Oi José Maria, tudo bem?
Tem algum problema mais profundo ai, porque o Windows ME realmente é uma porcaria e é totalmente inadequado para trabalhar com o Max.
Mas se colocou o Windows 2000, não era para acontecer isso nunca mais, se a máquina estiver com tudo instalado corretamente, sem coisas que podem prejudicar, por exemplo, eu instalei um programa para DVD que destruiu o DirectX na minha máquina, então se usasse Direct3D como driver de vídeo no Max, ele ficava super pesado e super instável, só formatando para arrumar.
Então, uma máquina que trabalha com programas deste nível, tem que estar redondinha, sem um monte de porcariada instalado, principalmente jogos, tem que ter espaço de swap, tem que ter espaço para o Max, tem que estar tudo redondinho. o Windows 2000 tem um monte de atualização, tem que atualizar, o Max nem deve instalar se não tiver SP 2 ou superior se não me engano, e por ai vai.
A única coisa que eu posso te falar é que, com certeza absoluta não é o Windows 2000 se está atualizado, e também não é o Max, porque o 5 é super estável, claro que também deve instalar o update 5.1 para ficar 100%.
Tem alguma outra coisa instalada ai que está ferrando o sistema.
Abraços