Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

conti   Londrina
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
edusilveira   Araranguá-Sc
Gilvani   monte verde - AC
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

alexarantes   Rio de Janeiro
DEMOTHAO   Maringá - PR
d3daniel   são paulo - AC
denner20   blumenau - SC

É possível configurar sombras com densidades diferentes??

Por: vinicius falcao  

Em: 19/10/2018 13:14

Olá caros membros do fórum

   Tenho a seguinte situação:

    Uma sombra está se projetando sobre outra, e eu gostaria que uma dessas sombras se destacasse mais que a outra.  Alguém sabe dizer se é possível configurar essas sombras pra que uma tenha mais destaque??

 

Desde já agradeço.

Oi Vinícius, tudo bem?

Isso depende de cada renderizador, alguns possuem estes recursos e outros não.
Os que aceitam as luzes do 3ds max normalmente permitem alterar as sombras individualmente, pois este tipo de recurso não é fisicamente correto e só está disponível nas luzes e renderizadores com suporte para a técnica antiga (Old School).

Segue os exemplos:

1- Os recursos de cor e densidade das sombras ficam no menu Shadow Parameters das luzes, como mostra a primeira imagem em anexo.
É importante marcar o ON a geração de sombras e as configurações que definir no Shadow Parameters serão exibidas em tempo real na Viewport dependendo do renderizador que estiver usando.

2- Porém, quando você modifica a densidade da sombra a imagem perde realismo, pois afeta apenas a sombra projetada e não a sombra do próprio objeto nele mesmo (Self Shadows), como mostra a segunda imagem em anexo.

3- Se modificar a cor da sombra também perderá realismo, porque não afeta a cor da luz emitida, como mostra a terceira imagem em anexo.
O ideal é modificar a cor da luz para alterar a cor das sombras.

4- A quarta imagem em anexo mostra o que acontece quando habilita o GI, o rebatimento de luz adiciona mais detalhes no sombreamento, que serão afetados caso modifique a densidade ou a cor das sombras perdendo realismo.

5- Quando modifica a cor da luz fica mais realista, pois a sombra é tingida pela cor da luz em vez de parecer uma colagem separada, como mostra a quinta imagem em anexo.

6- Mudando a cor das duas luzes e adicionando uma luz tipo Sky, para gerar a iluminação em toda a volta da cena, as sombras pretas são atenuadas e fica ainda mais realista como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


cara...
eu acho que o André já respondeu (não cheguei a ler o que ele digitou), mas se tu quer que uma sombra se destaque mais que a outra você deve manter uma fonte de iluminação mais intensa que a outra. Do contrário ficará fora da realidade.
Oi Vinícius, tudo bem?

A complementação do New foi perfeita, pois eu não citei essa questão importante da diferença na intensidade das luzes.

Numa iluminação profissional de estúdio o objetivo é atenuar as sombras e deixar apenas uma sombra mais destacada, porém, precisa de luzes iluminando todos os lados do objeto para não deixar nenhuma parte escura com sombra muito forte.

Então, usamos uma luz para atenuar a sombra da outra, normalmente colocamos uma luz iluminando a área em sombra criada por outra luz em vez de modificar propriedades como a densidade da sombra, pois é assim que acontece na realidade.
Portanto, aplicar uma luz mais intensa para criar a sombra principal e depois usar uma ou duas luzes contrárias mais fracas para atenuar a sombra da primeira é o mais comum.
Existe até a técnica famosa conhecida como iluminação de 3 pontos para iluminar no estilo de estúdio, como mostra a imagem em anexo.
Se pesquisar por este termo ou 3 point lighting vai encontrar bastante informação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Caros membros do fórum

  Obrigado pelas explicações e exemplificações, foram precisas e não me restaram dúvidas.

 

Um abraço aos dois.

Vinícius Falcão

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 802, sendo 24 membro(s) e 778 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Joao Barreto, Ale Marques, Sergio1987, Reinaldo Silva, Junior, Osvaldo Arquiteto, rubensitz, João Von Rondow, pinart, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, emersonforentin, Gabriel.C, Augusto Peixoto, wdesign2006, cristian rocha da silva, Felipe Duarte, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.