Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

carlosmrj   Petrópolis rj e São Paulo sp - SP
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
dami   João Pessoa pb - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
dhante   bh-mg - AC
claudioinacio   Rio de Janeiro - AC
Fidelis   Salvador

onde ficam as industrias ?

Por: Abilio  

Em: 30/09/2017 19:07

Oi Abílio, tudo bem?

Vejo que você pesquisou como te indiquei, o mercado de VFX mudou completamente nos últimos 10 anos porque ficou muito fácil fazer efeitos especiais com qualidade cinematográfica em casa, antigamente apenas uma pequena elite conseguia produzir efeitos de alto nível porque os programas eram mais simples, mais lentos, ofereciam menos recursos, tinha menos poder de renderização e os Technical Directors escreviam recursos especificamente para fazer determinado efeito, hoje os programas 3D fazem de tudo e os renderizadores modernos geram imagens tão reais quanto fotos na casa de qualquer um, portanto, não vale mais o absurdo que valia antigamente porque tem muita gente disposta a ganhar menos com capacidade de fazer a mesma coisa, é a lei da oferta e da procura.

Se você somar a pirataria de filmes, as TVS digitais com telas e resoluções gigantescas, o crescimento dos Games a ponto de passar a indústria do cinema, tudo isso junto diminuiu ainda mais o mercado já restrito do cinema, incluindo o cinema de animação.

Veja o que aconteceu nos últimos anos, a Disney comprou quase todo mundo da área de animação e os melhores de VFX, até a Pixar e a Industrial Light And Magic!!!!

Sobre o pessoal que cria e produz arte 3D, sabe como a direção das televisões chamam os artistas que desenvolvem as ótimas vinhetas e aberturas de programas que vemos nas TVs?

Eles chamam de operador de 3D, igual operador de máquina em fábrica de parafuso, se a pessoa nem operar 3D sabe, apenas tem idéias, não vai durar muito. rsrsrsrsrs
Agora, se você é o diretor de arte da TV, vai dar todas as diretrizes do visual que a TV deve ter, vai bolar algumas vinhetas e mandar os operadores de 3D produzir, mas vai ter que lidar com muitas outras coisas chatas e burocráticas da TV e nem vai ter tempo para ficar pensando em vinheta, só quando for lançar um programa novo, então, prefiro ser operador de 3D que é mais divertido. rsrsrsrsrs

Quem leva a grana no cinema são os estúdios, produtores, diretores, atores famosos, animais treinados e por último o pessoal do VFX. rsrsrsrsrs

Na indústria do entretenimento só vale a pena financeiramente a área de Games, cinema já era faz tempo.
Para 3D as áreas mais rentáveis são as que produzem coisas, seja maquete, veículos, jóias, design de produtos, qualquer coisa deste tipo ganha bem se a pessoa se dedicar.

Não sei te dizer a relação de cargos e planos de carreira, em produção de vídeo a coisa não é tão estratificada deste jeito, ninguém vai entrar numa produtora de vídeo e perguntar sobre o plano de carreira, isso é para fábrica de macarrão.

A coisa acontece de uma forma mais natural, você entra numa boa produtora porque é um bom operador de 3D, lá dentro chama a atenção de emissoras de TV, dai vira operador de 3D, com dedicação aprende a dirigir, iluminar e fotografar, dai gosta, vira diretor e para não morrer de fome tenta uma Lei Rouanet ou se muda do Brasil e vai tentar ganhar a vida lá fora.
Eu parei na parte que virei operador de 3D e me arrependo de ter perdido tempo com produção de vídeo e televisão.

Sobre o que estudar, depende o que deseja ser, se quiser ser diretor de cinema, faz uma faculdade de cinema e por fora estude programas 3D.

Trilha sonora é outra área fraca no Brasil, mais fraca do que vídeo, meus amigos que trabalhavam com áudio nas produtoras de vídeo e emissoras de TV reclamavam muito e estavam sempre ferrados.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


quais são os nomes dos cargos que " criam " ( não estou falando de executar as imagens ) as imagens de efeito especial em filmes hollywoodanos ?

estes criadores ganham bem em milhões por filme ?


quais cargos levam a maior parte da grana da venda de um filme de efeitos especiais ?
existe uma regra de quanto cada cargo ganha por filme ?
Oi Abílio, tudo bem?

Não sei te dizer estes detalhes porque eu trabalhei em produtoras de vídeo e emissoras de TV, mas nunca trabalhei com cinema.
Provavelmente as pessoas que imaginam as cenas são o diretor e o roteirista, mas é uma imaginação bem vaga porque depois são feitos muitos desenhos de conceito, storyboards e previews bem crus das animações e é nesta fase que a cena nasce de verdade, sendo que apenas as diretrizes principais foram dadas pelo diretor, quem produz a imagem faz do jeito que quiser e mostra para o diretor que pode mudar ou não, as vezes faz vários exemplos da mesma cena para ele escolher, ou seja, ele só tem uma idéia mais ou menos do negócio e fica com a maior parte da grana, quem faz realmente as escolhas, mostra as opções e cria a cena para o fodão ver se gostou ou não, recebe uma miséria e ainda não leva os devidos créditos, então, não vejo serviço pior do que esse!

