada um numa direção diferente, olha o V-Ray por exemplo, quantos sistemas ele usa. E o Final Render, mesmo com configurações super altas, ainda gera Flickers, o Brazil e o V-Ray com configurações super altas, levam mais tempo que o Mental Ray para renderizar, mas não geram flickers. Além disso, a própria Cebas informava publicamente na época do lançamento do S1 que, o sistema era novo, estava em desenvolvimento, era ainda uma versão muito problemática, e só estaria bom no S3, lá para 2010. Tenho certeza que outros leitores lembram disso se acompanham o mundo 3D a algum tempo. Agora, sobre quantidade de recursos, discordo totalmente. O Brazil Render tem recursos que o FR não tem, Booke Effect é um exemplo. O V-Ray tem recursos que o FR não tem, Light Cache é um exemplo. E o FR tem recursos que o Brazil e o V-Ray não tem, Particle Light é um exemplo. Cada um tem suas qualidades neste ponto. O Mental Ray e o Renderman são um caso a parte, qualquer coisa que qualquer um destes renderizadores fizer, o Mental Ray faz e muito mais ainda. Até porque, se tiver algo que achar que eles não fazem, é só escrever um Shader, coisa que é impossível para os outros renderizadores. E sem a menor sombra de dúvidas, o melhor Ray Trace do mundo é do Renderman e do Mental Ray, isso disparadamente, tanto que são os renderizadores usados em cinema, o FR não é usado nem em comerciais de TV. É justamente por ser tão rápido o Ray Trace do FR, que ele não é tão bom, as aproximações que ele usa são imprecisas demais, fica rápido mas cria defeitos inconcebíveis em animação de alta qualidade. Sabe uma coisa que adorava no FR, o Object Light dele, era demais, aqueles Gizmos em forma de linha que ele emite do objeto para você conseguir ver onde está iniciando a atenuação da luz, eu achava demais, entre outras coisa legais, o Final Toon que acompanha ele por exemplo, eu acho que é um dos melhores renderizdores Cartoon que existem, muito bom mesmo, é uma pena que não vendem mais separado, tentando obrigar a comprar o FR para poder ter o Final Toon. Para você ver, estão parecendo a Corel Draw. :) Se eu puder dar uma dica para vocês, indicaria para estudarem o V-Ray, tenho certeza que vão adorar, e daqui um ano vão ter mudado de opinião. Abração
agora concordo com vc ;) hehe tipo, jah desisti do FR, ele me parece ser mto lento, pra quem tiver um PC ótimo q vá a fundo no Final render, mas eu naum vou, hehe Um render q estou estudando agora eh o proprio Mental ray, q está se saindo melhor da conta, to tentando fazer caustics volumetricos, mas tah foda, consegui fazer o caustic aparecer e tals, fiz um Box na cena com o objetivo de capturar os photons e tals, apliquei um transmat no surface e tals, mas ele soh está capturando os photons de GI , nada de caustics, sabe o q pode ser André?
www.greenlamp3d.com
aáaaaaaa, q beleza, intão o fr é pra mim...... hehe c jah viu q tem o shader lah, dus testes q o andre fez, la na 3d1 mesm, v lah...tem volumetrics caustics.. flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
eu tenho os 3 render aki no meu pc, o brazil, o v-ray e o finalrender. eu uso mais o finalrender pq ele eh o mais rapido dos tres, o que eu menos uso eh o brazil, e eu naum tenho muita paciencia com tempo de render. mas, poe exemplo, eu tento aproveitar cada vantegem q um render tem sobre o outro, quando tenho q fazer um displacement ai naum tem nem conversa eh o v-ray mesmo, ele cria um displace mais detalhado em um tempo baixissimo de render em comparacao ao displacement do finalrender. em termos d GI o v-ray tambem eh melhor, mas o finalrender eh mais rapido e a imagem final naum fica taum ruim assim, pelo contrario fica ateh boa. quanto ao hyper GI eu nunca fiz testes com malhas deformaveis, com objetos rigidos naum deu problema nenhum, soh uma vez q deu problema de BIOS(baita idiota operando o sistema), eh renderizei a animaçao com gi e fui renderizar outra soh q eu esqueci de limpar a solucao e ficou dando pau na segumda animacao. bom, essa eh uma questao do tipo qual eh o melhor progama 3d? flw
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 425

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.