Oi Testa, tudo bem?
Para nós é uma honra ter um artista experiente como você postando aqui e ajudando a galera.
Legal saber que adquiriu conhecimento em mais um programa 3D, quanto tempo levou para você se sentir confortável no Maya depois que migrou?
Imagino o avião que deve ser uma GTX 1180, com o V-Ray Next então, vai renderizar tudo praticamente em tempo real.
Sobre o Ambient Occlusion do V-Ray em Render Passes, eu agradeço sinceramente pela ótima aula que me deu, entendi perfeitamente.
Pois se o Occlusion Mode do VrayDirt respeita a iluminação difusa já está ótimo e não cria o aspecto de sujeira, ainda mais em EXR 32 bits.
O Mental Ray tinha as opções de Reflection Occlusion e Normal Occlusion para estes efeitos de iluminação na pós, então, eu já conhecia, mas a dica do Fresnel para as Backlights e do Glow em metais são muito boas.
Eu vejo que você se tornou um grande especialista em composição, vai ser ótimo se realmente puder fazer um vídeo mostrando o seu Workflow, porque dai eu posto ele nas notícias e tenho certeza que os leitores vão adorar.
Quando fizer, avisa aqui, envia um email no menu Contato, mensagem privada, o que você quiser, pois são raros os bons vídeos em português.
Abração e tudo de bom.
André Vieira