opa Andre tudo otimo :) poh gostaria de postar mais aqui sempre otimo trocar ideas e ajudar a galera sempre que possivel, um prazer imenso falar com voce tambem.
Depois de muitos anos no MAX eu acabei trocando para o Maya a 4 anos atraz devido uma vaga na empresa que trabalho, no momento to sem computador em casa aguardando o lancamento do GTX 1180 para adiquirir e voltar meus estudos pessoais e projetos pessoais no MAX :) sempre que puder serah uma honra participar aqui no Forum.
Como render passes eu uso o Vray extra texture com o mapa de VrayDirt - no VrayDirt Occlusion Mode como Ambient occlusion nesse caso respeita iluminacao diffusa somente mas criando somente nas partes occluded mas ali nessa opcao 'Occlusion Mode' tem a opcao de trocar para Reflection Occlusion que te dara mais uma possibilidade de usar em post, tambem gosto de usar o Vray extra text e lincar o node Vray fresnel, me da um bom mapa para ajustamento no post tambem principalmente quando tenho que ajustar bordas ou backlights :)
ja que estamos nesse topico de ajustes tambem gosto de utilizar o passe normals, depois em post separando os canais RGB lhe dara uma boa mascara para ajustamentos tbm :).
para acrescentar gosto tambem em metais usar o passes de reflection e separar esse passes e usar como mascara num Node como Glow ou algo parecido :) da um efeito de reflection bacana, Assim que pegar minha maquina em casa vou tentar fazer um video mostrando um pouco do meu workflow e tentar colocar melhor minhas ideias em videos (escritas nao sao o meu forte haha :) ).
Entao voce tirou as palavras da minha boca :) essa eh umas das principal razao tambem de usar muitas vezes como mascara (como renderizo em .EXR 32bits usando mascara a imagem tera mais informacoes de cores para trabalhar) pois se usar como um passe a mais fica parecendo sujeira, as vezes mesclando um pouco dos dois sai um resultado bacana.
Forte abraco e tudo de otimo para voce tambem
Testa