Bom, nao sei qnto ta custando hj, mas nao acho q chegue a 4 paus um pc nao, eu gastei menos qndo montei, vc precisa ir na santa ifigenia e procurar box por box, e comparar e cutucar o vendedor, dizendo q o cara do lado tem mais barato, mostrar seu "papelzinho" com os preços q ta conseguindo, peça por peça... nao precisa ser uma placa mae extreme, mega, power, super, ultra... tenho uma p5n, suporta o quad, pci express, quatro slots de memoria, eh o q precisa... (as mega ultra traz wireless, essas coisas, ja onboard) comprei memorias da corsair, q tem qualidade melhor e garantia de fabrica, pro resto da vida hehe... mas pode comprar kingston q tb sao boas (8oo mhz), placa de video eu comprei uma 8800gts de 640mb, isso prq consegui um preço bom no ML, se tiver grana recomendo partir ja pra serie 9000 q eh mto mto mais rapida ...se nao, compra um 8500gt, q uso no trampo, e eh razoavel...
eh mto importante comprar uma fonte boa tb, e com voltagem alta (real) de 650 ateh 1000w... eu comprei uma master cooler de 650... mais acessivel o preço e mto boa... a top eh a zip... necessario pra quem usa sli (duas placas de video)scanner, impressora, tablet, ipod, camera...enfim uma porrada de coisa, com hub de usb e tals, dai pra esses precisa fonte mto forte...
espero ter ajudado... posso dizer q eh importante procurar no ml, pesquisar novas tecnologias (pra ver a relacao custo\beneficio), e comprar peça por peça, prq dai se compra cada peça onde tive mais barato (se souber montar)
fora o q foi dito sobre memoria e sistema 64...
vlw