Opa, então povo, é o seguinte, eu to escrevendo uma matéria (nada pra revistas nem nada hein hehe eh pra um site), e o titulo vai ser o mesmo desse topico.
O objetivo geral da materia eh apresentar um conceito do mundo 3D para as pessoas que tem interesse no mesmo, e querem começar aprendendo e tal.
Mas não é mostrar o que se pode fazer com isso, afinal, todos já estão carecas de ver efeitos especiais de tirar o fôlego no cinema, toneladas de jogos com lindos gráficos, etc.
Os ´principais tópicos a serem abordados seriam.
Programas conhecidos e mais usados
Finalidade de cada programa
Prós e Contras de cada programa
Tipos de modelagem (boxmodeling, entre outras)
Conceitos de modelagem (high poly, low poly, nurbs)
o principal seria isso, eu tenho um parco conhecimento sobre o assunto, seria importante TODOS que lêem aqui postarem o seu conhecimento sobre os assuntos, nem que seja muito pouco, e nem que va contra as opinioes do ultimo membro, eh pra postar tudo o que vc sabe que eu ovu organizar depois em um resumo, vou começar postando aqui o pouco que eu sei pra ser debatido
Os programas que conheço são 3DSMax, Maya, Sftimage XSI e o ultimo eh o Silo
pelo que eu pude notar, nao sei as diferenças em potencial entre esses programas, mas ao que me parece o 3DSMax eh o mais famoso, e um dos mais usados, bem como um dos que mais tem quantidade de tutoriais e plugins, e o mais usado por criadores de jogos, por outro lado, tem um suporte de textura trabalhoso (mapas) e nao possui um bom suporte pra plataforma NURBS
o maia, silo e XSI nao conheço o suficiente pra opinar, mas parece que quem mexe com CG a um bom tempo tem uma grande aprovação quanto ao XSI e lista inumeras vantagens do mesmo.
Outros programas que não são idependentes que eu conheço são o deeppaint 3D e ZBrush.
parece que os 2 tem quase a mesmafunção, mas ao que a grande maioria diz e o que se pode ver em varios video tutoriais, o ZBrush eh um dos (senao o melhor) programa pra modelagem orgânica
Pude ver que elepossui um sistema de criação de modelos extremamente simples e pouco trabalhoso (as Spheres) e recursos de pintura 3D quase ilimitados, podendo criar qualquer textura e superficie no modelo, pra ser sincero não vi "contras" nesse programa, dentro das propostas dele ele pareceu funcionar com muita perfeição, levando em conta que eu apenas assisti aqueles video tutoriais famosos como o "Dracossauro" e o Peixe Pre historico.
Eu posso imaginar que ele seja muito bom em modelagem organica mas so para modelos e criaturas com "rudes", logo, nao saria tao eficiente para fazer o mesmo com um rosto humano feminino mesmo. Gostaria muito que indicassem os pros e contras do zbrush
tipos de modelagem eu conheço somente dois, box modeling, que se resume em "cortar e puxar pontinhos", e que pode-se ver eh o favorito para modelagem organicas na maioria dos programas.
E o outro tipo abisando de shapes, que eu nao sei como nomear, muito usado emmoveis e outras coisas, realmente nao sei muito disso.
Conceitos de modelagem, so conheço LowPoly e HighPoly.
Eh isso, sigam o meu exemplo de postagem, mesmo que vc saiba muito pouco, por que eu vou juntando as informações..
espero que todos respondam ;) até mais