Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
thilima3d   Brasil - AC
Antonio   São Paulo - AC
Henry Rietra   Brasil - Ceará

Portfólios Ver Mais

Bergi   Manhuaçu / MG
tonyferreira13   Campina Grande - AC
Matheus Santana   campinas sp - SP
Adonis Los   Petrópolis - RJ

2 computadores ?

Por: Abilio  

Em: 25/06/2007 18:47

ok....entendi.... vlw pelo esclarecimento hijack
Abração Té+
hijack - Ainda nao to entendendo! Desculpa a ignorancia, mas acho q vc esta falando de um tipo de cluster usado pra banco de dados, como o que o google usa pra fazer as pesquisas em varios computadores espalhados pelo mundo... O cluster keu estava me referindo nao tem nada haver com armazenamento ou raid... To falando de um sistema operacional instalado num aglomerado de maquinas que iram funcionar como um super computador... se nao me engano, vi uma vez um pessoal que fez um cluster (axo que Beowulf) no linux pra jogar quake 3.
Cara, cluster é cluster. Isso que tu deve ter visto é gambiarra... Posta esse artigo sobre o quake para mim dar uma olhada, pq sinceramente fiquei curioso. Mas em linux tu programa o que tu quiser, os serviços de cluster da microsoft atendem a esse requisito. Primeiro para vc acessar o mesmo processo entre varias maquinas, todas tem que acessar os mesmos arquivos ao mesmo tempo, e não precisa nem ser cluster, o File system da microsoft nao permite isso.
É hijack, dei uma pesquisada, acho que vc está parcialmente errado, tipo, parece que pode sim montar clusters para executar tarefas como se fosse um unico PC, eu acho que usasse de Virtualização pra simular um unico PC nesse aglomerado http://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster Mas sei lah ^^
www.greenlamp3d.com
Bem, não sendo um expert nestes assuntos, creio que daria para fazer isso que dizes com um cluster, mas creio que é bastante dificil e complexo. Terias vários problemas como a velocidade de ligação entre os dois Pc's, lembra-te que a carga de informação entre os 2 iria ser gigantesca! Mas podes tentar! E se conseguires não te esqueças de inserir ai um turorial de como fizeste! Entretanto, podes consultar um trabalho feito por uns colegas meus sobre Clusters. A data de entrega do trabalho é dia 3/07 mas já está disponivel (não garanto que não haja alterações até á dead-line do projecto, mas está mais completo que o da Wikipedia Tuga) https://wikiac.dei.uc.pt/index.php/Computer_Clusters Bem haja e boa criação!
"O céu pelo clima, o inferno pela companhia!"
Pessoal, vcs estão trocando totalmente os pés pelas mãos. Digamos que você tenha 8 máquinas, é vocÊ resolva configurar o cluster, elas serão VIRTUALMENTE aglomeradas em uma só, isso para quem enxerga ela de fora, pq para o cluster, continuam sendo 8 máquinas. Pois bem, quando você acessa ela de fora, o cluster não vai pegar o mesmo processo e executar em todas as máquinas, na verdade a aplicação em questão deverá ter suporte ao processamento distruibuido. Existem 2 tipos de processamento distribuido, ou por divisão de cargas, no caso de um webserver, um banco de dados, ou processamento simultaneio, no caso do MR Satellite, mas isso é uma caracteristica o software, e não do cluster. Você não faz conseguir simplesmente montar um cluster, e pedir para que uma aplicação qualquer, se já não seja apta a isso, multiplicar por 8 seu poder de processamento. Alem do que a ligação entre os computadores é feita por uma plaquinha de rede, que serve apenas para saber o status entre elas, não serve para trafegar dados, mesmo que tu colocasse um super cabo alienigena, dificilmente você conseguiria chegar perto da banda de trafego de um processador e memória por exemplo, alem do que ele teria que processar como se fosse um SMP, ou seja, ele deveria ter acesso direto ao outro processador, sem passar por outros periféricos, como uma placa de rede ou qlq coisa do genero. O conceito de Cluster ser um super computador, é uma meia verdade, ele é para um cliente, mas na verdade continuam sendo 8 computadores para o aplicativo, e ele deverá ser preparado para suportar processamento distrubuido.
