Oi Estrazulas, tudo bem?
É um prazer falar com você, sempre que vejo animações 3D inspiradas em Star Wars lembro de você!
Creio que é um dos membros mais antigos da 3D1 que vejo sempre on-line e agradeço por acompanhar a gente por tanto tempo.
Eu falei para a Elis que a gente deveria criar uma categoria especial para membros como você, na verdade estava falando de todos ativos que foram cadastrados antes de 2007 mais ou menos e na brincadeira disse que a categoria deveria se chamar Jedi, pois são os que viveram as guerras rendricas. rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Sobre a sua dúvida, eu não tenho certeza absoluta, mas acredito que as acelerações por GPU disponíveis no After Effects e Premiere dependem da tecnologia CUDA da Nvidia, que tem em qualquer placa GeForce, mesmo as antigas.
O que muda é velocidade da placa quanto mais Cores CUDA tiver e as placas mais modernas tem trocentos, além de terem mais memória que também é muito importante.
Já o 3ds max não tem muitos recursos acelerados pela GPU, a placa de vídeo é usada basicamente para a exibição das Viewports, ela só será utilizada na renderização se estiver trabalhando com um renderizador por GPU, híbrido, que usa a CPU e a GPU juntas, ou que tenha aceleração de alguns recursos pela GPU.
O V-Ray tem diversos recursos acelerados pela GPU, tem o modo híbrido que trabalha com GPU e CPU e ainda tem o V-RayRT que renderiza pela GPU.
Posso estar enganado, mas no início as tecnologias por GPU da Chaos aceitavam apenas o OpenCL, que roda em qualquer placa de vídeo, mas é mais otimizado nas placas AMD Radeon, depois a Chaos incluiu a tecnologia CUDA da Nvidia e logo deram preferência para CUDA porque tem mais vantagens, mas creio que não retiraram o suporte para OpenCL e ainda é possível acelerar o V-Ray em placas AMD.
O Cleber Machado, professor do curso de V-Ray da 3D1, sabe te informar com certeza absoluta se o V-Ray pode ser acelerado por OpenCL ou não, manda uma mensagem privada para ele, é só clicar no Nick dele nas mensagens que ele postou no fórum, quando ver ele on-line ou então pelo "Minha 3D1".
Abração e tudo de bom.
André Vieira