Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Luiz   São Paulo - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
flavioprojetos   Goiânia - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Instabilidade 3dsmax 2018

Por: Juliano Kloss  

Em: 08/11/2017 10:22

Foi o que andei pensando aqui depois de ter visto vídeos de prós e contras sobre o UE e Unity.
Oi Andre,

Testei um pouco mais o 3Dmax1017 e realmente as mudanças são mais de design dos botões do que qqr outra coisa. O 2017 mesmo depois de formatar o PC e instalar tudo do zero ainda apresenta problemas, vive travando.
Um outra coisa que não gostei é que ao usar o vray com ele ele fica muito claro o render, tem que settar muito baixo a iluminação. Não sei pq acontece isso, mas o mesmo arquivo no 3dmax16 a settagem do HDRi é muito maior que a no 2017.

Tembém pensei em mudar de programa para modelar, mas ainda não sei qual usar (tentei o sketchup, mas não consegui me adaptar) e meu unico medo de mudar de renderizador (sair do vray) é ter que me adaptar e perder os arquivos que já tenho como template tudo em vray. 

Estou muito interessado em aprender o unreal, mas ainda não tive tempo de estudar. Espero que em 2019 consiga aprender um pouco sobre ele.

Abraços.
Oi Raphael, tudo bem?

A partir do Max 2017 que começaram os problemas, na minha opinião o 3ds max 2017 é a pior versão de todos os tempos.

Agora, sobre o problema com o V-Ray é estranho, pois em teoria era para o V-Ray funcionar exatamente igual nos dois, só vai fechar mais no Max 2017 porque o Max é ruim, mas o resultado da imagem não pode ser diferente.

Então, a primeira opção é verificar se a configuração do Gamma do seu 3ds max está certa, pois vai dar diferença na claridade da imagem se estiver errada.
Você acessa estas configurações no menu Rendering > Gamma/LUT Setup, elas devem estar iguais as mostradas na primeira imagem em anexo com 2.2 no Gamma.

Outra coisa que pode influir na intensidade da iluminação é a escala que está trabalhando no Max, se estiver numa escala muito pequena as luzes ficarão muito intensas e se estiver numa escala muito grande as luzes ficarão fracas.
O ideal é configurar as unidades do 3ds max como mostra a segunda imagem em anexo.
Você acessa estas configurações no menu Customize > Units Setup.

Tem algumas configurações do V-Ray que também mudam a claridade da iluminação se não estiverem iguais nas duas versões do 3ds max.
Uma delas é o 3ds max Photometric Scale dentro do menu Global Switches e a outra é o Color Mapping, ambas na aba V-Ray como mostra a primeira imagem em anexo.

Só que estas configurações do V-Ray são salvas com o arquivo, então, se abriu o mesmo arquivo que renderizou direito numa versão, ele vai estar com as mesmas configurações que definiu e dai só pode ser alguma coisa no Max.


Sobre trocar de programa para modelar, a vantagem de quem usa o V-Ray é justamente poder trocar de programa e manter o mesmo renderizador, inclusive as mesmas cenas se salvar em VRayScene.

O SketchUp não vale a pena porque ele só faz parede, porta e janela, não faz simulação de tecidos, não tem Hair and Fur, partículas, física para encher recipientes e tal, então, é um programa muito limitado.
Se você usa o 3ds max apenas para modelar e renderizar, não tem muita diferença de qual versão está trabalhando, pois faz 10 anos que tem as mesmas ferramentas de modelagem e o Render é sempre o V-Ray ou Corona.
Então, pode continuar com o Max 2016 por um bom tempo, pelo menos enquanto o V-Ray tiver suporte para ele.

Neste meio tempo você pode ir estudando o Blender, que é de graça e vai oferecer os recursos que precisa para fazer qualquer coisa que faria no Max, além do Unreal, é claro.

Dai você poderá fazer uma pipeline com o Blender para modelagem e animação, o Unreal para renderização Real-Time e por Ray Tracing com o V-Ray, ainda poderá oferecer projetos interativos e em realidade virtual em vez de apenas imagens e vídeos.

Desta forma você só pagará pelo V-Ray para o Unreal e ainda terá mais produtos no portifólio para oferecer aos clientes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Galera vendo os problemas ai, existe um serie de problema que surgiram da versão 2016 pra frente, isso usando versão estudande original e la no forum da autodesk me garantiram q não tem diferença da versão paga, porem da versão 2016 pra frente você tem problemas graves de fechamento ao simplemente abrir uma janela do max, a viewport quanto maior a escala q vc estiver trabalhandando vc vai ter o problema de orbitar na viewport e travar no ponto onde for trabalhar e quando clicar na viewport ela simplemente da um ghost pan (executa o pan sem vc fazer o pan) bug q eu decobri e a autodesk ignorou o bug e falaram q nao tem soluçao e nao iriam nem tentar resolver, ou seja são muitos problemas, se vc quer trabalhar de forma estavel fique na versao ate a 2016, pq dai pra frente é tudo ruim, o ghost pan permanece ate nao versao mais atual 2019. já essa questao de windows o windows 10 realmente é campeao de problema sempre q tem atualização pode saber q tem dor de cabeça
Ola pessoal. Uso o Max 2017 com todos os updates, com o Windows 10 com todas as atualizaçoes e funciona 100%, nunca trava, tenho ate medo de mudar para o Max 2018. 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Eu também estou usando o 2017 e está razoável, mas no windows 7.  Imagino que possa dar mais problemas no w10.  Mas fiquei curioso, o Cleber disse que vai abandonar o max.  Pra que lado pretende se atirar?
Oi gente, tudo bem?

Realmente essa questão da versão do Windows é muito importante.
Tudo que eu falo é usando o Windows 7 SP2, eu odeio mudar de sistema operacional, pois não tenho mais paciência com os problemas do Windows, já são mais de 25 anos aturando, então, eu fico com o mesmo Windows até não dar mais.

Este lance dos problemas na Viewport do Max parece que é pura sorte, pois tem gente com Windows 7 e 10 que roda numa boa e tem gente que não consegue nem usar o programa nos mesmos Windows, então, deve ser algum detalhe de compatibilidade com driver de placa de vídeo ou coisa parecida.
No meu Windows 7 SP2 em inglês com uma GTX 970 eu não consegui usar o Max 2017 por causa da Viewport, tanto que desinstalei, mas o 2018 funciona bem, tem uns bugs, mas dá para usar.

O que mais uso no momento é o 2016, que também tem Bugs e some com os ícones da barra superior e do Scene Explorer, dai tem que passar o Mouse em cima para eles aparecerem novamente, isso iniciou no 2015, pois até o 2014 nunca aconteceu este tipo de problema.

Sobre o pessoal que está migrando, eu pretendo estudar o Blender este ano, pois não posso usar programa pirata e o 3ds max se tornou caríssimo depois que passaram a obrigar alugar em vez de comprar, porque antes podia ficar 3 anos com a mesma versão e depois atualizar.

Creio que o Cleber e a maioria dos outros que pretendem migrar vão para o Blender, quem trabalha com Motion Graphics vai preferir o Cinema4D por causa da conexão direta com o After Effects.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707715.

Total de membros registrados: 135318

Últimos membros registrados: leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie.

Usuário(s) on-line na última hora: 613, sendo 7 membro(s) e 606 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alexjohnson, rlmangili, Le_Andro, leticiabarros, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.