Apesar do nosso amigo que abriu esse topico parecer estar interessado apenas na ligacao entre 2 computadores, e acabamos mudando um pouco de assunto levando para a area de clusters... estou convencido que ha sim a possiblidade de processamento paralelo. E essa historia de q cluster é uma meia verdade, acho q so no caso do windows(n vou nem comentar q acho desse SO), mas como somos presos a ele causa do max e outros softwares...temos q aguentar! Encontrei um professor que fez um cluster com 8 PS3 rodando linux, claro: http://www.tecnomodo.com/2007/03/cluster-de-8-sony-ps3-com-linux-super.html Encontrei tambem um artigo do clube do hardware explicando como funciona um cluster: [i:479a5aaf7c]Os clusters paralelos têm uma importante participação na indústria cinematográfica para renderização de gráficos de altíssima qualidade e animações, relembrando que o Titanic foi renderizado dentro desta plataforma nos laboratórios da Digital Domain. Os clusters Beowulf são usados na ciência, engenharia e finanças para atuarem em projetos de desdobramento de proteínas, dinâmica de fluídos, redes neurais, analise genética, estatística, economia, astrofísica dentre outras. Pesquisadores, organizações e empresas estão utilizando os clusters porque necessitam de incrementar sua escalabilidade, gerenciamento de recursos, disponibilidade ou processamento a nível supercomputacional a um preço disponível. [/i:479a5aaf7c] O artigo completo está nesse endereço: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/153 Desisto dessa discursao e vo continuar renderizando no meu 486 dx2 com 4mb de ram...kkkkk...brincadeira! abraços
Bom, acreditando ou não, não é verdade. Senão nao existiria maquinas de 128 processadores q custam US$ 5.000.000,00. Seria muito mais comodo 128 maquinas de US$3.000,00, ou até de Maquinas de US 10.000,00 tudo isso seria mais barato do que uma maquina com 128 processadores. Processamento paralelo é uma caracteristica da aplicação, pode ter um cluster como prequisito, mas é uma caracteristica da aplicação. Cluster com 8 PS3 é facil, pq é facil rodar linux em um PS3, agora eu pergunto, ele jogou algum jogo no ps3 usando o processamento dos 8 consoles? Eu posso fazer um cluster com 8 celulares A1200 da Motorola. Agora posso fazer as mesma ligação usando os oito celulares? Não existe supercabos ligando computadores, sondas alienigenas e nada do genero. Sério, parem de postar artigos soltos, sem detalhes do q acontece, isso so vai alimentar falsas esperanças em vocês. Ou querer provar que eu esteja errado. Trabalho com clusteres a anos, e é sempre complicado de dizer na informatica que é impossivel, nada é impossivel, sempre surge uma hora um tecnologia para quebrar um paradigma. Só que dentro do que temos hoje, na nossa realidade comercial, não é possivel por enquanto tal solução. Mas agora se alguem querer postar um artigo que existe um grupo de cientistas na Cibéria que já conseguiu fazer isso, perda de tempo, certamente o recurso vai levar mais alguns anos para chegar no mercado, não usa nenhum sistema operacional convencional e tão pouco rode uma aplicação convencional. Então, respondendo ao tópico do amigo... Não, não existe como fazer o que você quer, não por enquanto.
pois é , um exemplo de caracteristica do software na aplicação de um "cluster" é o Distributed Render do Vray ou Mental ray por exemplo, que divide o processo de render entre duas ou mais máquinas pra acelerar o render, creio que isso sirva de exemplo, se não, dai desisto, haha, mas valeu ae hijack pelos esclarecimentos ; )
www.greenlamp3d.com
hijack malucow na minha opinião vcs 2 estão certos! so estão falando de coisas diferentes. malucow: "Distributed Render do Vray ou Mental ray..." - Divide o processamento de uma GRANDE tarefa em varias TAREFINHAS entre várias máquinas. Mas cada máquina trabalha no seu RITMO... sendo assim... cada máquina irá executar uma TAREFINHA individualmente por vez... não quer dizer q TODAS as maquinas irão se juntar e processar TUDO como se fosse uma só GRANDE TAREFA em uma SUPERMAQUINA. obs.: a grande prova disso he vc colocar para renderizar em "distribut bucket render" uma workstation Opteron 280 e um PC Celeron juntos! no final vc vai guardar o tempo de render.... depois vc desabilita o "distribut bucket render" .... coloca a mesma cena na workstation Opteron 280 e manda renderizar sem o Celeron... dai vc irá perceber q o seu tempo de render irá cair! isso mesmo! irá cair! sabe pq?... pq o celeron possuem um poder de processamento MUITO menor q uma workstation Opteron 280 para executar uma tarefa qualquer... sendo assim se vc colocar um Celeron para renderizar em modo distribut render com uma workstation Opteron 280 vc irá AUMENTAR o tempo do seu render! isso he uma prova q não ocorre SOMA de PODER de processamento... e sim DIVIsão de TAREFAS GRANDES em tarefas pequenas e por fim uma geração de uma img comum onde cada bucket, partes da img, em modo distibut bucket render foi dividido no momento do processamento do calculo.
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138142

Últimos membros registrados: Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex.

Usuário(s) on-line na última hora: 1486, sendo 6 membro(s) e 1480 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lopez31Yasir, KESLEY1SANTOS, Geraldo Nunes, DiogodaRosa, Howard6Immanuel, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.