Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
mdpontes   Macapá - AP
mse   Novo Hamburgo
kenny.dr   São Paulo
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

SulivanSS3   Cubatão-SP
ronyvaldo   sao luis ma - AC
david1993   cornélio procópio
Julifran Dantas   Natal/RN - RN

Escala de projetos vs problema com material

Por: mauricio.martins  

Em: 28/01/2016 13:00

pessoal estou trabalhando com projetos em escala 1/1 em metros, porem quando importo arquivos de cenas e objetos pequenos pra minha cena (em outra escala de projeto) os materiais perdem o efeito e mapeamento existe uma forma de configurar isso?
um exemplo importando um objeto (spider glass) para uma cena em unidade de centímetros o vidro perde o efeito e fica verde..
alguém sabe oq pode ser?
Resposta do André Mauricio.

----------------------------------------

Oi, tudo bem?

A escala no 3ds max não é aplicada de verdade no objeto, ela funciona como um fator de escala, então, se reduzir um objeto para 50% do tamanho original, tudo que aplicar nele recebe este fator de escala de 50% e por isso que várias coisas ficam estranhas, desde modificadores até materiais com mapas procedurais, pois tudo que tem parâmetro de escala é afetado.

Para realmente embutir a escala no Mesh do objeto e não ter mais um fator de escala que afete outros recursos você precisa aplicar o Reset X Form.
Basta selecionar o objeto ou grupo de objetos, acessar o painel Utilities, aquele do martelinho, e clicar no botão Reset X Form.
Vai aparecer o menuzinho dele logo abaixo com apenas 1 botão escrito Reset Selected.
Clicando neste botão será aplicado um Gizmo laranja em todos os objetos selecionados, você poderá ver este Gizmo acessando o painel Modify.
Mas não precisa e nem deve mexer em nada dele, depois que aplicar o Reset X Form nos objetos é só clicar com o botão direito na Viewport e escolher Convert To > Editable Poly ou Editable Mesh.
Desta forma os objetos serão convertidos para Poly ou Mesh e a escala do Gizmo será embutida na malha.

Você pode verificar o resultado abrindo o Transform Type In clicando com o botão direito nos ícones de Move, Rotate ou Scale.
Esta janela mostra a escala do objeto selecionado quando estiver com Scale selecionado.
Antes de aplicar o Reset X Form o valor de escala não será 100%, já que teve que aumentar ou diminuir o objeto.
Mas depois que aplicar o Reset X Form e converter em Mesh ou Poly, o valor de escala no Transform Type In será de 100%.

Abraços e tudo de bom.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138058

Últimos membros registrados: anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare.

Usuário(s) on-line na última hora: 856, sendo 20 membro(s) e 836 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Gabriel.C, Max Idalgo, Eduardo Ramos, Rodrigo, JesusEnzo , Le_Andro, Thiago Couto, Jorge Henrique, anjosheriberto, Eber.Silva, Renatto, luciano3d, Henrique Ribeiro, Fabianomonte, David Rodney, Lucas Reis, AlexTerra, Reinaldo Silva, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.