Diretores e produtores ganham muita grana nos EUA e só lá, pois não tem cinema daquele tamanho em outro lugar, além disso, são poucos os que ganham, a maioria apenas tenta e não consegue.
É mais fácil ficar rico jogando futebol ou cantando sertanejo do que na indústria do cinema, porque vai ter muito mais campo de trabalho para tentar se dar bem do que no cinema, que é um dos campos mais restritos do mundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


então pra levar a grana mesmo só se for : diretor , produtor e ator ?
sera que é porque eles são os unicos famosos e isso vende o filme ?

pra criar as imagens e trilha-sonora é pessoal da classe-media americana então ?

ouvi falar que tem um pólo enorme de efeitos especiais na Inglaterra , eu acho que é londres
é verdade ?
Oi Abílio, tudo bem?

Ator só leva grana se for o principal e famoso, o coadjuvante já leva bem menos e o resto leva uma miséria.

O mesmo vale para a área de áudio e qualquer outra, um cara como o John Williams, por exemplo, que compôs Star Wars, ganha fortunas, mas quantos existem iguais a ele?

É verdade que a Inglaterra já foi muito forte em VFX, assim como a alemanha, muitos programas e recursos para 3D nasceram na alemanha, mas você não viu a notícia que te indiquei no outro tópíco justamente sobre os produtores de efeitos especiais de Londres, que estavam tentando formar tipo um sindicato e estão pedindo ajuda no Kickstart para tentarem receber melhor pelo trabalho porque estão passando fome!!!!

Se não viu, olha ai: https://vfxassemble.unions.org.uk/

Fazer filme com efeitos especiais de primeira está ficando cada vez mais barato e isso por um lado é ótimo, porque muito mais gente terá condições de fazer seus próprios filmes, então, aos poucos vai sair das mãos das grandes empresas de Hollywood porque não valerá mais a pena igual antigamente, na verdade isso é excelente para quem realmente quer fazer filmes e não apenas ganhar dinheiro.

Tudo que é grande no mundo tem algum grupo controlando e para conseguir um lugar lá vai precisar se submeter a tudo, mas quando perde valor porque se torna mais acessível, outras empresas menores conseguem fazer sem ter que participar da panelinha, só que este processo leva décadas e estamos apenas iniciando.

Normalmente quem só pensa em ganhar grana nunca ganha, mas quem faz o que mais gosta acaba fazendo com tanto prazer e tão bem feito que as pessoas percebem e todo mundo gosta do que é bom, dai fatalmente a pessoa acaba ganhando mais do que os outros naquela área.

Abração e tudo de bom.

André Vieira








sabe o que parece :

ser famoso da dinheiro nesta area
outros trabalhos não

uma propaganda de filme com um famoso é ouro

se voce ve uma propaganda com : Ton Cruise , James Cameron , etc... o filme é bom
padrão de qualidade

é como a população usa o cinema
Oi Abílio, tudo bem?

Isso que você falou de ser famoso dar dinheiro acontece em todas as áreas, um arquiteto famoso ganha bem mais do que um que ninguém conhece, um Concept Character Artist famoso para Games também ganha mais, um programador, um médico, um pedreiro, porque isso acontece?

Porque mais gente procura o trabalho dele e como ele não tem condições de atender todo mundo, aumenta o preço para selecionar mais os clientes.

O que está acontecendo na indústria do VFX é justamente o oposto, agora tem muita gente que consegue fazer efeitos especiais super realistas, então, as produtoras de VFX não pagam mais o absurdo que pagavam antes para uma elite de artistas, já que tem de monte fazendo igual, então, essa elite de artistas está revoltada lá em Londres.

Com o barateamento e o avanço da tecnologia, uma boa produtora de vídeo consegue fazer filme com qualidade de cinema, porém, os lucros não compensam e ter que pagar muito apenas para ter um ator famoso dificulta ainda mais.
Só que este atores famosos ficaram famosos graças ao cinema e a TV, que estão perdendo cada vez mais importância, enquanto que, tem gente ficando famosa hoje em dia pelos vídeos no Youtube, imagine algumas décadas à frente.

Se atualmente as pessoas já não gostam de parar para assitir um programa num determinado horário imposto pela emissora e aturando mais comercial do que programa, também não precisam ir no cinema porque muitas vezes possuem equipamentos melhores no conforto da casa sem nenhum cidadão inconveniente para atrapalhar, podendo pausar, fumar, comer o que quiser e tal, imagine então daqui algumas décadas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710575.

Total de membros registrados: 138038

Últimos membros registrados: Vitinhop4, AEDFA, MrDrifs, Kleberbj, kainã, VictóriaSS, je042, Bruno013.

Usuário(s) on-line na última hora: 873, sendo 9 membro(s) e 864 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jorge Henrique, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, Ricardo Paranhos, Henrique Ribeiro, Ronaldo, Duda, Joao Barreto, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.