Hylian...bom,respondendo a sua resposta de como começar apenas com um polígono,se pelo que eu entendi oque você quiz dizer é começar apenas com uma face e depoiz sair extrudando e modelando....basta criar uma primiteve no formato de um plano (plane) daí você aplica um edit mesh ou edit poli<<<que na minha opinião possui algumas opções a mais para você...dai em diante é só sair extrudando e deletando...as edges,enfim...uma dica para você(que talvez você já saiba...mais ) se você for sair criando com um plane mesmo...estando nas opções seletiva do mesh(vertex,edge,border,poli,elem)...você pode selecionar as edges e sigurando a tecla SHIFT + a direção(o arrastando do mouse) você consegue criar sem poblema uma nova face facilitando na sua modelagem e depois você pode sair juntandos os pontos em vertex com a opção colapse.....
Agora sobre o fato de qual é a melhor e correta forma de modelar ...vai de cada um Hylian...eu por exemplo costumo a começar com um box dou suas divisões(segmentos)nescessários e em seguida aplico um modificador chamado SPHERE(onde deixa o boxe suavizado para a forma de uma cabeça no caso)...daí se você quiser pode deletar a metade do rostos(BOX,com suas divisão corretas,para que ao decorrer do trabalho não estragar a malha)...daí é mão na massa....normalmente eu faço isso
....mais existem várias maneiras,aí depende de quais formas você adapta-se melhor...OK...bom espero ter ajudado você...e boa sorte e estudo para você ...té mais...haaaaaaaaaaaaa abaixo deixarei alguns links para vc sobre modelagens...
Aqui mesmo na 3d1 você encontra vários artígos de tutoriais que abordam este tema entre outros....
http://www.antropus.com <<<<(olha na seção de tutoriais,me ajudou bastante quando tinha minhas dúvidas de modelagens orgânicas...muito bom)
www.3dtotal.com <<<(têm bastante tutoriais orgânicos e de personagens,mais é em inglês caso você não saiba inglês...abaixo uma saite que traduz quase todas as páginas inteiras...)
www.altavista.com <<<(traduz)
:D :D :D :D :D :D :D :D :00: :00: :00: :00: :00: :00: :P :P :P