Resposta do André Mauricio.
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Oi, tudo bem?
A escala no 3ds max não é aplicada de verdade no objeto, ela funciona como um fator de escala, então, se reduzir um objeto para 50% do tamanho original, tudo que aplicar nele recebe este fator de escala de 50% e por isso que várias coisas ficam estranhas, desde modificadores até materiais com mapas procedurais, pois tudo que tem parâmetro de escala é afetado.
Para realmente embutir a escala no Mesh do objeto e não ter mais um fator de escala que afete outros recursos você precisa aplicar o Reset X Form.
Basta selecionar o objeto ou grupo de objetos, acessar o painel Utilities, aquele do martelinho, e clicar no botão Reset X Form.
Vai aparecer o menuzinho dele logo abaixo com apenas 1 botão escrito Reset Selected.
Clicando neste botão será aplicado um Gizmo laranja em todos os objetos selecionados, você poderá ver este Gizmo acessando o painel Modify.
Mas não precisa e nem deve mexer em nada dele, depois que aplicar o Reset X Form nos objetos é só clicar com o botão direito na Viewport e escolher Convert To > Editable Poly ou Editable Mesh.
Desta forma os objetos serão convertidos para Poly ou Mesh e a escala do Gizmo será embutida na malha.
Você pode verificar o resultado abrindo o Transform Type In clicando com o botão direito nos ícones de Move, Rotate ou Scale.
Esta janela mostra a escala do objeto selecionado quando estiver com Scale selecionado.
Antes de aplicar o Reset X Form o valor de escala não será 100%, já que teve que aumentar ou diminuir o objeto.
Mas depois que aplicar o Reset X Form e converter em Mesh ou Poly, o valor de escala no Transform Type In será de 100%.
Abraços e tudo de bom.