Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
marcio castro   sao paulo - AC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
minored   Rio de Janeiro - AC
RENATO RAP   INDAIATUBA - SP

Portfólios Ver Mais

3dmarco   Blumenau - SC
avmguitar777   Ipatinga - MG - AC
ezequielnc   Belo Horizonte - AC
alexarantes   Rio de Janeiro

Ambiente escuro no v-ray 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 20/09/2018 19:48

Pessoal boa noite, bom voltando ao v-ray, que bom.

Estou com um problema na hora de abrir um arquivo de um max 2018 para o outro 2018, a cena fica escura,
não descobri o motivo.
alguém pode me ajudar?
Cena escura quando abro de um max 2018 de um computador para outro computador no mesmo max 2018.

O que será que acontece.
Obrigado
Oi Neosmar, tudo bem?

Quando você abriu a cena no outro computador não deu nenhuma mensagem?

Pois acredito que está preto porque o Max não encontrou as texturas aplicadas nos materiais.

Se você copiar as texturas para a mesma pasta onde está o arquivo MAX, o programa consegue encontrar sozinho.
Mas se as texturas estiverem em outra pasta, você precisa indicar o caminho delas para o programa encontrar.

A forma mais fácil de fazer isso é adicionando a pasta contendo as texturas no Customize> Configure User Paths > External Files, como mostra a imagem em anexo.

É só clicar no botão Add e selecionar a pasta com as texturas, assim, quando abrir o arquivo novamente vai aparecer com todas as texturas e não dará nenhuma mensagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, obrigado pela atenção.

Quando a janela de aviso, não aparece nehuma quando abro o arquivo.

Más veja que curioso, quando ponho a imagem do painel bem algulada a foto aparece, estranho.
Não consegui resolver o problema. Vou tentando o porue fica tudo escuro.

Abraço
Imagem escura
Oi Neosmar, tudo bem?

Parece ser o controle de exposição pela última imagem que postou, pois o normal é usar o Physical Camera Exposure Control.

Também porque ele fica lincado com a câmera, então, você pode ajustar a claridade da imagem aumentando ou diminuindo o valor do EV, marcado na primeira imagem em anexo.

Porém, dependendo da iluminação que aplicar, a Viewport ficará preta, mas a imagem renderizará normalmente, por exemplo, se estiver com apenas a luz Dome Light na cena a Viewport ficará preta e a imagem renderizará corretamente como mostra a segunda imagem em anexo.

Mas se você mudar do Realistic para o modo Shaded, a Viewport aparece normalmente, como mostra a última imagem em anexo.

Você está no 2018 e eu não tenho o V-Ray instalado no meu 2018, então, não sei como funciona nele porque mudou estes modos de Viewport, mas é só você passar pelas opções que tem ali nos menus Standard e Default Shading da Viewport que uma delas deve exibir corretamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André, vou tentar. percebi também que é masi na viwport da perspectiva que fica escuro.

Abração
Oi Neosmar, tudo bem?

É comum a Viewport Perspective ficar preta dependendo da luz que adicionar na cena, pois a Dome Light do V-Ray desliga as luzes de serviço e não ilumina na Viewport, dai fica tudo preto.

Outra opção que você pode usar para resolver isso além de mudar o modo de Shade da Viewport, como mostrei na mensagem anterior, é habilitar as luzes de serviço manualmente.

O atalho é CTRL+L, mas elas ficam no menu Views > Viewport Configuration > Visual Style And Appearance, como mostra a imagem em anexo.

É só marcar o Default Lights em vez do Scene Lights ou teclar CTRL+L para usar as luzes de serviço em vez das luzes da cena.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 868, sendo 24 membro(s) e 844 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Christoni, gilson antunes, Alessandro.Marcos, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, lionel, gago, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Eng Damasceno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Geraldo Nunes, Carlos E. Nogueira, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, ., Celso Borttoloto, mastermax, Sergio1987, Duda, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.