Arthur,
Olha, vou insistir no meu ponto da memória... 8GB não vão fazer muita diferença, exceto em aplicações muito específicas. Esse lag que vc reclama, posso estar errado, mas duvido que seja por conta da memória. Muito ptovavelmente o gargalo está no seu HD, por isso, minha sugestão é de vc embarcar num (adooooro esse nome ;) ) winchester
Western Digital Raptor WD1500ADFDRTL 150GB 10,000 RPM 16MB Cache Serial ATA150 Hard Drive que deve custar uns 250 USD e te permitirá um desempenho muito legal pra acesso. Vc pode trabalhar com outro HD pra dados e esse pra sistema/swap/programas.
Ainda, realmente não acho que vale a pena vc embarcar numa solução SLI. Ponha uma 8800 GTX (que acredito que fique mais rápido nas aplicações normais do que duas 8600GTS em SLI) e o custo é quase o mesmo de 2x 8600 GTS.
Outra coisa muito importante: não sei qto tempo vc fica na gringolandia, mas a Intel anunciou uma linha nova de processadores e com isso a atual “veiarada” vai cair de preço
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=8054 violentamente, o que merece uma espera... Além disso, comprar processadores TOP nem sempre é um bom negócio, pois o aumento de preços não é diretamente proporcional ao ganho que vc terá em performance.
Espero ter ajudado
[]s
Tuba3d