Olá a todos!
Dei uma fuçada por aqui e não achei nenhum tópico que me esclarecesse, então vamos lá! São duas questões que vou juntar num tópico só para facilitar. Se acharem que é o caso eu as separo.
QUESTÃO 1 - Sugestões de notebook para modelagem 3d e renderização.
Uso:
Eu trabalho com arquitetura e design de móveis. Atualmente utilizo o Archicad com o renderizador Escape e o Rhinoceros 3d com o renderizador Vray ou o nativo do Rhino. Meu trabalho principal é projetando e não renderizando (não faço renders sob encomenda), mas quando vou apresentar um projeto para um cliente eu renderizo o modelo.
Sendo assim estou buscando uma máquina para esse objetivo. Como o render não é o meu foco principal não precisa ser a top de linha, estou interessado em algo mais intermediário com um bom custo-benefício.
Das marcas que andei sondando a Dell e a Lenovo me pareceram adequadas, mas não tenho muita noção. Não sei se é possível, mas seria muito bom se desse para colocar o note para trabalhar junto com o meu desktop na hora de renderizar. O meu desktop é um Dell Precision 3630. Em relação à esse PC eu confesso que esperava que ele fosse mais rápido para renderizar.
Orçamento:
Idealmente R$6.000,00, mas posso chegar em algo em torno de R$10.000. Dependendo das condições pode ser à vista
Tamanho:
15" para cima, como utilizarei para tratamento de imagens acredito que no mínimo Full HD, mas idealmente seria de 4K
Autonomia da bateria:
Usando ele para trabalho (modelagem e renderização) seria bom no mínimo 3horas de autonomia.
Tamanho da memoria HD ou SSD:
Acredito que 1TB me atende.
Tamanho da memória RAM:
Acredito que no mínimo 16GB, mas talvez seja necessário 32GB. Que acham?
Placa de vídeo:
Eu não entendo do assunto, mas pelo o que entendi as placas de vídeo mais adequadas são as Nvidia linha Quadro, AMD FirePro ou AMD Ryzen. Já que raramente utilizarei para jogar.
----------------
QUESTÃO 2 - Além do note seria muito bom se alguém tiver alguma sugestão de programas para modelar e renderizar.
Atualmente eu uso o Rhinoceros 3D para modelar e estou até que satisfeito, mas aceito sugestões se alguém souber quais programas são mais adequados para esse segmento (desenho de móveis). Eu sei que na indústria utilizam bastante Solidworks, mas me parece um pouco exagerado para o meu propósito. Sketchup eu acho interessante, mas me parece limitado para fazer curvas e formas mais orgânicas.
A parte do Render eu tenho impressão que haveriam outros renderizadores mais apropriados para mim.
Para mim é muito importante que seja prático e ágil de usar, mesmo que entregue um resultado um pouco pior que outros renderizadores.
Como o meu foco é o mobiliário, eu utilizo bastante texturas de madeira, então seria bom que tivesse uma boa biblioteca desse material e de tecidos. Outro ponto é que é sempre muito chato ficar alinhando a textura do veio da madeira no móvel, se houver algum programa onde isso seja mais simples seria super interessante.
Já me sugeriram o seguintes opções:
Rhinoceros com o renderizador Bella
Rhinoceros e finalizar no 3d Max com Corona de renderizador (me pareceu um pouco complicado)
É isso aí! qualquer luz é bem vinda. Muito obrigado e abraço a todos,
Victor