Oi gente, tudo bem?
Vejam como as opniões variam muito com relação a estes renderizadores da geração do V-Ray, Brazil e FR.
Mas eu acho que quanto mais a pessoa estudar um renderizador, mais se aproximam as opniões, se 10 pessoas forem a fundo no FR, no Brazil e no V-Ray, eu acho que, no final todos vão ter uma opnião parecida.
Agora, quando estuda só por cima, não tem uma noção real das facilidades e limitações de cada um.
Eu acho legal estudar todos eles, mas um por vez, ficando pelo menos um ano em cada um, e usando apenas ele, mesmo que saiba fazer melhor no outro, porque se tem mais prática no outro, certamente vai fazer melhor até ter a mesma prática no que está estudando.
Uma coisa que eu acho ruim, é ficar pulando de um em um, porque não tem como acompanhar todos legal, digo isso a muito tempo já, antes de existirem estes renderizadores.
Pego como exemplo as pessoas que usam o Max, o Maya, o XSI, o Light Wave.
A pessoa conheçe todos superficialmente e não conhece nenhum a fundo, então só faz coisas simples em todos eles, e não faz nada complexo em nenhum deles.
Tenho um cara que trabalha comigo que é assim, está a 15 anos na CG, mas não consegue fazer nada 100% em nenhum programa, porque trabalha com todos eles.
Isso é muito importante e faz a diferença entre dois profissionais.
Porque quem manja de um troço, faz milagre com ele, mesmo sendo inferior a outro, pode conseguir resultados melhores se manjar mesmo.
Sobre a pergunta do Mallocow, essa é uma pergunta super complexa, é um efeito cheio de minúcias para criar no Mental Ray, e depende de um grande conhecimento nele.
Todos os renderizadores tem seus macetes, mas nos outros, isso tudo está bem mais a vista do que no Mental Ray.
E nessa questão de Caustics volumétrico, tem muitos macetes envolvidos, você está no caminho certo, pelo que disse, da caixa em volta da cena com Transmat e Parti Volume, deve colocar o mesmo Parti Volume na janela Renderer do Mental Ray, se não colocou ainda, mas tem diversas outras coisas envolvidas que fica difícil de explicar num email.
Agora, supondo-se que você fez tudo certo, verifique as configurações do Parti Volume, ele é muito sensível, e é nas suas configurações que vai permitir que o efeito seja visto.
Abraços