XEON QUAD CORE 3085 ou CORE 2 QUAD Q6600

Por: anonymumm  

Em: 24/02/2008 20:54

Viva, Quero montar uma workstation para trabalhar com 3 D MAX ( RAY TRACE ) Estou a hesitar entre o XEON QUAD CORE 3085 ou o CORE 2 QUAD Q6600. Sendo os dois Socket LGA 775 qual sera a melhor CPU e a M board para começar a montar esta maquina ? Qual pode tolerar um overclocking digamos de 30% ? Um amigo que ja faz computação grafica ha bue diz que não e possivel montar um PC com um unico XEON :? Eles só trabalham en DUO :-P Sera verdade ? Preciso da vossa ajuda.. Obrigada :00:
Vc pode montar um xeon sim, porém vai ter que existem placas p/ xeon com um processador só, poprém a possibilidade de overclock, não depende do processador e sim da placa. O socket dos xeon novos não é 775 e sim 771. SDS
LG
Como o LGRC disse, os sockets novos são 771 e não 775! Os de Socket 771 são melhores, porém reservados aos servidores! Portanto as placas mães (duvido que exista suporte para um único processador XEON) oferecem suporte a 2 ou 4 processadores. O Que é ótimo por um lado ja que os XEON alguns não são tão caros e podem se comparar a um Quad Core Q6600 (custam o mesmo preço que o Q6600 ou até menos. O problema é que terá de ser comprado 2 processadores no mínimo, e isso jka começa a ficar inviável)! Porém o problema dessas placas mães é que elas não oferecem Slots PCI-E 16 sempre! É bem dificil achar uma assim! Ja os sockets 775 são mais antigos e não sei se podem oferecer um desempenho tão bom quanto um Q6600 com excessão do Intel Xeon X3230, que está no preço do Q6700 e a meu ver é a mesma coisa que o mesmo sem botar nem tirar! Quanto a questão do XEON eu não sei se as placas mães pra ele oferecem opções de overclock, ja que alguns trabalham em uma temperatura consideravelmente alta e são destinados exclusivamente para Workstations e servidores! Eu ja pensei em invesstir em um XEON, porém as placas mãe existentes no mercado não acompanham a evolução dos processadores e algumas ainda estão oferecendo suporte DDR2 667Mhz! HOje ja temos suporte a DDR3 1800Mhz pra você ter uma idéia! Porém os processadores ainda não chegaram a essa velocidade (no seu estado normal sem fazer overclock) e estão na casa dos 1333Mhz.
Não são sockets novos, são os sockets para xeon, e existe sim para um único processador sim, e vc ainda pode comprar uma placa para dois e usar somente um, quanto a memória os cpu com estas placas usan memória ECC, e memória ECC só existe com frequencia até 667mhz, por isso estas placas tem 8 slots para memória e suportam até 64gb de memária ram, e ao contrario do que o nosso colega acima comentou, elas tem slots PCI-E 16, na minha que eu tenho aqui tem dois... E se vc precisar mais informação entre nos sites dos fabricantes... www.tyan.com www.asus.com www.intel.com SDS
LG
_Oi Pessoal. _Vou contribuir ao tópico. _Existem 3 tipos de processador XEON, os Single (série 3xxx), os DP (série 5xxx, para mobos Dual socket) e os MP (série 7xxx, para mobos quad e octa socket). _Respondendo às suas perguntas anonymumm: 1: É possível montar uma Estação Gráfica com apenas um Xeon. Mas resta saber se queres um single ou dual. 2: Mobo ideal, só com o complemente da resposta acima. :/ 3: Overclock apenas com o Q6600. Nele vc conseguirá facilmente 45% de over sem grandes esforços.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Obrigado pela vossa ajuda. Vou optar pelo Q6600. Qual sera entao a M Board mais adequada para fazer OVERCLOCKING com este CPU ? Sera que o sistema operativo tem influencia nos tempos de Rendering do Max ? Devo eu instalar XP 32 ou pelo contrario XP 64 BIT ?? Ate ja
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
E ae galera! Adriano Leal voce diz acima que com o Q6600 consegue facilmente 45% de over nele, mas o meu esta chegando a 80º com o cooler box dele padrao quando renderizo ou seja chegando aos 100% de uso... para um overclock e necessario a troca de um cooler. correto?
Jefferson Santana
_Para um over assim (45%), em condições de uso em 100% de ocupação da cpu e em que o ambiente não tenha refrigeração forçada (ar condicionado), sim. Recomendo fortemente a troca do cooler, para um modelo mais competente em conveção que o modelo box.
"anonymumm" disse: Obrigado pela vossa ajuda. Vou optar pelo Q6600. Qual sera entao a M Board mais adequada para fazer OVERCLOCKING com este CPU ? Sera que o sistema operativo tem influencia nos tempos de Rendering do Max ? Devo eu instalar XP 32 ou pelo contrario XP 64 BIT ?? Ate ja
_Ola o pá, só agora percebi que estais na terrinha! _Seja bem vindo! _Sim, o sistema operativo (OS) influencia alguma coisa no tempo do render, recomendo o XP 64bits, não apenas por esse motivo,mas também pelo fato de que o gerenciamento de memeória ram é melhor e com um limite muito maior (128GB) que o 32bits de 4GB. _Uma placa mãe que oferece excelente relação de custo benefício e que te oferecerá ótimas possibilidades de Over, é da GigabYte, a GA-P35-DS3.
Adriano! Indica um cooler legal para o Q6600! :-)
Jefferson Santana

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1351, sendo nenhum membro e 1351 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.