Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao Neto CG   Recife PE - PE
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
new   Belo Horizonte - MG
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Diego   Ipatinga MG - MG
THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
melon3d   Porto Alegre

Gerenciar sistemas operacionais

Por: tirmey  

Em: 30/05/2008 12:48

Pessoal, resolvi migrar para um sistema de 64 bits para trabalhos 3d, principalmente pela necessidade de mais ram... para tal, pretendo instalar o win XP64... porém, pretendo manter o XP32 para rodar aplicativos que não são compatíveis com S.O de 64 bits. Possuo dois HD´s, e gostaria de saber qual a melhor forma para instalar os S.O´s: Os dois no mesmo HD (particionado), ou um em cada HD, ou alguma outra forma. E outra: qual o melhor programa para gerenciar os sistemas, e me permitir a escolha na hora do boot? agradeço desde já as dicas! Abraços...
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi, tirmey. Eu uso o xp 32 e o 64, exatamente por causa do que vc disse. Não tenho programa específico que gerencie os sistemas. Acho que não precisa para escolher qual usar na hora do boot. Aqui em casa é assim, escolho normalmente entre os dois na tela preta depois da apresentação de informação da BIOS, placa mãe, etc. E, dentro de qualquer um dos dois SO (32 ou 64) posso escolher qual dos sistemas operacionais ficará listado em primeiro nesta lista (lista de 2 opções) - a primeira opção já vem selecionada, e fica 30 segundos assim, se vc não der enter ele inicia nesta primeira opção. O meu estava com o 64 em primeiro, aí eu passei para 32, acho que em Propriedades de Meu Computador. Abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Valeu dudamel! Posso instalar os dois em qualquer HD então que eles vão ser reconhecidos? Nesse caso, como tenho um de 160 e vou adquirir um de 250 MB, acho que vou particionar o menor, e deixar 40 GB para os dois sistemas operacionais, daí eu fico com o resto do primeiro HD (120 GB) para programas e trabalhos, e o outro de 250 gigas para documentos, jogos, texturas, etc, etc.... abraço e obrigado pela dica!
Oi, tirmey. Como tenho apenas um HD, particionei-o em duas unidades, cada uma com um windows. No caso do xp64, deixei apenas 40gb Quanto a instalar cada um em um HD diferente, não sei. abrç

É eu pretendo manter os dois sistemas no mesmo HD, mas em partições diferentes também. 40 GB só para o 64bits não é muito não?
acabei vendo que sim. Eu ia colocar 30. Mas agora, eu uso o espaço para instalar alguns programas 64 que surgirem. O max 2008 64 já está nessa unidade.

Pra se instalar os sistemas operacionais, o ideal é que sejam feitos em HDs diferentes (fisicamente falando). É indicado, porém não quer dizer que não se possa ser instalado no mesmo HD. Logicamente deve-se instalar em partições diferentes. O ideal que eu considero para o XP 32bits, é ter um C: dele (partição inicializável), com + - 80 a 100Gb. Levando em consideração que nesse espaço estarão todos os programas instalados e arquivos temporários baixados da net (musicas, videos, programas...). Para o vista eu recomendaria um pouco mais de espaço (até 150Gb) pelo mesmo motivo do XP32, mas principalmente pq o SO e muito mais pesado que o seu antecessor. E por fim uma partição ou HD em separado para ter todo seu backup seguro contra qq problema que venha ocorrer nos sistemas operacionais. É assim que eu faço aqui em casa, pois não preciso me preocupar sempre com os Backups. Após a instalação dos dois sistemas, antes da inicialização do PC, geralmente o PC pergunta qual sistema vc deseja iniciar. Ele fica de 20 a 30 segundos em uma seleção pré definida pelo usuário (como o Dudamel falou). Se nada for selecionado ele opta pela primeira opção que aparece na tela.
Beleza Joha, valeu pelas dicas! Mas eu gostaria de saber se há alguma vantagem em termos de performance em manter os sitemas em unidades físicas diferentes.... caso contrário ficaria melhor manter os sistemas em uma mesma unidade física, mantendo o HD maior exclusivamente para meus documentos. Amanhã vou comprar o HD de 250 e mais 4 GB de RAM :) abraços!
Não conheço nenhuma vantagem quanto a questão de desempenho superior em nenhum dos dois casos seja em partições no mesmo HD ou em HDs diferentes! O que é bom fazer sempre mesmo, é deixar pouco espaço nessas partições que vamos instalar os programas e os sistemas! Pq? Pq quanto menor o setor de busca no disco, mais ágil e mais rápido ele pode ser (não estou dizendo que vc verá uma diferença exorbitante de cair o queioxo), mas o sistema é melhor, pois a fragmentação do disco é mais lenta, vc não enche ele de musicas e fotos e videos nessas partições, deixa tudo na partição de backup o que ajuda tb a não sobrecarregar o sistema! Mas para deixar o sistema sempre rápido o interessante é sempre ter instalado um programa que limpa o registro do Windows e os conhecidos anty spy e antivirus, pra manter o sistema o mais redondo possível! Isso sim da uma diferença notável de desempenho!
Pessoal, obrigado pelas dicas! Istalei o XP 64 bits, e o Max 2008. Meus 6 GB de ram foram reconhecidos e estão fazendo uma grande diferença! Inclusive, tive um ganho de performance de 24% naquele benchmark da cena com esferas! Na menor resolução, o tempo de render em 320x240 era 17s, agora eu renderizo em 13 s... quando fizer o teste completo posto os resultados no tópico do benchmark. abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1428, sendo 1 membro(s) e 1427 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luis Antonio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.