Dúvida modelagem para impressão 3D

Por: Luiz  

Em: 18/04/2018 11:29

Comecei a estudar sobre modelagem usando o Max, por enquanto mais como Hobby mesmo, pois trabalho com arquitetura e uso o Autocad para fazer o 3D, e depois renderizo com o Max e Vray, ate ai sem problemas.

Nesses meus estudos com modelagem, a dúvida que estou no momento e como fazer  transformar as texturas em 3d de forma eficiente, pois o que era bom para um render, não é bom para uma impressão 3D. Usando o Displace não estou tendo bons resultados, principalmente nas mudanças de planos. Acho que olhando essas imagens fica mais fácil intender, não fui eu que fiz, mas é exatamente esse efeito que quero fazer, e me parede que usando Displace nunca que vou chegar a esse resultado de parede. Olhando essas imagens, não me parede que foi usando um Displace, e sim algum outro modificador que realmente transformou o objeto numa parede de tijolos.

3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi Luiz, tudo bem?

Os programas 3D não trabalham bem com objetos absurdamente densos, apenas o Z-Brush que consegue fazer isso, ou o Mudbox e o 3DCoat, que são os concorrentes.

O Displace no Max vai deformar a malha com a textura e poderá usar uma malha bem densa se tiver um bom PC para conseguir reproduzir mais detalhes, mas nem chegará perto da densidade que o Z-Brush aceita, eu aposto que este exemplo que enviou em anexo foi feito no Z-Brush, ou foi esculpido ou cada pedra foi distribuida de verdade.

Dá para fazer parecido no Max distribuindo as pedras de verdade com o Particle Flow ou com Scripts como o Brick Wall Builder: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/brick-wall-builder

Fazendo no Z-Brush você tem duas opções, se quiser renderizar no 3ds max poderá exportar o Mesh em Low Poly e o mapa de Displacement, que vai usar para gerar a malha densa cheia de detalhes apenas na renderização, não vai aparecer na Viewport como faz o modificador Displace e não servirá para impressão 3D.

A outra opção é usar o Decimation Master do Z-Brush para reduzir o número de polígonos sem perder detalhes, assim, poderá tanto renderizar no 3ds max com detalhes sem mapa de Displacement e vai aparecer na Viewport, como também poderá imprimir em 3D, mas não ficará com boa qualidade.

Para conseguir o maior detalhamento possível na impressão terá que exportar a malha do Z-Brush com alta densidade usando formatos como STL, ficará um arquivo pesado, mas terá todos os detalhes realmente na malha 3D para poder reproduzir na impressão 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bonitinho esse "castelinho".. fez ele só com displace?

Da pra fazer ele praticamente tudo no 3ds e só preparar pra imprimir no Zbrush mesmo... Esse castelinho da pra fazer facil com scripts como "Stone Placement Tools" e "Rock Generator" (n sei se acertei os nomes mas é tipo isso msm..).. Aí depois da 'montagem' estar ok no 3ds vc exporta pro Zbrush e usa um Dynamesh com bastante detalhe.. provavel q n tenha nada de errado mas confere.. então exporta do Zbrush mesmo.. 

Estranho q, as coisas q eu fazia isso eu importava de novo pro 3ds e dava uma olhada e uns render, e então exportava o STL do 3ds, até pra conferir melhor o tamanho e tal.. e agora tava mexendo aqui e n vi o export de STL.. estranho.. mas acho q a ultima vez q eu fiz isso eu tava usando o max 2011, n sei se é isso ou se eu tinha instalado algum export de STL... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Screaming Fox, tudo bem?

Realmente é possível fazer no Max até com certa facilidade como comentei se tiver as pedras modeladas individualmente e os Scripts que indicou são ótimos para isso.

Outro recurso que lembrei foi o MCG QuadScatter, que serve para distribuir objetos de acordo com as faces de outro, então, ele consegue ajustar as pedras para ficarem alinhadas e com o mesmo tamanho das faces do Mesh de base.

Creio que conhece ele, mas se não conhece o link é este: http://3d1.com.br/recursos/305/quadscatter

Para mim este é um dos melhores MCGs para o Max, pois ajuda muito em várias situações de modelagem.

Sobre a exportação de STL no Max, meu PC está todo ferrado e tive que desinstalar algumas coisas para conseguir trabalhar mais alguns dias até poder arrumar, então, retirei as versões recentes do Max que não uso para nada, deixei apenas o 2016 e nele tem o formato STL para exportação.

Assim que recuperar meu PC e instalar as versões recentes de novo vou dar uma olhada se ainda tem essa opção, pois será mais um absurdo se retiraram!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 876, sendo 26 membro(s) e 850 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, Roberto Movanni, lionel, gago, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, emersonforentin, Geraldo Nunes, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, ., Celso Borttoloto, Duda, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.