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2 computadores ?

Por: Abilio  

Em: 25/06/2007 18:47

fala pessoal eu sei que ligar 2 computadores para fazer o render de uma animação é possivel. a pergunta é : é possivel ligar 2 computadores atraves de algum tipo de cabo para " acelerar a interface ,as viewports,enfim,todo o programa (como o 3ds max 9 ou o Zbrush3)afim de melhorar a performance das outras tarefas que não seja o render ? obrigado novamente BILO
exatamente isso malucow é através de clusters q se conseguem bons resultados, onde vc usará 2 ou mais pcs como se fossem 1 só.... sinceramente eu nunca vi, mas se levar em consideração q o desempenho pode ser literalmente dobrado, deve ser mto bom mesmo....
Abração Té+
Ambos errados... Cluster nada mais é do que computadores independentes, que possuiem uma unidade de armazenamento em comum. Existem 2 tipos de cluster, ativo-ativo e ativo-passivo. A maioria dos aplicativos não suporta o modo ativo-ativo, então normalmente cluster é usado para tolerancia a falha. Quando o cluster é usado para performance, na verdade é feito um balanceamento de cargas, exemplo em um banco de dados, as conexoes dos clientes são distribuidas entre os servidores. Com um cluster ou apenas com 2 computadores normais, vc poderia usar o MR Satellite por exemplo para acelerar o render, mas não quer dizer que eles irão acelerar o aplicativo, como viewpoints. Esse recurso não necessita de clusters para serem feitos. A Microsoft possui um aplicativo pago chamado WCCS que é usado para cluster ativo-ativo, mas novamente bem especificos, como banco de dados, etc, já que o serviço de cluster que vem na versão Enterprise suporta apenas cluster ativo-passivo. Em linux a regra é basicamente a mesma, não quer dizer que um cliente conecta em varios servidores, mas sim ele se conecta apenas a um, e é feito a distribuição de carga de clientes entre nós de cluster.
Bom, ao me ver isso eh possivel sim! Nao pra trabalhar no max, pois em nada iria interferir na velocidade das viewports, mas sim para renderizar, alias, é isso que fazem na maioria das renders farms. hijack - n entendi bem essa coisa de ativo-ativo, ativo-passivo, mas sei q eh possivel usar cluster para realizar tarefas com grande necessidade de processamento, inclusive renderizar. procurem na wikipedia sobre "clusters" e "projeto Beowulf"
Abilio existe sim, mas só conheço 1 e é para after effects, chama-se GridIron , dá uma olhada http://www.gridironsoftware.com/ O que é comum é RenderFarm para processar dados , render, simulações e etc, para viewport o normal é usar proxies, que são versoes mais leves dos objetos mais pesados da cena. Existem estudos sobre cluster em CG, inclusive a SGI (Sillicon Graphics) tem um software que "fala" com windows para acelerar os processos (todos) das suas plataformas. Inclusive tem um topico no forum falando isso, e pra falar a verdade sou contra por causa do custo beneficio. Se vc está tendo problemas em visualização nos view ports bem vindo ao clube...hehehe, mas existem muitas formas de se trabalhar, de maneira confortavel, com cenas super pesadas. vlw !!!!
"thunndro" disse: Abilio existe sim, mas só conheço 1 e é para after effects, chama-se GridIron , dá uma olhada http://www.gridironsoftware.com/ O que é comum é RenderFarm para processar dados , render, simulações e etc, para viewport o normal é usar proxies, que são versoes mais leves dos objetos mais pesados da cena. Existem estudos sobre cluster em CG, inclusive a SGI (Sillicon Graphics) tem um software que "fala" com windows para acelerar os processos (todos) das suas plataformas. Inclusive tem um topico no forum falando isso, e pra falar a verdade sou contra por causa do custo beneficio. Se vc está tendo problemas em visualização nos view ports bem vindo ao clube...hehehe, mas existem muitas formas de se trabalhar, de maneira confortavel, com cenas super pesadas. vlw !!!!
Alem dos proxies, pode se usar tb duas placas de video com SLI no caso da nvidia ou crossfire nas ATI.
Existe um Hardware da NVIDIA (é um hardware totalmente externo que funciona com uma placa scsi que controla a cpu da placa de video) http://www.nvidia.com.br/page/quadroplex.html , que chega a 8 Giga de video... Vou te falar que pra empresas vale a pena, porém acho muito complicado isso quando se trabalha com animação por causa do renderfarm, mais pra usar como workstation é show de bola... vlw !!!!
Fala Felipe, então deixa eu tentar explicar novamente. Primeiro lugar o que é Cluster: Cluster é um conjuntos de computadores aglomerados virtualmente para compartilhar recursos. Eles devem ter um ponto de armazenamento comum, e devem ser interligados. Esse ponto de armazenamento comum são os storages, um dispositivo repleto de discos, no qual pode ou não ser configurado RAIDs, e todos os computadores do Cluster devem estar conectados a ele. A interligação entre computadores é chamada de HeartBeat, e serve apenas para elas sabem entre si, qual máquina está On ou Off, pode ser feita com qlq placa de rede, o trafego é minimo. Para que usar um Cluster? Digamos que você possui na sua empresa uma serie de servidores de banco de dados, devido a alta carga de processamento que ele possui, e você tem 10.000 estações acessando esses servidores. Sem o cluster o cliente deveria saber com qual servidor se conectar, pois todos teriam nomes e endereços diferentes. Com o cluster, o cliente conecta-se a um servidor virtual, q na verdade é o aglomerado de varias máquinas, e esse servidor no caso de um cluster Ativo-Ativo usando WCCS, distribui a carga para os servidores do cluster. O cluster ativo-passivo nada mais é que uma tolerancia a falhas. Os serviçoes ficam todos em uma máquina (nó) do cluster, e elas ficam perguntando constantemente entre elas se estão online, caso um dos servidores fique fora, a outra assume imediatamente os recursos, e para o cliente que acessa o cluster, ele não fica sabendo de nada. Ou seja, Cluster ativo-passivo é tolerancia a falhas, e é o mais usado. Cluster Ativo-Ativo é balanceamento de cargas, pode ser feito usando WCCS, ou em alguns casos não precisa do WCCS, como um servidor de Exchange por exemplo. Não quer dizer que elas vão processar mesma requisição ao mesmo tempo, nada disso, as conexões dos clientes serão distribuidas entre eles. Alias, balanceamento de carga pode ser feito sem que seja um cluster, como o MR Satellite, Backburning, ou usando tecnicas como Round Robin para emails por exemplo, entre milhoes de tecnicas que existe para balancear requisições de clientes. Mas atualmente não existe como somar o poder de duas ou mais máquinas para rodar um único processo, como um jogo, ou o 3d max.
eu não sei se é exatamente um cluster, mas tem os programas tipo inferno, flame, toxik, etc... q usam mais de um pc para servir de media cache..... não sei exatamente como funciona a coisa, mas é mais ou menos por ai não é???
Abração Té+
Sim, mas não é um cluster. Assis como o MR satellite usa mais de um PC para renderizar, é uma caracteristica do software, vc não precisa de cluster para isso.

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