Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael.   Itararé - SP - AC
woshngton   Guarulhos - SP - SP
thiagopagung   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Adilson projecto   lisboa portugal
nicollaw   caxias do sul
Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
HEITOR   Pernambuco - PE

Processador CORE 2 DUO E4300 X P4

Por: dddmax  

Em: 25/06/2007 14:02

Levando em consideração que a intel fabrica seus processadores sem oc, isso na prática quer dizer que o clock padrão do processador é o nível que a intel garante como bom e correto funcionamento. Digamos que seu processador acuse qualquer defeito e vc acione a assistência técnica e eles descobrem que seu processador foi ocado. O que acontece?... Perde a garantia?...
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Poise, onde eu quero chegar é até onde esse OC afeta a vida util do processador. E o que a Intel considera vida util.
Bom o que vou escrever aqui é minha opnião baseada no meu conhecimento superficial e no que leio por ai. Já notaram que lançamentos são feitos em cima dos produtos de ponta. Ex.: lançada a Gforce 8800GTS, depois que vem as 8600, 8300, etc. Processadores, lançam primeiro os top e depois os de entrada. Minha conclusão: os processadores tem muito em comum entre um e outro da mesma classe, ou seja um E4300 tem em muitos aspectos características do seu sucessor E6700. Mas o mercado é regido por demanda, livre concorrência, etc. Então se o mercado pede mais processadores de baixo custo a Intel ou AMD não vão mudar sua linha de produção, mas é mais fácil remarcar processadores com um clock mais baixo e "bloquear" ele para certas funções. A Nvidia faz isso o tempo todo. Temos que lembrar que é uma linha de produção em grande escala, logo não é fácil mudar essa linha para vários modelos e sim ter um padrão que se adequa a vários modelos. No passado me lembro que era comum processadores de clock alto serem remarcados, ainda acho que isso ocorre, por isso temos verdadeiros tesouros como o E4300. Posso estar totalmente errado. Mas acho dificil não ser isso. Afinal como podemos ter certeza se não o são? A unica informação que temos são impressões no die e informação de bios. Faceis de serem gravadas. O usuário comum não tem como abrir um processador e conferir se tem o núcleo X ou Y. Pode ser viagem, mas pra mim é a única explicação mercadológicamente viável. Claro, são só especulações. Abraços
Boa teoria
Juliano Lisboa os eu pensamento eh corretissimo, a primeira vez qu aconteceu isso foi com o 486, tinha o DX e o SF, O DX tinha um monte de coisas e o SX tbm tinha, soh que bloqueavam pra vender mais barato. Hoje em dia acontece isso com muito menos freguencia, se vc pesquisar um pouco mais a fundo vai acahar a respota de o porque os processadores mais rapidos são lançcados antes... A resposta é : Qualdiade do silicio... Eles fazem os processadores da mesmo maneira ~só que oclock eh definido pela qualidade do silicio... parece loucura, eu tbm acho que é, mas ainda é feito dessa forma a divisao por clock dos processadores... Entao eu dirira que a melhor coisa a fazer na compra de um novo processador é comprar o que vem log abaixo do top de linha, vai ser rapido e bem mais barato do que o top e com a mesma tecnologia.... vlw !!!
Comparar um Core 2 Duo com um Pentium 4 é uma covardia sem precedentes...... O Pentium 4 é fruto da fase negra da Intel, o Core 2 Duo é fruto da fase áurea dela. Vocês podem ver um artigo muito bom sobre esses processadores aki: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/processadores-core/conroe.html Leitura recomendada! :D :D :D A arquitetura do C2D não é uma evolução do Pentium 4, é uma arquitetura totalmente diferente! Na verdade o C2D surgiu do Pentium III, que evoluiu pra Pentium M, depois pra Core Duo, e aí viriu Core 2 Duo. A capacidade de overclock dos C2D me espantam. Tenho um aqui e realmente só não overclocka por causa da placa-mãe, um lixo pra overclock... Mas o CPU pode ir muito, muito longe! Planejo pegar uma placa-mãe que suporte FSB 1333MHz pra subir esse Core 2 Duo de 1.8GHz pra 3GHz. Segundo o texto que eu passei, o C2D é exatamente três vezes mais rápido que o Pentium 4 em processamento bruto de SSE, ou seja, no 3DS Max a diferença fica por aí. Levando em conta que são DOIS cores, então um C2D é até SEIS vezes mais rápido que um Pentium 4 de mesma frequencia!!!!!! Dependendo claro do aplicativo. Eu comprei um C2D E4300 de 1.8GHz, e ele dá uma coça em questão de desempenho no meu P4 2.26 overclockado para 2.83GHz! Chega dá dó! Só mostro a comparação em relação ao SuperPi (quanto menor o tempo, melhor): Pentium 4 com over até no modem (P4 2.26 @2.83GHz / 768MB DDR333 @400 Kingston): Tempo: 56,4s Core 2 Duo E4300 normal (1.8GHz / 1GB DDR2-533 Genérica): Tempo: 34,4s Mesmo com uma placa-mãe meia-boca (Intel D945GCCR) e memórias genéricas, o C2D é muito mais rápido que o Pentium 4 numa placa-mãe só o filé (ASRock P4i45GV) e memórias Kignston! Claro que o SuperPi é um programa muito primitivo, mas realmente a diferença é bem grande! Bom, é isso... Abraços!
E8500 ES @4.18GHz Asus P5E 2x512MB DDR2-533 @960 8400GS 128MB 660GB HDD's Satellite SL-8600EPS Win7x64
thunndro, o que o DX tinha que o SX não tinha era o coprocessador aritmético. Como ele era extremamente caro, a Intel retirou ele do SX. Na época não compensava pra Intel colocar um caríssimo coprocessador aritmético e vender como se não tivesse. Aí tá meio errado a teoria... Agora um exemplo dessa teoria seria o Celeron, que na verdade são um Pentium II, III ou 4 com metade do cache desabilitado de fábrica, mas nesse caso é pq o cache tá defeituoso. Aó ao invés de jogar fora, a Intel faz a inteligente jogada de desabilitar a metade do cache que está com defeito e vender para o consumidor pela metade do preço praticamente =P Isso também acontece com os Core 2 Duo com 4 ou 2MB de cache. Os com 2MB de cache na verdade tem 4MB, só que metade tá desabilitada ;)
E8500 ES @4.18GHz Asus P5E 2x512MB DDR2-533 @960 8400GS 128MB 660GB HDD's Satellite SL-8600EPS Win7x64
Olá to montando um pc agora pra min com Core 2 duo 4300 1.8, queria saber se a placa mae P5L da asus aguentaria o OC pra 2.0 ou ate 2.4 ?
Se a P5L suporta FSB1066MHz ela pode sem problema algum subir o E4300 a 2.4GHz, pois o FSB do E4300 é 800MHz, e qualquer placa mais atual é capaz de rodar a 1066MHz (só essa minha Intel que não...). Segundo me informaram, uma boa placa com baixo custo é a Gigabyte 945GM-S2. Pra galera que tem $$$ pra gastar, uma Gigabyte P35C-DS3R é uma boa, pois já suporta DDR3, FSB 1333MHz (com ela o E4300 pode chegar facilmente a 3GHz) e uma pancada de coisa nova! Abraços ae gente!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138142

Últimos membros registrados: Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex.

Usuário(s) on-line na última hora: 1535, sendo 8 membro(s) e 1527 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, evandro12, Eduardo Ramos, Willmitnick, Acfabbri, João Von Rondow, Gabriel.C.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.