soft shadow mental ray

Por: Broks  

Em: 17/05/2005 09:59

Olá pessoal! Tenho tentado fazer soft shadows com ray trace apenas num spot no MR , iluminando maquetes eletrônicas (vista externa) não estou conseguindo . Mesmo no render defaut do max , eu não conseguia , estou falando de apenas um spot, este efeito sabemos que com shadow maps é comum ,alterando sample range , porém , no MR o shadow maps não funciona bem , as sombras nem aparecem , quando aparecem , vem serrilhadas , deformadas. Geralmente ilumino as maquetes externas com uma sky light fraquinha , um spot projetando sombras em ray trace e uma ou duas omini controlando as áreas muito escuras . Peço que me iluminem(sem trocadilho) se estou no caminho certo na iluminação externa das maquetes e que me esclareçam sobre as sombras. Valeu! Abraço Broks
Da uma olhada no Help do Max ele explica tudo sobre area shadows no MR. Quanto a sombra serrilhada pode ser um probema de samples, tenta aumentar os samples no Painel de render(F10)
n00b
éuma boa vc seguir a dica do vympel. no mental ray, a forma da area shadow é um pouco diferente do max. nele a luz é que é do tipo area. então, para ter sombras soft no mray crie uma mray area omni ou mray area spot e configure apropriadamente para obter o efeito area. no max tem um tutorial sobre area lights do mray além de material sobre isso no user reference também. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eu coloquei uma Mr Shadow Map e lá nos parâmetros do MR configurei o tamanho do Map, Samples e talz.. coloquei mais uma Sky e ficou super bom.
www.rodolforoth.com
Valeu pessoal! seguirei as dicas . abraços Broks
Oi gente, tudo bem? Realmente, o pessoal tem razão. Não se usa nenhum tipo de sombra do Max com o Mental Ray, só Ray Trace. Não fica bom ou demora demais usando Area Shadow, Adv. Ray Trace e Shadow Map. Só aceita Ray Trace. Em renderizadores profissionais não é a sombra que é do tipo Área, é a luz que é uma Área. Como o Aabb muito bem disse, para ter Area Shadow deve usar as luzes Area do Mental Ray. É muito mais simples de configurar do que a Area Shadow do Max. A partir do Max 7 tem a sombra MR Shadow Map, que é uma Shadow Map exclusiva para o Mental Ray, como o Ziriguidum indicou. Ela é muito melhor do que a sombra Shadow Map padrão do 3ds max, mas é mais demorada do que Ray Trace. Abraços
André ,Valeu pelo reforço ! abraço broks

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 363

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.