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Escala de projetos vs problema com material

Por: mauricio.martins  

Em: 28/01/2016 13:00

pessoal estou trabalhando com projetos em escala 1/1 em metros, porem quando importo arquivos de cenas e objetos pequenos pra minha cena (em outra escala de projeto) os materiais perdem o efeito e mapeamento existe uma forma de configurar isso?
um exemplo importando um objeto (spider glass) para uma cena em unidade de centímetros o vidro perde o efeito e fica verde..
alguém sabe oq pode ser?
Resposta do André Mauricio.

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Oi, tudo bem?

A escala no 3ds max não é aplicada de verdade no objeto, ela funciona como um fator de escala, então, se reduzir um objeto para 50% do tamanho original, tudo que aplicar nele recebe este fator de escala de 50% e por isso que várias coisas ficam estranhas, desde modificadores até materiais com mapas procedurais, pois tudo que tem parâmetro de escala é afetado.

Para realmente embutir a escala no Mesh do objeto e não ter mais um fator de escala que afete outros recursos você precisa aplicar o Reset X Form.
Basta selecionar o objeto ou grupo de objetos, acessar o painel Utilities, aquele do martelinho, e clicar no botão Reset X Form.
Vai aparecer o menuzinho dele logo abaixo com apenas 1 botão escrito Reset Selected.
Clicando neste botão será aplicado um Gizmo laranja em todos os objetos selecionados, você poderá ver este Gizmo acessando o painel Modify.
Mas não precisa e nem deve mexer em nada dele, depois que aplicar o Reset X Form nos objetos é só clicar com o botão direito na Viewport e escolher Convert To > Editable Poly ou Editable Mesh.
Desta forma os objetos serão convertidos para Poly ou Mesh e a escala do Gizmo será embutida na malha.

Você pode verificar o resultado abrindo o Transform Type In clicando com o botão direito nos ícones de Move, Rotate ou Scale.
Esta janela mostra a escala do objeto selecionado quando estiver com Scale selecionado.
Antes de aplicar o Reset X Form o valor de escala não será 100%, já que teve que aumentar ou diminuir o objeto.
Mas depois que aplicar o Reset X Form e converter em Mesh ou Poly, o valor de escala no Transform Type In será de 100%.

Abraços e tudo de bom.

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