Oi Abílio, tudo bem?
Ator só leva grana se for o principal e famoso, o coadjuvante já leva bem menos e o resto leva uma miséria.
O mesmo vale para a área de áudio e qualquer outra, um cara como o John Williams, por exemplo, que compôs Star Wars, ganha fortunas, mas quantos existem iguais a ele?
É verdade que a Inglaterra já foi muito forte em VFX, assim como a alemanha, muitos programas e recursos para 3D nasceram na alemanha, mas você não viu a notícia que te indiquei no outro tópíco justamente sobre os produtores de efeitos especiais de Londres, que estavam tentando formar tipo um sindicato e estão pedindo ajuda no Kickstart para tentarem receber melhor pelo trabalho porque estão passando fome!!!!
Se não viu, olha ai:
https://vfxassemble.unions.org.uk/Fazer filme com efeitos especiais de primeira está ficando cada vez mais barato e isso por um lado é ótimo, porque muito mais gente terá condições de fazer seus próprios filmes, então, aos poucos vai sair das mãos das grandes empresas de Hollywood porque não valerá mais a pena igual antigamente, na verdade isso é excelente para quem realmente quer fazer filmes e não apenas ganhar dinheiro.
Tudo que é grande no mundo tem algum grupo controlando e para conseguir um lugar lá vai precisar se submeter a tudo, mas quando perde valor porque se torna mais acessível, outras empresas menores conseguem fazer sem ter que participar da panelinha, só que este processo leva décadas e estamos apenas iniciando.
Normalmente quem só pensa em ganhar grana nunca ganha, mas quem faz o que mais gosta acaba fazendo com tanto prazer e tão bem feito que as pessoas percebem e todo mundo gosta do que é bom, dai fatalmente a pessoa acaba ganhando mais do que os outros naquela área.
Abração e tudo de bom.
André Vieira