Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Dan-Tao3d   Piracicaba - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Lucas Rafael   Parana - PR

Portfólios Ver Mais

Daniel   Londrina
vicvitin   Curitiba
Discipulo   São Paulo - SP
Jeannegreiros   Campinas-SP - SP

processador 64 bits

Por: Stephan  

Em: 06/03/2006 15:01

"Adminin" disse: Oi gente, tudo bem? Eu também queria entender melhor isso do pessoal que manja de Hardware. Lá na TV a Opteron dá pau na Xeon no render, sendo que a Xeon é HT e aparece dois buckets por processador, enquanto que, a Opteron não é Dual Core, aparece só um bucket por processador, mas é mais rápido que a Xeon para renderizar. O pior de tudo é o preço, a Xeon foi bem mais cara que a Opteron. O sistema ainda é 32 bits e o programa também, eu fico imaginando então como será quando o Windows e o Max forem 64 bits, vai destroçar a Xeon no tempo de render. Ou será que não muda muita coisa no desempenho quando for tudo 64 bits? Abraços
o Xeon tb é single Core o HT é apenas um truque pra usar (quando possivel) partes ociosas do processador, mais nem todas essas partes podem ser usadas por exemplo para o render onde exigem calculos especificos,Verdadeiramente na maiora dos usos normais de desktop o HT é mais prejuizo que vantagem, mais em determinados usos entre os quais caluclos de radiosidade (segundo ja li no cdh, a muito tempo atrás) o desempenho se comparado com o xeon sem HT era até 20%, mais hj essa diferneça entree HT ou sme HT é bem menor. Tb tem que evr questões de arquitetura a performance de acesso a RAM dos opteron é superior aos Intel tanto com um ou mais processadores ( quanto mais prcessadores pior para a Intel). O fato de ser 64 bits não siguinifica um aumento no desempenho, claro que dependendo de novas instruções e do fato de ser poder gerenciar bem mais que 4gb de RAM podem influenciar no tempo de render de imagens grandes e pesadas (poligonos, efeitos, texturas ...)
n00b
cara muito legal este tema e bem atual o assunto.. tambem sempre defendi que a AMD era igual ou ate superior ao pentium.. :-P
Uma das grandes vantagens da AMD é o cache. A Intel faz uma enorme propaganda em cima do cache dos processadores dela. Soh q existem varios niveis de cache, como por exemplo L1 e L2. A propaganda da intel gira em torno do L2. Quanto menor o nivel, mais próximo do nucleo ele fica. Na pratica, os dados são enviados para o cacha L2, q envia para o cahe L1 q envia para o processador, q efetua os cálculos. Nos processadores intel, como eles tem um cache L2 alto (1MB ou 2MB em média nos P4 atuais) são armazenados e enviados mais dados. Mas eles possuem um cache L1 baixo se comparado com os AMD (16KB a 64KB nos P4 atuais contra 128KB a 256KB nos Athlons64). Nos P4 isso acaba funcionando como um funil, onde as informações chegam mais rapido ao cache L2 mas acabam chegando mais lentas ao L1 q por sua vez manda menos informaçoes ao processador. Nos AMD atuais o fluxo de informaçoes é mais organizado, o q torna isso mais agil no final. Pode-se simplificar da seguinte forma: os Intel processam mais dados, mas de uma forma desorganizada, enquanto os AMD processam um pouco menos mas de forma organizada, tornando eles mais rapidos no final das contas. Ai tah explicado de uma forma "BEM" simplificada. Mas não é só isso q torna os AMD mais rapidos q os Intel. Poderia ficar o dia todo escrevendo sobre as vantagens e desvantagens entres as duas marcas. Qualquer dúvida é só perguntar q eu respondo. Se eu não souber na hora (Não sou nenhum expert no assunto hehehe...) posso pesquisar para esclarecer as duvidas. Obrigado.
"J_Ricardo" disse: Por falar em miniaturização, tem estudos que fazem com que cada transistor chegue a ficar na casa dos 26nm (nanometro ou seja, 1milhao de vezes menos que o metro) a tecnologia atual atinge por enquanto 65nm, e o problema das altas velocidades é o aquecimento (abrir e fechar circuitos a altas velocidades dispende calor) e um efeito chato, de as vezes um circuito interferir em outro (efeito de campo eletromagnetico dos atomos) minha aposta sera em chips com multiplos processadores (pastilhas) integradas, funcionando em paralelo.
