Oi gente, tudo bem?
Eu também acho que exagerei em chamar ele de uma grande porcaria, não chega a tanto.
Mas me decepcionei muito com ele, porque logo que saiu, eu babei e adorava, mas conforme fui me aprofundando nele, fui percebendo os problemas.
Veja que, se não ficar trabalhando direto com um render por pelo menos um ano, não vai conhecer o renderizador, apenas superficialmente.
Uma das coisas que me fez largar também, foi a demora em sair o S1, eu já estava usando o Brazil Render, depois de tanta enrrolação da Cebas, não sei se vocês lembram, nem havia o V-Ray ainda, e o Brasil tinha acabado de sair.
Foi quando vi que o Brasil não tinha tantos problemas quanto o FRS0.
Mesmo assim, fui louco testar o S1, e tinha muitos problemas, mais que o S0, eu sei que lançaram um monte de SP, já testei o SP2, não sei se era o D, é isso que é bravo.
Imagine, você trabalha com o render, precisa dele para certas coisas e não pode fazer porque está dando pau, ai fica esperando SP e quando sai arruma aquilo que você queria, mas estraga outra coisa que estava boa. Ai fica difícil.
E isso acontece com o Final Render.
Lembram a putaria que foi quando saiu o max 5, o plugin do 4 era o único que não funcionava no Max 5, e lançaram trocentos SPs para corrigir o problema no Max5.
Se fosse um troço sério, para uma empresa, teria perdido o cliente, ainda bem que era só estudo pessoal meu.
Tenho uma animação aqui que alguns amigos já viram, falta metade dela, porque começei e não terminei, iniciei na época do Max 4, e queria fazer com o Final Render, começei com ele e vi que não teria jeito, pois tinha um personagem que era um Mesh deformável e dava flikers de GI, desisti da animação e só voltei a mexer mais de um ano depois, quando estava testando o V-Ray.
Se for para fazer fly logo no FR, não vai dar problema mesmo, mas num ambiente complexo e com mesh deformáveis, esse é o maior problema, mesh deformável, vai gerar flicker de GI.
Para fazer uma animação com qualidade de televisão, putz, não vai ser rápido nunca, tem que setar altas configurações para não dar flicker de GI.
Mas isso não é problema exclusivo do Final Render, todos os renderizadores da geração dele tem este problema, porque estes novos algorítimos de GI tem este problema, e estão fazendo de tudo para resolver, cada um numa direção diferente, olha o V-Ray por exemplo, quantos sistemas ele usa.
E o Final Render, mesmo com configurações super altas, ainda gera Flickers, o Brazil e o V-Ray com configurações super altas, levam mais tempo que o Mental Ray para renderizar, mas não geram flickers.
Além disso, a própria Cebas informava publicamente na época do lançamento do S1 que, o sistema era novo, estava em desenvolvimento, era ainda uma versão muito problemática, e só estaria bom no S3, lá para 2010.
Tenho certeza que outros leitores lembram disso se acompanham o mundo 3D a algum tempo.
Agora, sobre quantidade de recursos, discordo totalmente.
O Brazil Render tem recursos que o FR não tem, Booke Effect é um exemplo.
O V-Ray tem recursos que o FR não tem, Light Cache é um exemplo.
E o FR tem recursos que o Brazil e o V-Ray não tem, Particle Light é um exemplo.
Cada um tem suas qualidades neste ponto.
O Mental Ray e o Renderman são um caso a parte, qualquer coisa que qualquer um destes renderizadores fizer, o Mental Ray faz e muito mais ainda.
Até porque, se tiver algo que achar que eles não fazem, é só escrever um Shader, coisa que é impossível para os outros renderizadores.
E sem a menor sombra de dúvidas, o melhor Ray Trace do mundo é do Renderman e do Mental Ray, isso disparadamente, tanto que são os renderizadores usados em cinema, o FR não é usado nem em comerciais de TV.
É justamente por ser tão rápido o Ray Trace do FR, que ele não é tão bom, as aproximações que ele usa são imprecisas demais, fica rápido mas cria defeitos inconcebíveis em animação de alta qualidade.
Sabe uma coisa que adorava no FR, o Object Light dele, era demais, aqueles Gizmos em forma de linha que ele emite do objeto para você conseguir ver onde está iniciando a atenuação da luz, eu achava demais, entre outras coisa legais, o Final Toon que acompanha ele por exemplo, eu acho que é um dos melhores renderizdores Cartoon que existem, muito bom mesmo, é uma pena que não vendem mais separado, tentando obrigar a comprar o FR para poder ter o Final Toon.
Para você ver, estão parecendo a Corel Draw. :)
Se eu puder dar uma dica para vocês, indicaria para estudarem o V-Ray, tenho certeza que vão adorar, e daqui um ano vão ter mudado de opinião.
Abração