Olá, tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa 100% montada com computadores Dell, muitos e bons, os piores eras os da remessa dos P4, os mais novos tudo Pentium D 3.8, muito bons em questão de construção, cheguei a ver um desmontado, é tudo bem organizado e seguro lá dentro, comparando-se com esses pcs q a gente monta em casa, um sistema de refrigeração perfeito e totalmente silencioso... Mas o que eu notei que mais me chamou a atenção foi a boa garantia que eles oferecem, não me recordo quanto tempo, mas acho que é mais de 3 anos, e dentro do prazo, qq peça quê dê defeito eles mandam um técnico no local pra substituir. Porém, nessa empresa, nós usávamos os computadores mais pra alicações de cad, projetos 2d, simulações de engenharia estrutural, enfin, nada que "estupre" a capacidade de processamento da máquina, mas eu gostava de aproveitar as horas vagas pra brincar de 3d.. e posso dizer que em questão de desempenho, parece que eles são meio amarrados, quando comparados com computadores montados de mesma configuração, e mais um problema, a Dell só vende maquinas nas plataformas intel, o q eu considero um problemão.
Pode-se notar esse baixo desempenho em um fórum do clube do hardware, nao tenho o link agora, onde eles fizeram um rank, classificando os pcs de acordo com a sua capacidade de processamento, lá eu vi uma caríssima estação Dell dual Xeon, perdendo de longe pra simples pcs Athon 64 com pequenos overclocks..
Enfim, na minha opinião os pcs da Dell são exelentes máquinas para locais onde se deseja confiança na durabilidade da máquina, ou seja, servidores, escritórios e indústrias onde um pc algumas horinhas parado significa muito prejuízo, como era no caso da minha empresa... Lembrando que os Dell não são tão caros assim, basta olhar no site deles e montar uma configuração razoável e retirar tudo q for software... não é tão longe do que pagamos por pcs genéricos. Mas pra quem quer desempenho excessivo pra aplicações de CG os bons pcs montados ainda são a melhor saída.
Espero ter ajudado
Abraços
Matheus