Existe um estudo q conseguiu criar um transistor de 30nm capazes de funcionar com o movimento de um único elétron. Foi batizado de transistor por tunelamento de elétron unico (SET: "Single-Electron Tunneling"). Quem sabe tah ai a nova geração de processadores!!!!!!!!!!!!!
Gangrel, nos processadores existem ainda o cache L3 não? pra piorar ainda mais, heh
www.greenlamp3d.com
o Cache L1 da Intelé pequeno por uma questão expecifica ( da uma olhada nesse site www.anandtech.com que explica bem sobre essa questão dos caches L1 da Intel). Existe cache L3 sim, diversos processadores tem algumas versões do Xeon Itaniuns até 12mb de cache L3 se não estou enganado). Cache é importante mais existem aplicações ou tarefas que não se beneficiarão se o cache é de 1mb ou 2mb
n00b
Estou para montar uma maquina com o processador P4 3.0ht 64bits...(ainda nao comprei) Mas tenho lido muito a respeito e a maioria das pessoas acham que o AMD tem mais vantagens... Alem de ser mais barato.. Qual processador vcs recomendariam para subistituir, com louvor, um P4 3.0 ht 64bits em desempenho?
Oi gente, tudo bem? É muito legal este assunto mesmo. Bemac> Não são todos os Opteron que são Dual Core não, só agora que está saindo os Dual Core, todos os primeiros são mono core, temos duas máquinas Dual Opteron mono core aqui. aabb> Curti muito a sua explicação, realmente a AMD começou como sendo um troço de segunda linha, eu mesmo tinha receio de AMD quando tinha um PII 266, não queria aqueles K6 nem a pau, mas hoje, não troco AMD por nada. E olha que é mais difícil uma empresa ter uma imagem ruim e reverter isso, como a AMD fez, do que começar uma empresa nova e fazer a imagem dela. Malucow> Curti muito saber isso, é uma coisa que eu tinha grande curiosidade, mas não dá para ter a real idéia ainda porque o Max não é 64 bits, quero ver isso quando o Max também for 64 bits. J-Ricardo> Curti saber isso também, não tinha idéia que poderia gerar campo magnético e interferir no transistor do lado. Tem uns caras ai testado PCs quanticos, será que vai ter futuro? Phy> Muito legal esse comparativo, tem de todas as CPUs de PCs, só não tem PCUs profissionais como Opterons e Xeons, eu até coloquei na página principal da Três D1, isso vai esclarecer as dúvidas de muita gente sobre qual é a melhor CPU para comprar. Vympel> Agradeço muito pela sua explicação, gostei muito e entendi direitinho. Mas me fala só mais uma coisa, muito importante para o meu trabalho. Na Bios da Xeon tem a opção de desligar o HT, você acha que é melhor deixar ligado ou desligar para trabalhar e renderizar com o Max? Gangrel> Curti muito sua explicação também, sempre ouvi falar destes Caches mas nunca soube direito o que são, agora com sua explicação deu para entender melhor. Abração a todos
O ideal seria fazer alguns testes com diferente imagens, pq o resultado varia de acordo com o render o MR pode ser optimizado e tirar proveito mais o render default por exemplo não ganha nada.
n00b
Nao sei se tecnologia quantica pode ser uma viabilidade. A principio uma corrente eletrica viaja a velocidade da luz, transmitindo eletrons (diferença de potencial de uma portadora positiva para negativo, tendendo equilibrio do sistema) onde podemos ter condutores de grafite, cobre ou ouro (resistencia) e que se fazendo o chaveamento de circuitos por intermedio de um dispositivo eletronico pelo qual pode graduar a intensidade do fluxo, podendo cortar ou liberar todo o fluxo de energia de um sistema gerando uma resposta a uma carga ou outro circuito, de modo a executar um efeito em outras partes que compoe o sistema. Portanto, como temos proximidades muito limitadas, com velocidades intensas e com efeitos diversos em circuitos tanto internos como externos a um sistema, é dificil saber qual tecnologia e recursos a se utilizar para amenizar efeitos eletromagneticos dos circuitos. Quem poderia imaginar HD com gravação perpendicular? Quem diria que um chaveiro iria substituir o disquete?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1260, sendo 13 membro(s) e 1247 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, jessicatorres, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.