Oi gente, tudo bem?
Este não é um assunto simples, e tem muitos macetes.
Vamos por partes.
Pode animar um personagem todo dividido, mesmo sendo de carne e osso, mas vai parecer um robô, como a Lígia disse, porque o XForm só anima rotação, escala e posição, como o Vympel disse.
Se parar para pensar um pouco, pode simular a ação do Skin com XForm sim, basta usar o Soft Selection, que vai fazer a passagem suave de uma deformação para outra, mas é pior do que pagar promessa, neste caso é muito melhor usar o Skin ou o Physique, como o Ziriguidum disse.
Agora, o XForm não é uma bosta não, é muito útil em diversas situações, porque ele faz um link especial, inclusive com Sub-Objects como o Vympel disse.
Se o personagem for um robô ou qualquer máquina com juntas mecânicas, ou seja, que tenha peças "duras", que não se deformam com o movimento, a melhor forma de fazer é com o X-Form, um carro por exemplo.
E sobre o Rig que o Ziriguidum disse, ele é feito antes de envelopar, e não depois, porque nem dá para envelopar legal se não tiver "Riggado", já que depende de fazer movimentações para ajustar o envelopamento e os Joints, e sem "Riggar" é muito ruim de movimentar a estrutura.
Agora respondendo especificamente a pergunta do Amon-Ra.
Normalmente um personagem não é dividido em partes, e normalmente também não é modelado em partes, porque é muito mais fácil e rápido modelar tudo junto.
Mas se fez separado, tem que unir tudo e soldar para poder animar, a não ser que seja uma máquina, como já expliquei.
Porque se for um Mesh Deformável, vai abrir buracos durante a animação nas partes que são separadas.
Só usa o Xform quando for animar personagens que tem partes separadas, como uma máquina, pode usar o XForm em objetos deformáveis, mas é muito pior do que fazer um sistema de Bones com Skin e controlar com um Rig.
Para animar personagens com pele deve usar o Skin ou o Physique, mas para isso tem que estar tudo unido e soldado.
O XForm trabalha em cada Bone, é como se fosse um Skin para cada bone e o respectivo Mesh que ele controla.
Só que ele não deforma a malha com a ação do Bone, ele move, gira ou escalona tudo junto, como um Link especial.
Abraços