Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
Joao   Itapetininga-SP - SP
zedavida   goiania - AC
pacman   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Alan Douglas   Serra - ES - AC
Darfferson   Santo André - SP - SP
axis   bataguassu - MS

Quicksilver e Realflow

Por: SERPA  

Em: 21/09/2017 12:42

Pessoal, 

Fiz uma silmulação no Realflow 10 e importei para o Max 2016.

Quando peço para renderar um frame no quicksilver, ele faz numa boa.

Porém, quando peço para renderar a animação, a simulação (bin mesh) fica invisível.

O que pode ser?
Oi Serpa, tudo bem?

Eu não sou muito acostumado com o QuickSilver, já brinquei com ele logo que foi adicionado no 3ds max, mas depois não usei mais, então, não tenho as manhas dele.

Mas pelo que você falou na mensagem sobre o Mesh no formato BIN do Real Flow desaparecer na renderização, me passou pela cabeça que poderia resolver usando o Compount Object Mesher, ele fica no painel Creat > Geometry > Compound Objects e vai gerar uma cópia da malha que deve ser mais compatível com o QuickSilver.

OBS: Crie o Mesher pela vista top e centralize-o nas coordenadas 0, 0, 0 do mundo do 3ds max antes de clicar no Pick Object para selecionar o Mesh do BIN.
Depois que ele criar o Mesh coloque o Mesh do BIN em Hide e tente renderizar usando o Mesh do Mesher.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, 

Desculpe pela demora.

Dei uma parada de Realflow para voltar a me dedicar ao Max.

Mas tentei por alto aqui essa sua dica e não consegui. Depois com mais calma vou tentar novamente.

Talvez seja mesmo alguma limitação do Quicksilver, afinal ele tem algumas.

Usando Vray e Vray RT também consegui sem problemas.

Eu tenho um patch aqui do max 2016, o SP4, mas a lista de problemas corrigidos por este patch não fala nada a respeito.

Eu gosto do Quicksilver pois ele é muito rápido!
O que me irrita mais é que tenho quase certeza que já consegui renderizar uma animação com BIN meshes do realflow, usando o Quicksilver sem problemas.

Devo estar fazendo alguma coisa errada na exportação talvez. Ou na config do Quicksilver.

Não lembro tbm se quando deu certo meu max estava com SP4 instalado.
Hj li um tópico no forum da Autodesk onde o cara está com o mesmo problema.

Estranho é que ele relata que consegue gerar um filme preview, mas a animação final não.

Cara, isso só pode ser bug mesmo.

Mas tenho quase certeza que já consegui renderar animação de um BIN MESHE do realflow no quicksilver.

Talvez seja o tipo de fluído que usei naquela cena seja diferente do que estou usando agora, sei lá.

Gostaria muito que o tópico de grupo de estudos do realflow desse uma "reanimada".

Mas pelo visto o pessoal anda usando outros mecanismos para animação de fluídos. 
Oi Serpa, tudo bem?

O sistema do RealFlow exporta uma sequência de arquivos BIN, então, o Plug-in de conexão com o Max apenas lê estes Meshes e exibe na cena, por isso que antigamente não dava para gerar Motion Blur dos fluidos do RealFlow, pois não era o mesmo Mesh que se deformava de Frame para Frame, dai incluiram dados de Motion Vectors no arquivo BIN para poder gerar Motion Blur.

Então, ou o Quick Silver não aceita Meshes em sequência e renderiza apenas o primeiro Frame, já que você disse que o problema acontece na animação, ou ele simplesmente não reconhece o Plug-in, mas dai não era para aparecer o fluido na renderização de imagens estáticas.

Se antigamente você conseguiu renderizar, pode ser um Bug da versão que está usando agora, você lembra qual era a versão do Max onde conseguiu renderizar?

Uma outra alternativa veloz é renderizar com o Scanline ou então, se for cena externa, pode simular GI com Ambient Color e renderizar no mesmo tempo do Scanline.
Se quiser eu te explico como simular GI com Ambient Color, mas dai precisa usar o Mental Ray ou o Scanline.

OBS: Sobre o grupo de estudo de RealFlow, eu também gostaria que ele desse uma reanimada, mas as pessoas não usam mais igual antigamente quando era novidade, pois o Plug-in Phoenix FD é muito mais prático trabalhando dentro do Max, agora com o Max Fluids então, vai diminuir mais ainda.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, finalmente encontrei a solução!

Confesso q andei um tempo afastado e acabei não testando a sua dica.

Mas de qualquer forma gostaria de agradecer sua paciência e costumeira dedicação em ajudar.

Matei a charada quando vi esse vídeo aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=6Q0jm9azkcE

Ele fala do Maya, mas foi só adaptar para o max. 

O pulo do gato é o tal do stitch, pois ele junta os arquivos alebic em uma animação, então basta renderizar e pronto.

Agora está funncionando perfeitamente com o Quicksilver.

Oi Serpa, tudo bem?

Eu fico feliz que conseguiu encontrar a solução e agradeço muito por voltar aqui e compartilhar com a gente, pois da próxima vez que alguém perguntar a mesma coisa poderei ajudar.

Então o problema era aquele mesmo que a gente tinha pensado, de não ler os Meshes em sequência do arquivo BIN, mudando para o formato Alembic com o Stitch tudo funciona bem.

Abração e obrigado novamente.

André Vieira

Agora estou com outro problema.

Quando a animação do realflow chega no 3ds max ela está meio facetada, não está com smooth.

Vi o cara fazendo essa bruxaria aqui no blender e deu certo.

Como faço isso no max. Siceramente confesso q não entendi o que ele fez exatamente. A partir de 19:32 ele explica o que fez.

https://www.youtube.com/watch?v=kqBBo8UXJWk

Oi Serpa, tudo bem?

Desculpe se a minha pergunta parecer muito imbecil, mas você tentou aplicar o modificador Smooth no RFLoader habilitando a opção Auto-Smooth dele?

Eu não lembro mais, pois faz muitos anos que não uso o Real Flow, mas não tem uma opção de Smooth no próprio RFLoader?

Ou você não está usando o RFLoader, está importando em Alembic?

O cara do vídeo que você postou não está usando um Plug-in de Loader do RealFlow como o RFLoader, ele está importando em Alembic, portanto, não é uma sequência BIN, note que o arquivo carregado no modificador do Blender tem a extensão ABC, que é a extensão do Alembic.

Neste caso o Alembic que estava gerando o Mesh sem Smooth porque não havia nehum Mesh básico no Node que carrega o Alembic no Blender, dai o cara só criou um Box no Node do Mesh para ter Smooth e dai o Mesh gerado pelo Alembic também recebeu Smooth, no Max eu acho que não acontece da mesma forma, mas nunca importei Alembic a partir do RealFlow.

Sempre que tiver um Mesh e ele não parecer compatível com o Max, teste o Create > Compound Object > Mesher, ele gera uma cópia do Mesh que definir, inclusive da sequência, e este Mesh será compatível com o Max, mas as vezes ele não consegue gerar o Mesh.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707592.

Total de membros registrados: 135215

Últimos membros registrados: Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps.

Usuário(s) on-line na última hora: 793, sendo 29 membro(s) e 764 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Pedro Juliato, Le_Andro, Juarez, D2_Unrio, hawph, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Frederico Wagner N. R., ppppppp, Hot, Carla Franco, rodolfosantos3d, Reinaldo Silva, Ronaldo, TadeuB79, claro_lima, Ronaldo Junior, deathstars, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Starter, Junior, Duda, Thiago Couto, Gibran Farfud, mixel.amorim, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.