Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Helio Lima   Taubaté - SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Rafaelbn   Recife - PE
RafaGama   São Paulo
Binari   Vitória - ES - ES

memoria virtual ?

Por: Abilio  

Em: 04/09/2007 11:31

fala eu vi num site que é possivel usar dois ou mais HDs(em serie) com uma configuração especial para acelerar a memoria virtual(aquela que é usada quando a RAM esta lotada ) para niveis incriveis de velocidade proximo da velocidade da memoria RAM.E é interessante usar este tipo de memoria virtual por causa do baixo preço dos HDs em relação as memorias RAM . parece que é assim : de vez usar 1 HD para a memoria virtual , tem que usar 4 por exemplo , e a configuração especial divide a memoria virtual em varios HDs sendo lidos e gravados ao mesmo tempo ,multiplicando a velocidade de gravação e leitura . ou seja ,tendo mais cabeças de gravação e leitura ( uma para cada HD) a velocidade de troca de memoria acelera , certo ? Alguem sabe melhor sobre isto ? Pode me ensinar a fazer este tipo de configuração ? obrigado
_Oi Abílio. _Arranjar dados em vários HDs, chama-se RAID (Redundant Array of Independent Disks - Arranjo Redundante de Discos Independentes) _Existem vários níveis de RAID e este que viste, é o RAID-0 o mais rápido, porém menos seguro. _Existem muitos, mas os mais comuns são: 0, 0+1, 5 e 10. _Sempre que a situação permite, monto os volumes (C:, E:, etc...) das minhas estações em RAID. _Sim, o processo de gerenciamento, melhora muito e a velocidade do conjunto aumenta se o RAID é de velocidade, como o RAID-0, 0+1 ou 10. _No caso do RAID-0, por exemplo, quantos forem os discos montados, tanto será multiplicada a velocidade dos volumes. Assim: 1 disco 50mb/s, 2 discos 100mb/s, 3 discos 150mb/s, 4 discos 200mb/s, 5 discos 250mb/s, etc... até o limite da controladora de HDs. _Essa velocidade tem um limite e se ferece a taxa de tráfeco de dados em modo Burst (rajada), que ocorre internamente no HD. É a taxa de dados trafegada no buffer do disco e não a sustentada que se percebe na leitura e gravação de dados. _Mas mesmo assim, a velocidade sustentada aumenta bastante. Por exemplo, um HD SATA de 8mb de buffer, como o singelo Samsung Hd080hj, NCQ, etc... passa dos 60MB/s quando sozinho, para próximo de 90Mb/s quando montado em um volume RAID-0, associado a outro HD igual. Se esse arranjo for aumentado para 4Hds por exemplo, num volume de 320GB (4x80), e nesse volume criarmos as partições, C: (sistema), E: (paginação) e F: (Dados) por exemplo, teremos uma independência de cada parte e um conjunto muito ágil. _Essa é uma das formas, mas não é a mais segura.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
"Adriano Leal" disse: _Oi Abílio. _Arranjar dados em vários HDs, chama-se RAID (Redundant Array of Independent Disks - Arranjo Redundante de Discos Independentes) _Existem vários níveis de RAID e este que viste, é o RAID-0 o mais rápido, porém menos seguro. _Existem muitos, mas os mais comuns são: 0, 0+1, 5 e 10. _Sempre que a situação permite, monto os volumes (C:, E:, etc...) das minhas estações em RAID. _Sim, o processo de gerenciamento, melhora muito e a velocidade do conjunto aumenta se o RAID é de velocidade, como o RAID-0, 0+1 ou 10. _No caso do RAID-0, por exemplo, quantos forem os discos montados, tanto será multiplicada a velocidade dos volumes. Assim: 1 disco 50mb/s, 2 discos 100mb/s, 3 discos 150mb/s, 4 discos 200mb/s, 5 discos 250mb/s, etc... até o limite da controladora de HDs. _Essa velocidade tem um limite e se ferece a taxa de tráfeco de dados em modo Burst (rajada), que ocorre internamente no HD. É a taxa de dados trafegada no buffer do disco e não a sustentada que se percebe na leitura e gravação de dados. _Mas mesmo assim, a velocidade sustentada aumenta bastante. Por exemplo, um HD SATA de 8mb de buffer, como o singelo Samsung Hd080hj, NCQ, etc... passa dos 60MB/s quando sozinho, para próximo de 90Mb/s quando montado em um volume RAID-0, associado a outro HD igual. Se esse arranjo for aumentado para 4Hds por exemplo, num volume de 320GB (4x80), e nesse volume criarmos as partições, C: (sistema), E: (paginação) e F: (Dados) por exemplo, teremos uma independência de cada parte e um conjunto muito ágil. _Essa é uma das formas, mas não é a mais segura.
voce acha util usar esta configuração de HDs para auxiliar a RAM , tendo em conta que o preço do HD é bem menor que a da RAM ? o que eu posso esperar deste uso de varios HDs ? poderia eu usa-los como se fossem memoria RAM ? o preço é mais em conta ? obrigado
mais uma duvida por exemplo : se eu usar este esquema de varios HDs no Zbrush que usa muito memoria virtual , eu terei um resultado significativo nas viewport do programa ? isto é , vai parar de tremer a viewport quando eu rotacionar o objeto ? obrigado
Cara, isso é tão complicado que não compensa o custo para essa operação especifica. Por exemplo, o Sata 6.0 suporta 6.0 Gbit/s. E uma memória DD2 800 suporta 6.4 GB/s.... entendeu, Memória 6.4 GigaBytes, ou seja, 51,2 Gbit/s. Alem do que, essa velocidade é para Sata 6.0, sendo que as placas-mães hoje em dia, ainda são Sata 3.0, ou seja, 3.0 Gbit/s de transferencia. Além do gargalo da controladora, ainda temos o gargalo do HD, que é ainda mais lento, mesmo que façamos uma array gigantesco de Raid 0, ele não vai chegar nem perto da velocidade de uma RAM. Essa solução é ótima para servidores de arquivos, para abrir os programas rapidamente, é obvio que da uma pequena melhoria na velocidade de swap, mas nada que substitua a RAM, que alem de mais barata é mais rápida. Eu diria que usar essa solução para Swap é só para casos tão, mas tão especificos, que nem cabe a nossa realidade, como por exemplo, servidores que realmente usam SWAP, digamos que na escala de TB. Mas para esse seu caso, você terá que usar RAM, RAID 0 é ótimo, da um bom ganho na velocidade de acesso a disco, mas no momento que seu PC começar a usar o SWAP, não tenha Array de discos que chegue perto da velocidade de uma RAM, e você vai sentir o aperto.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138142

Últimos membros registrados: Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex.

Usuário(s) on-line na última hora: 1487, sendo 8 membro(s) e 1479 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lopez31Yasir, Duda, KESLEY1SANTOS, Geraldo Nunes, DiogodaRosa, Gabriel.C, Howard6Immanuel, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.