Tá certo, não estava por dentro de tuas necessidades, é que a máquina pra render vou usar minha atual, o problema dela é que a placa-mãe não é PCI-X 16x, e sim 4x. A vga é uma 6800gt, já está ficando ultrapassada, esses dias trabalhei numa 8500gt que deu pau nessa minha, foi o basta, hehe. Como também vou investir num notebook agora esse upgrade deve ser o mais barato e funcional possível, para manipulação do 3d esse am2 X2 funciona muito bem.
Dá uma procurada no Mercado Livre, encontrarás mais de 10 ofertas desta 8800gts 320mb/320bits, sendo todas na faixa dos 500. Já li um review comparando a de 320mb com a de 640mb em jogos e o ganho médio da de 640mb não chega a 5%, mesmo em cenas mais pesadas, e estão custando quase o dobro do preço.
Outra opção é transformar uma 2600xt em firegl V5600. É uma questão de sorte também, tem pessoas que relatam bugs com as radeons modificadas, outros amam. De qualquer maneira pode ser encontrada na faixa dos 300 reais ou menos no ML. Modificadas possuem desempenho semelhante a 8800gts transformadas em FX4600 no 3dsmax, pelo menos de acordo com esse chart no tom´s hardware:
http://www.tomshardware.co.uk/charts/workstation-graphics-cards-charts/specapc-solidworks-2007-graphics,124.html?p=1214%2C309
Estou comprando um laptop com uma 2600xt mobile, com esperança de transformá-la nessa firegl, se der errado o desempenho dela ainda é superior ao de uma 8600gt mobile. Já trabalhei uns meses com uma radeon x300 que funcionava bem direito, espero não me decepcionar com a ati dessa vez.
Tutorial: Como fazer overclock no cérebro