Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
dami   João Pessoa pb - AC
jeff   ARAPONGAS - PR
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
Beckman3D   São Luis

Portfólios Ver Mais

carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
Maycondss   Parauapebas - AC
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

3ds max multithread... verdade ou mentira?

Por: Danilo Carlos  

Em: 26/10/2008 19:35

Boa tarde pessoal! Cerca de alguns meses atrás, foi comprado um pc novo aqui em casa. É a primeira vez que tomo contato com tecnologia do tipo 64bits e de 2 processadores, é o Intel Core 2 Duo 2.66Mhz. Um belo processador, 2.66Mhz x 2 = 5.3Mhz. Uma velocidade bem razoável para mexer nos progarmas em 3d. Mas em muitas situações sinto que não estou usando todo esse desempenho do processador. Ao utilizar minhas aplicações que são usuárias intensivas do processador (como o 3ds max) vejo que o processador não passa dos 60% do uso. Me parece claro que se trata de alguma característica do programa que não suporta multi-thread, que não sabe utilizar os dois processadores ao mesmo tempo. Eu queria perguntar para vocês, se existe algum programinha, plug-in, service pack, script ou o que seja que dê ao 3ds max a habilidade de poder utilizar os dois processadores ao mesmo tempo, principalmente em suas tarefas de deslocamento de vértices (modelagem, animação com skin, etc - que sempre precisa de muito processador e em meus testes se mostram "mono-thread")? O que deixa a situação mais estranha é que às vezes eu faço meus testes com o skin, com um mesmo desenho, e ele usa 100% do processador! Porque uma mesma ferramenta pode ser multi-thread em alguns momentos e mono-thread em outros? Será que depende do humor do computador? :00: Será que eu teria feito melhor negócio se de repente tivesse comprado um processador single de desempenho semelhante - como um Athlon 6000+ ? Abração!
_Olá Danilo. _Seu computador está normal, não há nada de errado com ele. _O 3DSMax está operando normalmente, é assim mesmo. _Ele só usará plenamente os processadores, quando for realmente necessário. _Quando percebes que ele está usando 60% da carga, é sinal de que não há tantos calculos assim para serem efetuados e basta 60% para que o processo seja concluido. _Aviso a todos que leem este post: _Não confumdam, % de uso da cpu com velocidade de operação, o tempo que leva para efetuar o calculo, nada tem haver com a % de uso da CPU. _Entendam que em uma CPU há vários tipos de calculos possíveis de serem calculados, basicamente e groseiramente separados em dois tipos, os de Ponto Flutuante (também abreviado por FPU, do inglês Float Point Unit) e os de Operações com Inteiros (também abreviado por ALU, do inglês Arithmetic Logic Unit). _Quando um determinado calculo exige única e exclusivamente operações do tipo FPU a parte ALU fica praticamente inerte e vice-versa, pois são distintas e não podem substituir umas as outras. Por isso em determinados rendere e renderes o processador, fica hora ocilando entre uma e outra, hora estável e permanentemente em 100%, mantendo as duas em plena carga. _Portanto Danilo, não se preocupe, é e está 100% normal o teu equipamento. E sim o Max é Multithread e está correta sua operação dessa forma que vc vê aí.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Legal sua explicação técnica sobre o processador. Mas mesmo assim gostaria mais de saber qual relação que essa minha situação tem com o fato de o processador ser Duo. No meu computador onde o processador é single, essas mesmas operações que usam pouco mais de 50% no duo usam 100% no single. E não é porque o processador duo é mais potente não... É a mesma coisa que você fosse renderizar uma cena e vê seu processador sendo usado apenas a 60% (no caso, sempre um pouco acima de 50%, não sei porque). Afinal de contas, a renderização não é a única atividade que usa o processador intensivamente e são nessas outras atividades que gostaria de ver meu processador sendo utilizado ao máximo. Mais especificamente, naquelas atividades em que há o deslocamento de vértices, como em animações em que envolvam animações com um modificador skin ou bend. Esse tipo de atividade sempre mandam meus fps pro saco e ainda sim só usam pouco mais da metade do meu processador. Quer dizer que nessas situações não é realmente necessário usar todo o processador? Tarefas pesadas para o 3ds max é o que não falta aqui, e na maioria deles o computador pensa "que não é realmente necessário o uso total do processador". Por favor, desculpe se soar algo grosseiro essas resposta, principalmente depois de um profissional do seu calibre achar um tempinho para responder a uma pergunta de alguém que não sabe nada de hardware. Mas é estas questões ainda ñ ficaram mto claras para mim! Além disso, não duvido que na documentação eles falam que o max é multi-thread, quando derrepente eles falam isso só pq o render (do Mental Ray) é uma das únicas tarefas dentro do 3ds max que realmente é multi-thread. Na vedade, no meu uso diário, o render é a única terefa dentro do 3ds max que confiavelmente usa 100% do processador duo. Minha precupação não é se há algum problema com o meu equipamento. Mas de repente, por alguma característica técnica, a escolha de um processador duo não teria sido a melhor escolha... Eu sei que para render o duo sempre se mostrou melhor. Mas e para animação de personagens e modelagem, que também são tarefas intensas em uso de processador?
Acho que não tem jeito... Dando uma pesquisada melhor, vi que os últimos e mais rápidos processadores são todos de processador múltiplos. Então, não valeria a pena esperar novos desenvolvimentos de processadores single... Apesar das muitas aplicações atualmente que só sabem trabalhar com um processador por vez. Mas então é isso Adriano Leal? Por acaso o 3ds max usa o processador dual, quad, hexa, que for quando ele achar realmente necessário? Ele é tão competente assim em usar vários processadores ao mesmo tempo ou há uma série de ferramentas que não são multi-thread? E quanto ao Maya e ao XSI? Eles são mais ou menos competentes em uso de processadores múltiplos? Dependendo da resposta, podem ser tomadas decisões em relação da escolha do programa e do processador (single, duo, quad, hexa), decisões que podem envolver alguns milhares de dólares de diferença e uma grande sensação de desperdício de dinheiro..., imagina você investir em um processador hexa e uma placa-mãe equivalente e de repente descobrir que você usa muito uma tarefa do programa que não é multi-thread?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710669.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1458, sendo 14 membro(s) e 1444 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: weberton santos, Augusto Peixoto, Renatto, rebeca_demoura, TadeuB79, Ricardo Paranhos, gago, Joao Barreto, Eber.Silva, AlexTerra, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.