Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Clovis.L   São Paulo - AC
HALTTEMBERG   fortaleza - CE
Quintino3D   Blumenau, SC - AC

Portfólios Ver Mais

Gilberto Martin   São José do Rio Preto, SP
Licarion   João Pessoa - PB, Brasil
-Rapha-   rio de janeiro - RJ

Carreira em 3D / Mercado de trabalho 3D

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 05/04/2016 13:53

Boa tarde pessoal,

Resolvi criar novo tópico pois acabei não encontrando nada específico sobre o assunto e ficaria grato com cada comentário, pois eu realmente gostaria de pedir uma opinião a vocês.

Recentemente, recebi de minha empresa uma proposta em que ela me pagaria um valor financeiro para que eu saísse (Tipo um PIDV). Essa empresa oferece uma carreira muito sólida mas, infelizmente, não é o trabalho que eu gostaria de fazer pelo resto da vida. Por outro lado, sou apaixonado por 3D, área que venho me dedicando nos últimos 4 anos por conta própria, além da faculdade na área de Design que irei concluir este semestre.

Então estou diante de um tremendo dilema porque realmente eu gostaria de me dedicar em tempo integral (e estudar muito) em 3d e tenho que, para isso, abrir mão de uma carreira estável, mas correr atras de um sonho que realmente acredito que possa se tornar realidade.

Então eu gostaria de, humildemente, pedir a opinião para vocês ( que certamente é a dúvida de muitos) sobre o mercado de trabalho. Vou deixar abaixo um link para meu portfólio, para quem puder dar uma opinião fundamentada nas minhas habilidades atuais.

Estou aberto a todo tipo de comentário então por favor fiquem a vontade e sejam honestos (tipo pode falar que meu trabalho é uma m*....rsrs que não vale a pena) quem quiser comentar no particular, fiquem a vontade.

Muito obrigado,
Rafael
https://www.behance.net/Rafaelsousa3d

Olá Rafael.

Decisão dificil, não sei como você esta de traabalho com 3D, mas acho que na situação que estamos vivendo, na minha posição eu escolheria uma estabilidade financeira, e tentaria continuar estudando o 3D nas horas vagas, fazendo cursos e etc.

POr que é uma área que gosto muito tambem e tento sempre me dedicar a isso, as vezes é melhor deixar certas coisas como hobbie.

Outro motivo é que você pode tentar por um tempo, sem precisar se arrepender de com teria sido se não tivesse ido.

abraço!
Olá Diego, muito obrigado pelo seu comentário. Certamente me ajuda bastante. Estou conversando com algumas pessoas para melhor formar minha opinião e realmente acho que 3D nunca foi um setor fácil de se trabalhar, principalmente agora na crise que estamos passando. Apesar de estudar Design aqui na baixada santista, praticamente não conheço ninguém da área de 3D, para não ser exagerado, tem um professor que sei que trabalha com alguma coisa. (Talvez eu seja um pouco ruim de networking :( mas acho difícil encontrar outras pessoas que realmente se dediquem ao 3d, que ganham dinheiro então, não conheci ninguém.

E é por essa razão que recorro aos fóruns de internet.

Valeu Diego, muito obrigado e muito sucesso!

Att,
Rafael
Boas Rafael, Eu acho que você deve tentar arranjar uns trabalhos como freelancer antes de largar o trabalho fixo, assim você pode perceber se tem como manter um rendimento sendo freelancer.
Outra hipótese é tentar arranjar trabalho numa empresa que trabalhe com 3d.
Defina bem qual é a área dentro do 3d que quer seguir (personagem, maquete, etc) e se dedique a isso, um bom curso é fundamental para tomar um rumo e depois é só seguir estudando.
Ontem estive a ouvir um podcast que acho que seria interessante para você.

https://vraymasters.com/2016/04/12/v-ray-master-talk-004/
Prezado Rafael
Não largue o seu emprego fixo ! O trabalho com 3D é altamente instável. Além disso, há uma concorrência desleal com vários freelancer oferecendo trabalhos á preço de banana.
Eu mesmo, deixei de mexer temporariamente com vinhetas devido a queda da atividade
econômica brasileira.Portanto,considere esse fato: Permaneça no seu emprego e deixe essa
decisão de trabalhar unicamente com 3D para o futuro.
Com apreço
Roberlane
Fernando Cunha: Obrigado pelas dicas! Irei acessar este podcast quando chegar em casa. Concordo que realmente o ideal seria uma transição do tipo, fazer frelancer e ganhar algum dinheiro de forma a tornar mais fácil a decisão.

Roberlane: Muito obrigado pela sua opinião. Realmente tenho sondado e o mercado não está fácil o que é muito triste :( . A concorrência com o \"sobrinho de 14 anos não é fácil\". Apesar de muito doloroso, acho que minha ficha está caindo. Talvez esse sonho que eu tenho deve permanecer apenas como sonho. Recentemente comecei a participar da criação de dois games em regime de colaboração com duas equipes estrangeiras e isso me deixou muito entusiasmado, até mesmo porque o pessoal está gostando muito do meu trabalho. No entanto, apesar de ter várias oportunidades de trabalho como voluntário, ganhar dinheiro na área realmente não é fácil.

Agradeço pela disposição de vocês em comentar.

Abraço
Rafael
oi Rafael tudo otimo?

anos atraz trabalhava tambem como 3d artista e optei por instabilidade e troquei por design grafico e design de produto, hoje ja trabalho na area do design mais de 13 anos e passei por diversas areas, mas 3d eh minha paixao e sempre foi desde o comeco de minha carreira, hoje trabalho com 3d nao no Brasil mas fora e realmente nao troco mais por outra area do design eu particularmente optei por seguir e trabalhar na area que realmente me deixa feliz e gosto, nao digo que trabalhar em outras areas do design foi um tempo perdido, claro preferia ter me dedicado no passado mais, mas hoje outras areas me ajudam a ser um melhor artista 3d, enfim, uma coisa que me ajudou muito enquanto viajada foi trablhar como freelance pelo site elance.com tem muitos trabalhos como 3d, normalmente pagam em dolar adiciona paypal e tal, uma vez que comeca alguns trabalho por la e recebe alguns feddback o negocio bomba.. o segredo eh bons feddback, uma boa opcao enquanto trabalha em outra area e cosnegue uns feeela com 3d. espero que minha rapida experiencia lhe ajude um pouco, grande abraco

Fabiano
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711022.

Total de membros registrados: 138495

Últimos membros registrados: mariaclarams, SamBelem, minmin, GabrielNatividade, formaksil, glucoextend, ManhoodPlusGummiesErgebnis, Corrinsbeierai.

Usuário(s) on-line na última hora: 560, sendo 25 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tsmodelagem3d, jotasoares, Osvaldo Arquiteto, Eng Damasceno, Celso Borttoloto, caelcosta1, Roberto Movanni, klogg, emersonforentin, Le_Andro, AlexTerra, Nuno, gago, Geraldo Nunes, CNC, Duda, Daniel Monteiro, Eduardo Ramos, Bruno, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, Sergio1987, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.