Boa noite Itaner.
Primeiramente temos que abordar uma questão que muitos gostam de discutir. Qual processador é melhor? AMD ou Intel? Acredito que até o presente momento (me referindo a era dos Duo e dos Quad) A Intel esteja esbanjando uma certa diferença para a AMD, que não tem um desempenho tão bom quanto! Portanto eu aconselharia você pegar um Intel.
Quanto a questão da placa mãe, se for realmente trocar de marca de processador, obrigatoriamente, muda-se o modelo da mesma! A marca ASUS é muito boa, e a GIGABYTE tb! Eu (opinião minha) daria preferência as novas placas da Gigabyte, com Chipset P35 ou o X38. São modelos mais novos, econômicos, e com muitos recursos!
Quanto aos dois pentes de memória, não tenho o que mudar! Estão de bom tamanho!
HD, varia conforme a necessidade de armazenamento né!
Quanto a fonte, eu te desaconselho a pegar uma dessa marca! Ela não tem um bom currículo. Opte por uma fonte de marca mais bem conceituada (Seventeam, Thermaltake, OCZ, Zalmann) e pode ser de potência inferior até! 550W ja está bom demais!
A placa de video, eu não sei o quanto está custando aqui no Brasil, mas opte por uma placa de video profissional. Uma da linha Quadro FX (570, ou 1700) ja vai dar um folego muito maior nas visualizações das viewports!
Levando em consideração essas configurações dadas (Intel Q9300, MB Gigabyte GA-EP35C-DS3R), acredito que você vai se aproximar desse seu 1º Orçamento. Talvez um pouco menos até!