pode crer, a amd nos ultimos anos provou ter uma tecnologia bem superior a da intel e com preço inferior. um dia eu e meu amigo fizemos um teste de render no atlhon 2.6+ dele contra um p4 de 2.4. quem conhece hardware um pouquinho sabe que os processadores da amd usam nomenclatura de referencia entao o 2.6+ quer dizer que a performance é suimilar a de um p4 2.6. mas internamente esse processador so funcionar a 1.6 ghz ou algo assim nao me recordo direito. mas entao, no teste o amd deu um pau tao grande no p4 que me surpreendeu. deposi fiz um teste com um p41.7(GHZ) contra meu atlhon 1.7+ que trabalha a 1.4 GHZ. novamente o resultado favoreceu a plataforma amd. entao, pelo menos ate onde eu testei, os amd saem0se melhor em tarefas pesadas como render, quem quiser conehcer mais sobre isso tb pode visitar o site
www.clubedohardware.com.br nao to fazendo propaganda nao viu? mas é um ótimo site com comparativos entre amd e intel, vale a pena olhar os artigos. hoje eu estou com um athlon 64 3.0, por enquanto meu sistema é 32 bits e o max tb, daqui uns anos qdo ambos migrarem para 64 bits áí sim poderemos fazer coisas mais radicais, a qtde de memória suportada é radicalmente ampliada e o acesso a ela otimizado. calculos complexos sao mais facilmente feitos. tudo isso beneficia o mundo 3d, já que efeitos de grande porte utilizam horrores de memoria e milhares de processadores pra conseguir bons resultados. assim, esta nova arquitetura veio pra dar maior potencia de manipulação aos processadores. eu nao sei, ams acho que em termos de velocidade o ganho nao será assim uma coisa do outro mundo, porque a frequencia de operação continua a mesma. o que mudara e muito será a capacidade de lidar com coisas grandes com facilidade, imagens de alta resolução que hoje travam vao rodar bem mais lisas, poderemos ter vídeos com maiores resoluções, acho que esses serao alguns dos beneficios desta nova arquitetura. e o problema da velocidade é dificil de resolver. vcs devem ter reparado que os clocks que por um ano ou dois se duplicaram e quadruplicaram ultimamente estão estacionados né? entao isso é porque a miniaturização dos transistores que compoem o processador está chegando ao limite do átomo, sendo que estamos chegando ao ponto de uma única fila de átomos isolar uma trilah de dados da outra. entao o povo tem que encontrar outras soluções, porque desse mato nao tem como fazer sair mais coelho hehe.
abração pessoal, desculpe se falei alguma coisa incorreta aqui, me corrijam se for o caso ok???